O vice-governador Laurez Moreira visitou nesta segunda-feira, 18, a nova ponte de Porto Nacional, que está sendo construída pela empresa Rivoli, acompanhado pelo engenheiro Savério Santoro, diretor da Rivoli Brasil, responsável pelas obras.
Da Redação
Em entrevista exclusiva ao OBSERVATÓRIO POLÍTICO de O PARALELO 13, Laurez disse que está muito feliz em fazer parte do governo de Wanderlei Barbosa como vice-governador e prevê um futuro promissor para o estado do Tocantins.
Laurez Moreira disse que Porto Nacional tem um papel muito importante na história do Tocantins. “Durante muito tempo Porto Nacional foi a cidade mais importante (da região que hoje abriga o Tocantins) cultural e economicamente. E a gente vê (a construção da nova ponte sobre o rio Tocantins), como a realização de um sonho da população”, afirmou.
Laurez Moreira vice-governador do Tocantins
O vice-governador lembrou da inauguração da velha ponte sobre o rio Tocantins em Porto Nacional, pelo então governador de Goiás Irapuan Costa Júnior, em 1979. “Eu vi a alegria do povo de Porto Nacional na ocasião. Mas ultimamente as pessoas andavam tristes, vendo a ponte a situação precária, sendo interditada. Hoje eu vejo essa obra já em fase final e isso me dá muita alegria e a certeza de que o governo está no caminho certo”.
Sobre a gestão de Wanderlei Barbosa como governador, Laurez disse que é um governo que tem responsabilidade com as pessoas e também conhece todo o estado do Tocantins, a demanda de cada cidadão tocantinense, “porque nós vivemos a nossa vida sempre aqui no estado do Tocantins e sempre defendendo as boas causas”.
Segundo Laurez, hoje o estado do Tocantins é motivo de orgulho para todos os tocantinenses, pois é um dos estados que mais cresce no Brasil, uma das economias que está disputando entre o primeiro e segundo lugar com os outros estados brasileiros em termos de crescimento.
O vice-governador não tem dúvidas que o Tocantins, durante muitos anos, vai continuar à frente em ritmo de crescimento no país, “porque é um estado que tem um potencial enorme, um estado de território grande, um estado que tem muita coisa para fazer ainda e um potencial muito grande em muitas áreas. O Tocantins cresce cada dia mais o seu agronegócio. Está preparado para implantar agroindústria e é isso que nós queremos, fortalecer a economia do Tocantins”.
Sobre a reunião recente do governador Wanderlei Barbosa com os principais partidos políticos do estado – o União Brasil, da senadora Dorinha, o PP, do deputado federal Vicentinho Júnior, e o PL, do senador Eduardo Gomes, para um entendimento e parceria nas eleições municipais deste ano, Laurez disse que vê esse movimento com muita alegria. “Precisamos sentar e discutir o melhor para o estado do Tocantins e o governador Wanderlei sabe fazer isso com muita habilidade. Ele até me convidou para estar presente, mas eu não pude, porque eu tinha outros compromissos, mas eu vejo com muita alegria, ao saber que o estado está caminhando no rumo certo. E é isso que nós queremos, o governador sempre aberto ao diálogo, sempre procurando conversar com todos e, evidente, conduzindo bem o estado”, reforçou.
Sobre a obra visitada, Laurez Moreira reconheceu que a construtora da nova ponte sobre o rio Tocantins em Porto Nacional é uma empresa grande, que já tem construído muito no Tocantins e está, com essa obra importante, demonstrando eficiência na sua construção. A gente vê que é uma obra de muita qualidade. “Eu percebo isso, apesar de ser um leigo na área, mas vejo que está sendo muito bem construída essa obra. Vai ser uma ponte que vai durar não só os 45 anos dessa antiga, não. É uma ponte para durar muitos e muitos anos.
Ao final da entrevista o vice-governador deixou uma mensagem ao eleitor tocantinense: “Que o eleitor procure votar da melhor forma possível, escolher os melhores nomes. A política tem um papel muito importante. É na política que você tem oportunidade de conhecer, debater e escolher bem no tempo da eleição. O que nós queremos é cada eleitor tenha muita preocupação na hora de votar e escolher o melhor para gerir a sua cidade”.
NOVA PONTE DE PORTO NACIONAL
A ponte de Porto Nacional tem 1,5 km de extensão, com todas as 94 vigas lançadas, cada uma com 43 metros de comprimento pesando 120 toneladas cada. A ponte faz a interligação rodoviária das BR 010 (Porto Nacional) e BR 153 (Oliveira de Fátima), bem próximo ao centro geodésico do Brasil.
Milhares de colaboradores diretos e indiretamente participaram do empreendimento, sendo uma escola profissional para vários deles, recebendo sempre salários em dia. O empreendimento está em sua fase de acabamento e é um dos maiores empreendimento do governo Wanderley Barbosa, que está sendo implantado em sua cidade natal. Porto completou esse ano 282 anos de sua criação e recebe um grande e merecido presente.
HISTÓRICO
Em 1974, o então governador de Goiás, irapuã costa Junior, contratou grandes empresas do setor para construir a ponte de Porto Nacional - SERGEN ENGENHARIA, para execução, e LA FACON BAUER, para projeto e supervisão. O responsável técnico era o engenheiro civil Joao Alberto de Oliveira Reual. O nosso empresário tocantinense e portuense, engenheiro civil marco Antônio Costa era estagiário e depois passou a engenheiro da FACON BAUER. Todos os colaboradores da empresa eram da cidade de Porto Nacional. Em 1979 a grande ponte foi inaugurada pelo então governador de Goiás Irapuan Costa Júnior.
REVITALIZAÇAO DA NOVA PONTE
APELO AO GOVERNADOR WANDERLEI BARBOSA
A população portuense e os líderes classistas e políticos fazem um apelo ao governador Wanderlei Barbosa pela revitalização da antiga ponte, para que condutores de veículos de pequeno porte, motoqueiros, bicicleteiros, pedestres e turistas possam usá-la com segurança.
Além de desafogar o trânsito na nova ponte, a revitalização tornará a ponte velha em um cartão postal da cidade
FICA O APELO