PRAZO PARA JOVENS DE 16 A 17 ANOS SOLICITAR O TÍTULO DE ELEITOR TERMINA QUARTA, 4

Posted On Segunda, 02 Mai 2022 05:54
Avalie este item
(0 votos)

O Jornal O PARALELO 13 alerta para a importância do voto para decidir os destinos do País e os retardatários a solicitar o título de eleitor.

 

Com Assessoria

 

Jovens de 16 e 17 anos que quiserem exercer o direito facultativo ao voto em 2022 têm até 4 de maio para solicitar à Justiça Eleitoral o título de eleitor. Apenas nos três primeiros meses do ano, 1.144.481 pessoas nessa faixa etária se cadastraram e vão escolher pela primeira vez seus representantes nas urnas.

 

A campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para incentivar o cadastramento  de novos eleitores, realizada nos últimos meses uma campanha para incentivar o cadastramento de novos eleitores contou com a adesão espontânea de personalidades como Anitta, Juliette, Zeca Pagodinho e Whindersson Nunes.

 

Até o astro de Hollywood Leonardo Di Caprio usou o Twitter na última sexta-feira, 29/04, para reforçar a campanha .  "Brasil é o lar da Amazônia e de outros ecossistemas críticos para as mudanças climáticas. O que acontece lá importa para todos nós, e a votação entre os jovens é chave para motivar mudanças por um planeta saudável”, disse.

 

As emissões de novos títulos em 2022 superaram as registradas nas últimas duas eleições gerais, de 2014 e 2018, quando ficaram abaixo de 900 mil por ano.

 

Apenas entre 14 e 18 de março, quando o TSE promoveu a Semana do Jovem Eleitor ― divulgada também pelas celebridades ― mais de 100 mil novos títulos foram emitidos.

 

OS JOVENS TÊEM PAPEL IMPORTANTE NAS ELEIÇÕES

 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6 milhões de brasileiros estão na faixa etária de 16 a 17 anos. Menos de 20% deles optaram por votar ― no Brasil, onde o voto é obrigatório somente a partir dos 18 anos. De acordo com o TSE, pouco mais de 1 milhão de pessoas integram esse eleitorado, o que representa cerca de 0,71% do total de votantes.

 

O número, aparentemente pequeno, pode ser suficiente para retirar ou colocar um candidato no segundo turno e influenciar a formação do Congresso.

 

Apesar da crescente mobilização, um levantamento  com base em dados do TSE mostrou que a quantidade de brasileiros de 16 e 17 anos que solicitaram o título de eleitor caiu 82% em uma década. A explicação para isso é que a população brasileira está envelhecendo e a pirâmide etária se invertendo.