A Câmara Municipal de Porto Nacional ficou lotada durante a homenagem a duas portuenses de valor, com vastas folhas de serviços prestados à comunidade portuense e ao povo tocantinense. Parentes, amigos e admiradores de Maria do Socorro e Berenice Barbosa prestigiaram em pessoa as homenagens concedidas pelo Legislativo Municipal
Por Edson Rodrigues
A moção de aplausos a Berenice Barbosa foi sugerida pelo vereador Soares Filho.
Berenice de Fátima Barbosa Castro, é cristã, servidora aposentada pela Prefeitura de Palmas, tendo acumulado experiências como professora do ensino médio público no Estado do Tocantins. Formada em pedagogia, especialista em Gestão Educacional e Pós-Graduada em Administração Escolar e Psicopedagogia, Berenice Barbosa tem vasta experiência na área de políticas públicas, atuando como Secretária da Educação do Município de Taquaruçu do Porto, no ano de 1989, e na Secretaria da Educação de Palmas, em 1992 e 2012.
Atualmente é secretária estadual da Mulher, na gestão do governador Wanderlei Barbosa, que é seu irmão.
Maria do Socorro Barbosa Rodrigues Reis e Berenice Barbosa
Berenice fez todo o seu ensino fundamental em Porto Nacional. Seu pai, Fenelon Barbosa, foi o primeiro prefeito de Palmas e tem irmãos e sobrinhos na vida pública, desde vereadores a deputado estadual, passando pelo próprio governador, ou seja, sua família tem o dom de servir à população tocantinense.
Em seu discurso de agradecimento pela homenagem, Berenice lembrou de sua mãe, a saudosa Maria Rosa, que ficou conhecida como a “mãe dos pobres” por sua atuação como primeira-dama da Capital.
Berenice estava acompanhada da sempre simpática ex-vereadora de Palmas Warner Pires, seu braço direito na secretaria estadual da Mulher, além de diretores da pasta, amigos e familiares.
MARIA DO SOCORRO
Maria do Socorro e João do Puba
A outra homenageada da noite, Maria do Socorro Barbosa Rodrigues Reis, é professora e técnica de enfermagem recentemente aposentada. Como professora, alfabetizou, educou e preparou jovens portuenses para os desafios da vida acadêmica, proporcionando condições de cidadania para as conquistas na labuta do dia a dia.
Técnica de enfermagem de alta complexidade, Maria do Socorro trabalhou por décadas no Hospital Regional de Porto Nacional, desde o antigo Goiás, quando era Hospital da Osego.
Mulher de família humilde, conseguiu vencer todos os obstáculos que a vida lhe impôs com muita força de vontade, sempre contando com o apoio do seu esposo, amigo e companheiro, popular João do Puba.
Maria do Socorro traz em sua história de vida todos os ingredientes das mulheres vencedoras e guerreiras. Coincidentemente, no dia da homenagem, 13 de março, ela completou mais um ano de vida.
Homenageada por sugestão do vereador Tenente Salmon Pugas, maria do Socorro encheu de alegria seus familiares, ex-alunos, amigos, como Edson Rodrigues e sua esposa, Divina Caetano Rodrigues.
Após receber as homenagens, Maria do Socorro fez questão de agradecer ao vereador e destacar que, sem o seu esposo, João da Silva Reis e seus filhos, Karla Andréia Rodrigues Batista, Jailson Yam Rodrigues Reis e Jalisson Yam Rodrigues Reis, jamais teria conseguido realizar sonhos tão nobres de servir à comunidade.
Parabéns, às homenageadas. Duas mulheres que merecem todo o respeito e o reconhecimento da sociedade portuense!