Coletividade tocantinense renova as esperanças na continuidade da postura harmoniosa da Assembleia Legislativa e do o executivo estadual

Posted On Domingo, 29 Janeiro 2017 07:11
Avalie este item
(0 votos)

É sabido, em todos os quadrantes deste Brasil em rota de colisão com o desespero, que o ano de 2016 foi turbulento, causandodesesperanças para o povo tocantinense, tanto na área econômica, quanto na política, o que interferiu preocupantemente na administração governamental.

 

Por Edson Rodrigues

 

Esta realidade somente não tomou rumos caóticos graças às ações ousadas do Palácio Araguaia, que para enxergar a luz no final do túnel, contou com a importante contribuição do Poder Legislativo, que agora, a partir de fevereiro, terá um novo comando e certamente novas expectativas de continuidade nesta parceria em favor dos reais interesses da coletividade tocantinense.

Pelo caminhar sereno, propositivo e acima de tudo comprometidaem manter o Estado do Tocantins no eixo do desenvolvimento, a Assembleia Legislativa vem gerando no seio desta sociedade tocantinense esperanças positivas em relação à nova Mesa Diretora, que assume os trabalhos desta legislatura a partir do próximo dia 1º de fevereiro, desenhando no senário político do Estado expectativas de uma respeitável e produtiva convivência institucional entre estes dois importantes poderes constituídos.

Após a ótima gestão das legislaturas passadas,sob o comando do deputado Osires Damaso, que conduziu o parlamento tocantinense de forma propositiva, democrática e harmoniosa, momento em que  exerceu papel de suma importância na travessia deste período, foi possível redesenhar novos rumos em direção a um futuro de garantias de cidadania ao povo.

Este experiente e ousado deputado estadual enfrentou os obstáculos de 2016, armado de serenidade, civilidade e comprometimento para o enfrentamento da crise, que colocou o Brasil e suas unidades federativas de joelho. Graças a sua postura de líder, ele liderou seus pares, que foram conscientes e responsáveis em suas decisões em favor de um Tocantins mais igualitário,

É destas conquistas, com nascedouro num passado complicado politicamente e economicamente, com reflexos perversos no seio social, que todos os tocantinenses estão com as esperanças renovadas,na expectativa  de que, em 2017, o bom senso e o equilíbrio dos nossos legisladores estaduais,  continuem a prevalecer, mesmo que o foco de certa maneira, seja as eleições de 2018  se avizinham. É bom que eles entendam quenão se pode jogar conquistas e reconhecimentos ao vento, para pensar apenas no benefício próprio.

O grande exemplo dado pela legislatura que findará neste fevereiro de carnaval foi o corte na própria carne, com a aprovação de matérias impopulares, mas importantes para a governabilidade do Estado, como foram os aumentos de taxas e impostos e a aprovação de empréstimos junto a instituições financeiras internacionais, por parte do Governo Estadual, resultados estes que garantiram condições de governabilidade e uma importante convivência produtiva e institucional com o Palácio Araguaia.

Continuidade

Espera-se que a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativamantenha esse nível de relacionamento e dê continuidade à reformulação do Estado, sem velhos vícios e com a aprovação de leis que venham ao encontro dos anseios da sociedade, assumindo o papel de um Poder Legislativo fiscalizador, equilibrado, harmônico e renovador, mantendo a esperança do povo tocantinense em dias melhores e, de quebra, a possibilidade dos atuais detentores de mandatos a legislar em nome das vontades e interesses da coletividade, garantindo suas reeleições. Tudo isso depende da postura política de cada um dos deputados estaduais.

Congressistas

Espera-se também, neste ano que se inicia, que os nossos deputados federais e senadores tenham posturas ousadase comprometidas com o Tocantins, viabilizando atuações destacadas no Congresso Nacional. O povo tocantinense vai cobrar união destes no propósito de carrear recuso para a definitiva consolidação do desenvolvimento do Tocantins. Vale ressaltar aqui o exemplo do senador VicentinhoAlves, que junto com seu filho, o deputado federal Vicentinho Jr., se constituíram em campeões em captação de recursos federais para municípios tocantinenses, estando à frente de outros parlamentares que também trabalham por mais recursos, mas tem muito mais a oferecer como congressistas.

É certo que toda a sociedade tocantinense aguarda para 2017 novas posturas de alguns representantes do povo nos poderes constituídos, tanto no Congresso Nacional, quanto na Assembleia Legislativa, e no Palácio Araguaia e seus tentáculos administrativos. É chegada a hora de que, todos, indistintamente, deixem de lado as picuinhas partidárias e as conveniências raseiras, e passem a agir de forma republicana, mantendo à frente de suas ações, sempre, os interesses do Tocantins em primeiro lugar, em detrimento das vontades particularizadas, fortalecendo e dando condições para que o governador Marcelo Miranda reserve seu tempo para identificar, equacionar e resolver os problemas que atrapalham o bem-estar da coletividade tocantinense.

Gargalos

Agora, com muita união de todos em torno de uma causa, é a hora de fechar os gargalos que atrapalharam a vida do tocantinense, buscando juntos as soluções para os problemas de infraestrutura, saúde, segurança pública, dentre outros. Assim também devem se portar aos auxiliares do Governo do Estado, sendo que muitos destes, até agora, não demonstrarammuita vontade de trabalhar, o que permite afirmar que a solução deverá ser radical: trocar as pelas governamentais da administração direta e indireta.

Assim como a maioria dos governos estaduais e municipais, todo começo de ano é marcado por mudanças no secretariado, e não está descartado que no Tocantins isso também aconteça, pois se o quadro perdurar o governadorMarcelo Miranda continuará enfrentando sérias dificuldades econômicas e políticas. A cada dia se torna imprescindível a substituição dessas peças, que indiscutivelmente não estão funcionando a contento.

Expressivos líderes políticos e renomados técnicos tocantinenses, que sempre estiveram ao lado do Governador Marcelo Miranda, nas duras e produtivas caminhadas pelos quatro cantos do Estado, com certeza estão prontos para assumirem responsabilidades, pois são sabedores das soluções destes problemas, e ao usarem as maneiras de trabalhar conectadas às características do Tocantins e do seu povo, com certeza tornarão as ações administrativas quase que em atos automáticos e imediatos, pois o povo está cansado de soluções mirabolantes e experimentais, trazidas pelos secretários que acabaram não dando certo em suas pastas.

É quase certa a máxima que, somente um tocantinense sabe o que outro tocantinense precisa.  E só um tocantinense conhece os atalhos para a resolução de problemas inerentes ao Tocantins. Se é hora de união, que essa união seja feita por tocantinenses, para os tocantinenses e pelo Tocantins!

Última modificação em Quarta, 01 Fevereiro 2017 09:13