TEMOS UM NOVO SIQUEIRA CAMPOS NA POLÍTICA TOCANTINENSE?

Posted On Segunda, 19 Setembro 2022 06:49
Avalie este item
(0 votos)

Por Edson Rodrigues e Luiz Pires

 

No desenvolvimento dessa campanha política insossa no Tocantins este ano,  o nome do ex-governador Siqueira Campos é sempre lembrado, pairando acima das agremiações partidárias. Quem não se lembra da União do Tocantins? Temos alguém com esse perfil no Estado hoje? é a pergunta que se faz.

 

Analisando o espectro político tocantinense, acreditamos que sim. E esse nome é o do senador  Carlos Eduardo Torres Gomes. Antenado com os novos tempos, Eduardo Gomes transita entre todos os partidos políticos brasileiros como Líder do Governo no Congresso Nacional, costurando acordos importantes para estabilidade econômica e social do país.

Em seus primeiros quatro anos  no Senado, Eduardo Gomes já tem seu nome na história do Tocantins pelo montante de recursos destinados ao Estado, tanto no governo Mauro Carlesse quanto no atual de Wanderlei Barbosa, e aos 139 municípios tocantinenses.

 

O senador teve comportamento exemplar durante um dos momentos mais difíceis do Tocantins e do Brasil, em consequência da epidemia do Covid-19. A chegada de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) carregado de equipamentos hospitalares, como respiradores artificiais e outros, essenciais para o tratamento dos infectados pelo vírus, estão em nossa memória. Esses equipamentos foram essenciais para o combate à pandemia em nosso Estado em um momento crucial.

 

Pensando no desenvolvimento  do Tocantins como um todo, Eduardo Gomes articulou a vinda para o Estado da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Programa Calha Norte, beneficiando a maioria dos municípios tocantinenses, independente de cor partidária, sendo aliados, ou não, do Governo Federal ou estadual.

Eduardo Gomes conseguiu chegar ao topo da elite política brasileira como Líder do Governo no Congresso Nacional, usando seu prestígio 24 horas por dia em favor do país e do Tocantins. Exemplo disso é que o senador comanda a entrega nesta segunda-feira, 19/09, de maquinários pesados, caminhões e outros equipamentos, no valor de mais de 10 milhões de reais, a dezenas de municípios, administrados por prefeitos filiados a partidos políticos de todas as tendências.

 

O magnânimo no senador Eduardo Gomes, num momento decisivo das eleições majoritárias tocantinenses, é que, mesmo como coordenador da campanha ao Governo do Estado do ex-prefeito de Araguaína,  Ronaldo Dimas, para quem trouxe o apoio dos prefeitos de grandes municípios, como Gurupi, Paraíso do Tocantins, Miracema e Axixá, por exemplo, ele não discrimina quem decidiu seguir outro caminho político nesse primeiro turno das eleições.

São muitos os parceiros de Eduardo Gomes que optaram por apoiar outro candidato a governador que não o seu. Pode-se citar o caso da deputada federal Professora Dorinha, que foi incentivada por Gomes a disputar uma vaga no Senado Federal e achou por bem compor com o governador Wanderlei Barbosa,  candidato à reeleição.

 

Apesar das baixas durante a caminhada eleitoral, o senador Eduardo Gomes segue uma das máximas do  "Velho Siqueira": varrer pra dentro. Ele segue firme no comando da coordenação da campanha de Ronaldo Dimas ao Governo do Estado, acredita em um segundo turno das eleições,  com Dimas como um candidatos que avançará na disputa, e que os companheiros por hora dispersos retornarão á nave mãe para participar da vitória final. Por isso mesmo continua mantendo o companheirismo e o respeito à decisão de cada liderança nesse primeiro momento.

Enquanto isso continua trazendo benefícios para o Estado e municípios, mesmo após as eleições do dia dois de outubro. A nosso ver, esse é o papel de um líder político que enxerga além de seu próprio umbigo e se preocupa com destino de seus liderados.