“Igrejas cheias de fiéis, partidos cheios de correligionários políticos e o mundo cheio de tanta inverdade...”
EDGRABSKI
Por Edson Rodrigues
Com sua vitória maiúscula nas urnas parta um mandato que pode chamar de “seu”, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro parte para demarcar seu território político no Estado, fortalecendo o seu partido, o PSDB, que lhe deu guarida quando precisou, no momento mais crucial de sua vida pública e política.
Cinthia se cercou de uma equipe de auxiliares de excelência, companheiros e companheiras imbuídos em cumprir seus papéis na gestão municipal, cumprindo metas, enfrentando desafios com discrição e humildade, como manda o manual da boa política. Até hoje, nenhum escândalo, nenhum ato não republicano, nenhum desvio de função foi registrado nas gestões de Cinthia, comprovando que todos os auxiliares foram boas escolhas, entre pessoas de seu convívio e confiança, aliados e conselheiros fiéis.
FUTURO POLITICO
Com os pés bem firmes no chão, sabendo onde pisa, Cinthia Ribeiro inicia sua gestão em 2021 com um foco mais além, mirando voos mais altos a serem revelados nas próximas semanas, após ajustes em sua equipe, com novos e mais capazes auxiliares.
Cinthia não se limitará à gestão municipal, e já deixou claro que quer participar de articulações políticas que não envolvam apenas a Capital, partindo pelo fortalecimento do seu partido, o PSDB, que deverá seguir um caminho diferente ao do Palácio Araguaia, mantendo apenas um relacionamento institucional, mas não fazendo parte da base de aliados do governo do Estado.
É por isso que a primeira preocupação será retribuir ao PSDB o apoio recebido, captando novas filiações e oxigenando a legenda para torna-la cada vez mais competitiva no Tocantins, com bases sólidas nos principais colégios eleitorais do Estado, fazendo-se digna de estar presente em todas as discussões políticas sobre a sucessão estadual, com cacife suficiente para sentar à mesa de negociações para a formação da chapa majoritária e da proporcional
CRESCIMENTO E CONSOLIDAÇÃO
Cinthia Ribeiro chegou ao Executivo da Capital sem experiências administrativas anteriores, mas sua escolha por um grupo de técnicos e políticos experientes e capazes para compor sua equipe de governo, acabou sendo decisivo para o seu sucesso administrativo e eleitoral. Até 2022, ela terá mais de um ano para formar um grupo político de peso no Tocantins, demarcando seu território e tocando o barco da travessia durante a sucessão estadual.
CORONEL PATRÍCIA = MARCELO E DULCE MIRANDA E EDURADO GOMES
E, já no início de sua caminhada rumo à sua consolidação como líder política, Cinthia Ribeiro marcou um “gol de placa” ao entregar a área de Ações Sociais da prefeitura à coronel Patrícia, ex-secretário estadual de Ação Social de Marcelo Miranda e ex-ajudante de Ordens da então primeira-dama, Dulce Miranda.
Esse é o primeiro sinal da aproximação de Cinthia com o MDB, e traz consigo a figura do ex-governador Marcelo Miranda, da deputada federal, Dulce Miranda e reforça seus laços com o senador Eduardo Gomes, todos próceres do MDB do Tocantins.
Eduardo, Marcelo e Dulce estão sintonizados em uma mesma frequência na missão de fortalecer o MDB tocantinense com vistas à sucessão estadual em 2022 e, estar dentro da prefeitura da Capital é um a vitória inconteste e mostra que a movimentação do partido está ocorrendo no caminho certo para ter mais visibilidade e mais credibilidade junto ao eleitorado.
Outras jogadas virão nos próximos meses, que podem surpreender muita gente.
O tempo dirá!