Por determinação expressa do governador Mauro Carlesse, o secretário de Infraestrutura Renato Assunção está começando a acionar todos os mecanismos necessários para que o início da construção da nova ponte sobre o Rio Tocantins, em Porto Nacional, ocorra o mais rápido possível
Por Edson Rodrigues
Carlesse trata a obra como um compromisso pessoal e do seu governo e, nesta terça-feira (21), funcionários de uma empresa qualificada e com know how em construção de pontes de grande porte já eram vistos em Porto nacional fazendo a piquetagem e as atividades de mergulho para identificação da melhor localização dos pilares que darão sustentação á nova ponte.
Fontes garantem que a nova ligação entre as margens direita e esquerda do Rio Tocantins terá quatro pistas de rodagem – duas para cada mão – além de espaço protegido por muretas para pedestres e bicicletas nos dois lados.
Por sua vez, o secretário Renato Assunção concentra esforços junto aos departamentos técnico e jurídico da secretaria de Infraestrutura para que o edital de licitação seja publicado com preço fechado, haja vista que os estudos prioritários de localização e edificação dos pilares já estão prontos.
A estratégia adotada pelo governo tem como principal finalidade ganhar tempo e agilizar as obras e garantir que todo o processo transcorra de forma transparente, dentro da legalidade.
Essa atitude do governador Mauro Carlesse em relação à construção da nova ponte fortalece sua fama de homem de muita ação e poucas palavras e vem repercutindo de forma muito positiva no meio político e empresarial do Estado, pois significa o resgate de um anseio da sociedade e enaltece a importância de Porto Nacional e das cidades que compõem a região para a economia do Tocantins.
A liberação parcial da ponte antiga para o trânsito de carros de passeio, ambulância e viaturas das polícias militar, civil e federal mostra, também, que o governo não está insensível às necessidades prioritárias da população e que sua preocupação com a situação é genuína.
INTERDIÇÃO PREVENTIVA
A ponte sobre o rio Tocantins, em Porto Nacional, FOI completamente interditada para veículos no dia 7 de fevereiro em uma decisão tomada por precaução, pois há anos a principal ligação rodoviária entre as margens do Rio vinha deixando os motoristas com medo da travessia. Isso por que a obra, erguida há mais de 40 anos, está em situação precária, e vinha oferecendo riscos aos usuários.
Construída há cerca de 40 anos (março de 1979), ainda pelo governo de Goiás, a ponte de Porto Nacional, na Rodovia TO-255, é um desses casos em que a decisão do Governo visa salvar muitas vidas.
Diante do agravamento da situação, e após recomendação do Ministério Público do Estado (MPE), o governador Mauro Carlesse, com base em análises técnicas, resolveu interditar, temporariamente, a ponte.
Antes disso, governos anteriores e políticos de todas as cores partidárias já usaram a situação precária da ponte como “bandeira” de campanha, mas nada fizeram. Ordens de serviço foram assinadas, promessas de liberação de recursos para a obra anunciadas e depois de quase uma década, esta é a primeira vez que algo de concreto, literalmente, é feito pela construção da nova ponte e a resolução do problema.
Com essa atitude, Carlesse dá mais uma demonstração que é um político diferenciado e, sem alarde, festa ou cerimônia, vem erguendo, tijolo a tijolo tanto a nova ponte sobre o Rio Tocantins em Porto Nacional quanto seu cacife político.
Esperemos, então, por dias melhores!