Por Edson Rodrigues
Ao escolher o ex-presidente da Câmara Municipal de Palmas, Carlos Braga para ser o seu secretário de Governo – e porta voz –,a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro trouxe para o seu lado um dos maiores articuladores políticos da Capital.
Braga esteve, nos dois últimos dias, na Câmara Municipal, dialogando com os vereadores a importância da aprovação de projetos de interesse público, enviados pelo Executivo, principalmente o que trata do Refis.
Foram muitas conversas, ajustes, discussões e consensos com o presidente da Casa de Leis, Marilon Barbosa, que acabou por colocar em votação, em sessão extraordinária, o projeto do Refis, aprovado por unanimidade por seus pares.
A atitude de Marilon mostra que a Câmara Municipal de Palmas chegou a um nível de amadurecimento que coloca os interesses da coletividade acima dos interesses pessoais.
OPOSIÇÃO
Como dizia Golbery do Couto e Silva, “triste do governo que não tem uma oposição forte, competente e responsável”. Pois foi isso o que se viu com a demonstração de respeito e equilíbrio democrático, por parte da Câmara, ao colocar os interesses públicos em pauta e, junto com o Executivo, colocar em andamento projetos que só beneficiam à população.
Que não se enganem pensando que não há, mais, oposição ao governo de Cinthia Ribeiro na Câmara Municipal de Palmas. Ela existe, é forte e consistente. Mas, mostrou que está amadurecida, politicamente, à altura do povo que a elegeu.
A aprovação dos projetos merece aplausos de todos, mas não deve servir de “cortina de fumaça” para o exercício de uma oposição presente, forte e consciente.
É assim que funciona uma democracia. É assim que deve ser o relacionamento entre os Poderes!