Segurança no STF, dia triste, Bolsonaro se achando, mas em queda

Posted On Segunda, 27 Mai 2019 16:11
Avalie este item
(0 votos)

Segurança minha

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu não mais divulgar com antecedência todos os compromissos na agenda do presidente da Corte, ministro Dias Toffoli. O motivo da medida seriam os riscos à sua segurança. Segundo assessoria do STF, ministros da Corte têm sido alvo de ameaças em redes sociais. Nesta segunda-feira (27), pela manhã, o ministro foi a um seminário sobre a Lei de Proteção de Dados, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas sua presença só foi divulgada após ele ter discursado no evento, mesmo procedimento que já havia ocorrido na semana passada. Outra medida é a compra de carros blindados, além das já tomadas anteriormente, como a abertura de um inquérito de ofício (sem provocação externa) para apurar tais ameaças, cujo relator é o ministro Alexandre de Moraes.

 

Ele acha

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta segunda-feira (27) que as manifestações de ontem, em defesa de seu governo e de pautas como a reforma da Previdência foram significativas e históricas. "O que vimos ontem [domingo] foi extremamente significativo e histórico. Não podemos ignorar", escreveu o presidente em redes sociais. Ao fazer a afirmação, Bolsonaro disse que as manifestações ocorreram em meio a "desinformação e falta de apoio de diversos setores", sem fazer menções diretas -na prática, houve rachas em grupos de direita e no próprio partido do presidente.

 

 

O privilegio do saber

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) condenou o empresário Eike Batista a pagar multa de R$ 536 milhões por crime de "insider trading", isso é: negociar ações da petroleira OGX de posse de informação privilegiada. Ele também está proibido por sete anos de atuar como administrador de companhia aberta ou no conselho fiscal. A decisão foi unânime e será comunicada ao Ministério Público Federal. A defesa ainda pode contestar os valores da multa e o prazo da pena. A CVM passou a investigar o caso após uma reportagem da Folha de S.Paulo de novembro de 2013 mostrar que os administradores da OGX sabiam, desde julho de 2012, que as reservas da petroleira não correspondiam ao que havia sido divulgado ao mercado.

 

No processo, cuja conclusão demorou mais de cinco anos, Eike foi investigado pelos crimes de prática de insider trading, por vender ações quando dispunha de informação sobre as dificuldades da empresa e manipulação de preço ao estimular os investidores a manter os papéis da petroleira.

 

Exagerado

 

Após exaltar os manifestantes que foram às ruas no domingo em defesa do governo, o presidente Jair Bolsonaro disse ter exagerado ao chamar de "idiotas úteis" os participantes dos protestos contrários ao bloqueio de recursos da educação no último dia 15, principalmente alunos e servidores da área. Em entrevista à TV Record, Bolsonaro também sugeriu que parlamentares se desvinculem do centrão, grupo informal com cerca de 200 deputados e que foi um dos principais alvos dos atos pró-governo. O presidente fez ao aceno ao Congresso ao dizer não querer brigar com o Parlamento, mas disse que a palavra centrão, que reúne parlamentares de siglas como PP, DEM, PRB, MDB e Solidariedade, virou um "palavrão" e que parte considerável dos parlamentares não quer se rotulada ao "grupo clientelista".

 

 

Bolsonaro em queda

 

Aprovação do governo Bolsonaro no mercado cai de 28% a 14% em maio, diz XP

 

Levantamento com gestores de recursos, economistas e consultores aponta maior desaprovação ao governo, ao passo que apoio a atuação do Congresso aumentou entre abril e maio; Previdência segue tendo otimismo do mercado. A aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) entre os agentes do mercado financeiro caiu entre abril e maio, de acordo com levantamento da XP Investimentos com 79 gestores de recursos, economistas e consultores, divulgados nesta segunda-feira (27). O levantamento revela que o percentual daqueles que consideram o governo bom ou ótimo caiu de 28% para 14% e a fatia dos que avaliam o governo como regular recuou de 48% para 43% no período, ao passo que a avaliação negativa (ruim ou péssimo) subiu de 24% na pesquisa anterior para 43%.

 

A expectativa em relação à administração do presidente também caiu. A soma de bom ou ótimo despencou de 60% para 27% entre abril e maio. Ruim e péssimo também aumentou, indo de 13% para 23%. A avaliação regular, por sua vez, teve o maior salto, passando de 28% para 51%.

 

Dia triste

 

O dia de domingo, ontem ficou marcado também por perdas, o portuense José Luiz Pereira, ou seu LULU, como era conhecido faleceu no HGP em Palmas. Também veio a óbito Amâncio Teixeira Curcino ele foi vereador de Paranã. Ambos tiveram atuação politica quando em vida.

 

 Nota do deputado Antônio  Andrade

 

Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do senhor  José Luiz Pereira, conhecido como Lulu Pereira, pai do deputado  Professor Júnior Geo.

Nascido em Porto Nacional, seu Lulu era professor, tendo lecionado por vários anos no Centro de Ensino Médio Professor Florêncio Aires e também em escola em Monte do Carmo. Homem simples e honrado.Foi casado com dona Sônia Maria Almeida Pereira, com quem teve sete filhos e dez netos. Orgulhava-se de dizer que todos os seu filhos eram  formados e encaminhados.

 

Político influente, seu Lulu Pereira deixa um legado de lições de amor, amizade, ética e simplicidade. Neste momento de dor, nos falta palavras para expressar os nossos sentimentos, e rogamos a Deus que conforte o coração do colega Júnior Geo e de todos os familiares e amigos.

 

Deputado Antonio Andrade

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins.

 

 

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE AMÂNCIO TEIXEIRA CURCINO, O “AMANCIM”

 

O MDB tocantinense perde hoje, uma das grandes referências histórica do partido, da nossa querida região Sudeste do Estado, o ex-vereador de Paranã, Amâncio Teixeira Curcino, carinhosamente conhecido por todos como Amancim, ocorrido na tarde deste domingo (26) no Hospital Medical Center, em Palmas, onde estava internado, para tratamento no combate ao câncer de fígado.

 

Amancim, era ser humano exemplar e de alma leve, caridoso e carismático, sempre muito querido e admirado por todos, que durante toda sua vida dedicou-se a sua grande vocação que era a causa pública.

Por onde ele passou, deixou boas realizações sempre voltadas em prol do próximo, através de seu importante trabalho social que promovia, a todos os tocantinenses.

 

Apaixonado pela política, ele deixa um legado de bons exemplos e bons conselhos a todos nós políticos.

 

Neste momento de angústia e dor, deixo meus sinceros sentimentos de pesar aos familiares, amigos, emedebistas e admiradores de Amancim, que Deus possa confortar os corações de todos, por essa grande perda.

 

Valdemar Júnior

 Deputado Estadual

 

Última modificação em Segunda, 27 Mai 2019 16:28