WAGNER RODRIGUES DÁ O TOM DA OPOSIÇÃO AO PALÁCIO ARAGUAIA

Posted On Sábado, 22 Fevereiro 2025 23:15
Avalie este item
(0 votos)

Todo governo precisa ter uma oposição fiscalizadora, responsável, séria e comprometida com o melhor para o país, para o povo e para os municípios. Essa qualidade é que chancela a legitimidade da oposição no exercício democrático. Políticos que buscam dias melhores para a população

 

 

Por Edson Rodrigues

 

 

Foi assim que agiram os saudosos Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Mauro Borges, Leonel Brizola, Franco Montoro e outros que serviram de bússola e farol para os governos da ditadura militar, apontando os erros e fazendo críticas construtivas para quem não era político e precisava agir como se o fosse. Eles fizeram uma oposição tão séria que conseguiram a volta das eleições diretas para presidente, governadores e prefeitos e, de lambuja, a anistia.

 

Tudo sem denegrir a imagem do Estado e dentro do que manda a democracia.

 

ACUSAÇÃO AINDA CARENTE DE PROVAS

 

Aqui no Tocantins, o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, vem dando o tom das oposições ao Palácio Araguaia.

 

Na última semana, durante palestra na ATM – Associação Tocantinense dos Municípios – Wagner Rodrigues voltou a acusar o governo do Estado de estar se apropriando de recursos dos municípios em relação ao repasse do ICMS arrecadado, da mesma forma que fez no ano passado, na própria ATM, e que, até hoje, não mostrou provas.

 

Wagner Rodrigues prefeito de Araguaína

 

O prefeito de Araguaína assegurou que os municípios tocantinenses estão sendo lesados na distribuição do ICMS, dando a entender que o governo do Estado está deixando de repassar aos municípios recursos que não lhe pertencem, e que há uma auditoria dos técnicos da prefeitura de Araguaína e outra, encomendada pela ATM, que provariam – de forma incontestável – tal denúncia.

 

O governo do Estado aguarda ser questionado judicialmente sobre o fato, enquanto Wagner Rodrigues garantiu aos prefeitos que a ação a ser protocolada na Justiça pela ATM, tendo ele como um dos signatários, irá esclarecer os fatos e convidou os gestores municipais presentes a assinarem, de forma conjunta, a ação.

 

VERSÕES

 

Em conversa com um membro do primeiro escalão do governo do Estado, nos foi dito que “o prefeito de Araguaína, até hoje, não conseguiu desmontar o palanque das eleições municipais de 2024, e quer os holofotes e a atenção da mídia sobre ele, pois quer ser o líder da oposição ao governo estadual. Mas, para isso, está espalhando fake news, com bravatas e requentando o que falou durante a campanha para sua reeleição e que, até agora, não conseguiu provar”.

 

Mesmo assim, a afirmação de Wagner Rodrigues é muito séria e vem dando o tom da oposição ao Palácio Araguaia.

 

 

Enquanto isso, o prefeito de Paraíso, Celso Morais, também oposicionista ao grupo palaciano, recebeu o vice-governador, Lzurez Moreira, que é, até agora, o candidato das oposições à Wanderlei Barbosa, com direito a tapete vermelho em evento de troca de comando da Polícia Militar no município.

 

A pergunta que fica é: onde estão os amigos e companheiros do governador Wanderlei Barbosa?

 

A acusação feita por Wagner Rodrigues é muito séria, e aconteceu durante o II Encontro Tocantinense de Novos Gestores, realizado na última semana, e que reuniu mais de 100 prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais, além de membros do Tribunal de Contas do Estado, deputados estaduais e federais, inclusive do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres, que chegou acompanhado do próprio governador, Wanderlei Barbosa.

 

Apesar das afirmações feitas pelo prefeito de Araguaína, até hoje nenhum dos deputados estaduais veio a público contestar as declarações de Wagner Rodrigues, muito menos foi solidário com Wanderlei Barbosa, que vem prestigiando os 24 deputados estaduais com pagamento de emendas impositivas que somam mais de 34 milhões de reais por mês, além de todas as viagens do chefe do Executivo Estadual à Brasília e ao exterior, sempre em companhia de deputados estaduais, demonstrando que, da parte dele, o prestígio para com os parlamentares acontece e é real. Essa situação torna ainda mais estranho o silêncio por parte dos componentes da Assembleia Legislativa.

 

Falta de companheirismo ou de hombridade?

 

TOCANTINS PASSA POR MOMENTO IMPORTANTE

 

Governador Wanderlei Barbosa recebe investidores

 

O Observatório Político de O Paralelo 13 faz, aqui, suas ponderações sobre o papel importantíssimo que deve ser assumido pelas oposições à gestão de Wanderlei Barbosa.

 

O caminho escolhido por Wagner Rodrigues durante o evento na ATM, signatária da entidade, de buscar na Justiça a comprovação das suas acusações é o melhor caminho e deve servir de bússola para a oposição em outros questionamentos que, porventura, possa vir a ter sobre o governo do Estado.

 

Vale lembrar que os fatos devem estar devidamente assegurados pela Constituição Federal e irem contra o que rezam os preceitos democráticos. Qualquer prática de denuncismo, principalmente que faça a imagem do Tocantins sangrar ante a mídia nacional, como virou praxe na política tocantinense, será um desserviço à credibilidade do Estado do Tocantins e criará um clima de insegurança jurídica e política. O melhor que pode acontecer é que as questões políticas do Tocantins se restrinjam aos debates em território tocantinense.

 

É crucial que se evite que o nome do Tocantins apareça de forma negativa na mídia nacional. Que deixemos para aqueles que não residem aqui, a imagem de um Estado com ótimo desempenho educacional, com estradas pavimentadas e recuperadas, com o crescimento exponencial da produção de minérios e grãos, e como o Estado que mais investiu em Saúde Pública.

 

O Tocantins tem dois senadores na cúpula política nacional – Eduardo Gomes e Dorinha Seabra – sendo que um deles é o vice-presidente do Senado Federal e a outra é presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, uma das mais importantes da Casa Alta.

 

Que nossos representantes políticos, de vereador a governador, passando por deputados estaduais e federais, além dos senadores, sejam da oposição ou governistas, façam uma profunda reflexão sobre a imagem do Tocantins no cenário nacional, e cumpram com seus papéis, que é, apenas, fazer o melhor pela população tocantinense, da melhor forma possível para todos nós.

 

Que Nosso Senhor Jesus Cristo abençoe a todos.

 

Família O Paralelo 13