Por: Edson Rodrigues
O governador Marcelo Miranda oficializou, nesta última quinta-feira, o primeiro ajuste em sua equipe de governo, trazendo para mais perto de si pessoas de sua inteira confiança, pessoas que a imprensa acompanha há muito tempo. Marcelo, com seu jeito simples de ser, realizou uma cerimônia sem pompa, restrita somente aos integrantes do governo, no próprio Palácio Araguaia, mas deixou um recado direto: haverá mais mudança.
A outra leva de mudanças será anunciada nas próximas semanas, com novos nomes, diferente da que foi oficializada hoje, haja vista que além de mudança de secretários será implantado um novo ritmo de atuação do governo, podendo haver extinção de órgãos, fusões e mais demissões, além de extinção de cargos em comissão e direção.
O secretário da Fazenda do Tocantins, Paulo Antenor de Oliveira, encontra-se em Brasília, reunido com os demais secretários de Fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal, com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, onde estarão construindo uma minuta de intenções, que será entregue a um grupo de governadores representantes de todas as regiões do país, que a levarão ao presidente da República, talvez nesta sexta, com um texto em que os estados se comprometem a enxugar os custos de uma forma planejada, calculada e controlada pelo ministério da Fazenda.
O Tocantins, antecipadamente, já o fez, faltando apenas um ajuste que deve ocorrer ainda este mês.
MARCELO EM BRASÍLIA
O governador Marcelo Miranda retornará nesta sexta-feira à Brasília para se reunir com técnicos do Estado e do ministério da Fazenda, e do Planejamento, além de outros governadores, para mais reuniões, discussões e decisões.
GOL DE PLACA
A escolha do popular Cenourão foi bem vista e é um “gol de placa” de Marcelo Miranda. Elmar Batista Borges, o Cenourão, é um homem sem vaidade, simples, habilidoso no trato interpessoal e conhece toda a classe política do Estado. Tem um ótimo relacionamento com todos os membros do governo, com os deputados estaduais, federais, prefeitos, vereadores, líderes políticos e com os dirigentes dos demais poderes. Sem dúvida, uma das melhores escolhas do governador.
Outro nome, também bem visto, é o de Cesarino Augusto César Pereira Sobrinho, que tem bom trânsito com as lideranças políticas que fazem parte da base de sustentação política do governo do Estado na Assembleia e no interior, e acompanha o governador Marcelo Miranda desde quando este foi deputado estadual.
Rogério Silva vai para a chefia de Gabinete, e tem o perfil executivo, que acompanha Marcelo Miranda em suas viagens a Brasília, ao Brasil e, ao exterior. Rogério Silva respondia pela secretaria de Comunicação, onde assume interinamente Kênia Borges, antes subsecretaria. Muito querida por todos os dirigentes de veículos de comunicação, Kênia é uma pessoa muito simpática, agradável que atende a todos com muita simpatia e que pode se tornar definitiva, com seu jeitinho de conquistar a todos que a conhecem.