RONALDO DIMAS

Posted On Segunda, 28 Março 2022 07:37
Avalie este item
(0 votos)

O presidente estadual do Podemos, Ronaldo Dimas, ex-prefeito de Araguaína por dois mandatos, elegeu seu sucessor e a maioria absoluta da Câmara Municipal, depois de transformar a Capital do Boi Gordo em uma grande “metrópole”.  Desde que deixou a prefeitura, Dimas é pré-candidato ao governo do Estado.

 

Por Edson Rodrigues

 

Desde então, Dimas tem demonstrado estar preparado para administrar o Tocantins e fazer uma gestão de conceito.  Para isso já percorreu dezenas de municípios, realizando reuniões com as lideranças locais e regionais, discutindo demandas e proposituras.

 

Politicamente, Dimas é o primeiro nome a se colocar como postulante ao governo do Estado, mas isso não significa que seja o nome mais forte ou de maior credibilidade.  Dimas sofre com uma escolha precipitada de companheiros que acabaram o deixando “sozinho na campina”, preferindo se aliar a nomes mais fortes e a grupos políticos de maior “peso”.

 

Ele já esteve ao lado do clã dos Abreu, leia-se Kátia, Irajá e Edson Tabocão, com o ex-prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, mas foi abandonado por todos, mesmo depois de percorrer diversos municípios do Norte do Tocantins, em especial da região do Bico do Papagaio.

 

Hoje, todos os seus ex-aliados estão aninhados no Palácio Araguaia, no grupo de apoio ao seu principal adversário, o governador Wanderlei Barbosa, local para onde correram após o afastamento de Mauro Carlesse da titularidade.

 

Desde então, Dimas tinha ficado a ver navios, mas acabou “resgatado” pelo senador Eduardo Gomes, líder do governo Jair Bolsonaro no Congresso Nacional e campeão no envio de recursos para os 139 municípios e para o governo do Estado do Tocantins, tanto na gestão de Mauro Carlesse quanto na atual, de Wanderlei Barbosa.  O próprio Gomes vinha dando a entender que poderia ser candidato ao governo e virou o “objeto de desejo” da maioria dos prefeitos e lideranças políticas regionais.

 

Deputado Thiago Dima Senador Edardo Gomes, Ronaldo Dimas e o prefeito de Araguaína Wagner Rodrigues 

 

Essa expectativa de Eduardo Gomes candidato ao governo vinha fazendo brilhar os olhos de seus correligionários há tempos, mas Gomes acabou com o sonho ao afirmar, em uma reunião política em um município do Norte do Estado, que apoiaria a candidatura de Ronaldo Dimas.  Até hoje, Gomes não afirmou nem aos seus companheiros mais próximos que não será candidato ao governo em dois de outubro, o que deixa uma ponta de esperança em todos.

 

O certo é que Ronaldo Dimas terá 90 dias para fazer sua candidatura decolar rumo ao Palácio Araguaia.  Para isso, deve voltar a percorrer o Estado, agora, junto com o senador Eduardo Gomes, que vai assumir o papel de padrinho da sua candidatura, para que, quando as convenções partidárias chegarem, Dimas esteja familiarizado com os prefeitos,  vereadores e lideranças políticas da base de apoio a Eduardo Gomes, e tentar fazer valer o apadrinhamento, convencendo-os de que não “dará pra trás” em relação ao seu benfeitor.

 

MAURO CARLESSE

Ex-governador Mauro Carlesse e Dimas

 

Ronaldo Dimas também terá em sua chapa proporcional a presença de Mauro Carlesse, governador afastado pelo STJ por suspeita de corrupção, e que fez a escolha certa ao renunciar e aumentar suas chances de defesa, ante o processo no ST J, e preservar sua elegibilidade e direitos políticos.  Mesmo assim, Carlesse é a pessoa à qual Dimas gravou vídeos fazendo acusações, inclusive afirmando que Wanderlei Barbosa seria “farinha do mesmo saco”, o que configura mais um desafio a ser enfrentado para tentar convencer os eleitores de sua sinceridade política.

 

MDB

Apesar das especulações de que estaria “de malas prontas” rumo a uma filiação ao MDB para ser candidato ao governo, nosso Observatório Político detectou que Dimas já está decidido a se filiar no PL, do presidente Jair Bolsonaro, assim como seu padrinho, senador Eduardo Gomes, que deve se filiar no primeiro dia do mês de abril.

 

Enquanto isso, Marcelo Miranda, presidente estadual do MDB, tem se mostrado afinado com Eduardo Gomes em torno de uma candidatura ao Senado, que traria sua esposa, deputada federal Dulce Miranda, como candidata a vice-governadora, na chapa de Ronaldo Dimas.

 

Como toda especulação a cerca da eleição de dois de outubro, esse posicionamento de Marcelo e Dulce Miranda só deve ser confirmado em maio.  Até lá, Dulce permanece candidata à reeleição.  Mesmo assim, as movimentações dão conta de que o MDB tem tudo para seguir com Ronaldo Dimas.

 

CINTHIA RIBEIRO

Prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro

 

Já a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, uma gestora que mostrou ter luz própria e que é uma das mais bem avaliadas prefeitas de capital do País, faz valer a sua autoridade como a escolhida pelo maior colégio eleitoral do Tocantins, com mais de 200 mil eleitores, e deve se manter distante de Ronaldo Dimas, mesmo sendo apadrinhada por Eduardo Gomes, mesmo padrinho político de Dimas.

 

 Isso ocorre porque Cinthia, quando candidata à reeleição, recebeu de Dimas nada menos que o desprezo e o confronto.  Após uma reunião, na época, Dimas optou por lançar a candidatura de Alan Barbiero, pelo Podemos.  Não contente com isso, Dimas ainda foi á imprensa criticar a gestão de Cinthia Ribeiro, após a prefeita da Capital ter tomado a acertada decisão de fechar boates, bares e estabelecimentos comerciais não essências na época do pico da pandemia de covid-19, além de alardear, também via imprensa, o atraso no pagamento do IPTU de um lote, em Araguaína, associado ao nome de Cinthia, mas que, na verdade, pertencia à primeira esposa do  saudoso senador João Ribeiro.

Essas atitudes e a fama de arrogante e ingrato, são os principais empecilhos grudados na figura de Ronaldo Dimas e que precisam ser sanados antes das convenções partidárias.