Folha de serviços prestados ao Estado. Esse é o principal carro-chefe que puxa as candidaturas para o rol dos favoritos em 2018
Fazendo uma análise pragmática do atual momento da política tocantinense, é fácil fazer o prognóstico sobre os favoritos para as eleições do ano que vem. Claro que falta ainda confirmar candidaturas e combinar com os eleitores, mas dentre os nomes cogitados para o Senado e para o governo do Estado, Siqueira Campos e Vicentinho despontam como favoritos para o parlamento e Marcelo Miranda para o Executivo Estadual, cada um por motivos diferentes, obviamente.
O atual governador conseguiu atravessar os momentos de turbulência no comando do leme do Estado e começa a colher os frutos da sua persistência e humildade, conseguindo até a realização de obras importantes para a população e dando um recado aos adversários de que, mesmo sob bombardeio, o “soldado” conseguiu cruzar a linha inimiga.
Marcelo e tem grandes chances de vitória, pois sua candidatura soma mais obras realizadas no Tocantins do que qualquer dos seus adversários conseguiria totalizar.
Mais que isso, o governador já está praticamente curado, após mais de quatro meses de tratamento médico, quando passou por um procedimento cirúrgico e enfrentou uma perda de quase 16 quilos. Com forças renovadas, Marcelo Miranda vai “por o pé na estrada”, a começar desta quinta-feira, quando vai visitar e inaugurar obras, além de assinar ordens de serviço, e confraternizar com correligionários, lideranças e com a população das cidades do Norte do Estado e do Bico do Papagaio.
Na última terça-feira, Marcelo Miranda recebeu telefonemas de Brasília, que trouxeram a boa notícia da amortização e rolagem das dívidas dos estados, aprovados no Senado Federal, que serão sancionados pelo presidente Michel Temer assim que ele chegar da Rússia, o que significa um alívio para estados e municípios que contraíram empréstimos e estão vivendo numa gangorra entre pagamentos e aplicações de recursos em obras.
As notícias de Brasília são um aviso de que o Tocantins terá recursos para investir em infraestrutura e que uma linha de crédito será aberta para o Estado junto ao BNDES.
Infelizmente, outra vitória de Marcelo Miranda, uma linha de crédito subsidiado, com pagamento elástico e com dois anos de carência, libareados pelo banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal, está pendente de aprovação por parte da Assembleia Legislativa, aonde um grupo de deputados tem criado empecilhos para que essa verba não seja liberada este ano.
O que mais reforça a robustez de uma candidatura de Marcelo à reeleição é justamente o tratamento que ele vem dando a essa mesquinharia dos deputados, não baixando o nível, buscando soluções diplomáticas e outras vias para garantir que o povo do Tocantins não fique sem as benfeitorias que as obras trarão.
É esse espírito conciliador e democrático que os senhores deputados tanto temem em Marcelo Miranda, mas que, ao agirem assim, fazem questão de fazer saltar aos olhos da população.
VICENTINHO MOSTRA SOLIDEZ
Já o senador Vicentinho Alves vem mostrando o quanto o trabalho de formiguinha é importante e rende bons resultados. Agindo tal qual mineiro, saiu da bancada dos coadjuvantes no Senado e chegou à primeiro-secretário da Mesa Diretora da Casa, responsável por toda a administração do Senado Federal, cargo de muita relevância, principalmente para um senador de um Estado com menos de dois milhões de habitantes e com uma das menores representatividades, com apenas oito cadeiras na Câmara Federal. Ao fim de seu mandato como primeiro secretário, tornou líder do seu partido, o PR, cargo que lhe proporciona estar constantemente reunido com ministros e com o Presidente da República.
Hoje, Vicentinho também é o coordenador da bancada federal do Tocantins, cargo só confiado àqueles capazes de agregar, delegar e articular com maestria.
Vicentinho também é campeão em liberação de recursos para os municípios do Tocantins, garantindo uma extensa folha de serviços prestados que lhe colocam, de forma natural, na lista dos favoritos para 2018.
Ressaltamos que essa é uma fotografia do quadro atual e que política é como as nuvens. A cada instante assume uma forma diferente. Portanto, só o tempo dirá se este quadro permanece inalterado ou mudanças repentinas vão embaralhar as peças desse jogo de xadrez.
PERFIL
Marcelo de Carvalho Miranda
Marcelo de Carvalho Miranda (Goiânia, 10 de outubro de 1961) é um político brasileiro filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Atualmente, é Governador do Estado Tocantins, cargo que ocupa pela terceira vez. É casado com a deputada federal Dulce Miranda (PMDB) com quem tem dois filhos.
Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1990, sendo reeleito em 1994 e 1998. Por duas vezes consecutivas chegou a presidir a Assembleia Legislativa do Tocantins. Naquele período, integrou a União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), quando articulou a criação do Parlamento Amazônico, do qual foi presidente de 2001 a 2002.
Em 2002 foi eleito pela primeira vez para o cargo de Governador do Estado do Tocantins com 60% dos votos válidos e assumiu o mandato de 2003 a 2006. Seu trabalho foi reconhecido pelos tocantinenses, que o reelegeram para o seu segundo mandato à frente do Estado. Em 2014, Marcelo Miranda retornou ao cargo de chefe do Executivo tocantinense em uma eleição na qual obteve 51,3% dos votos validos, a frente de Sandoval Cardoso (SD).
Vicentinho Alves
Prefeito de sua cidade natal Porto Nacional entre 1989 e 1992, elegeu-se por dois mandatos consecutivos, 1998 e 2002, a deputado estadual chagando a presidir a Assembléia Legislativa do Tocantins.
Em 2006 obteve nas urnas o mandato de deputado federal. Tendo pertencido ao PDT, PFL, PSDB, PL,e PR.
Nas eleições estaduais no Tocantins em 2010, Vicentinho Alves disputou uma das duas vagas ao Senado Federal, mas obteve o 3º lugar, com 332.295 votos. Entretanto, Marcelo Miranda teve sua candidatura indeferida com base da lei complementar 64/90 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 16 de novembro de 2010, garantindo a Vicentinho Alves a diplomação e posse como senador do Tocantins a partir de 1º de fevereiro de 2011.
Foi Primeiro-Secretário da Mesa Diretora, cargo responsável pela administração e supervisão do Senado Federal.
Atualmente é líder do PR e coordenador da bancada federal tocantinense.
José Wilson Siqueira Campos
José Wilson Siqueira Campos (Crato (CE), 1 de agosto de 1928), mais conhecido apenas pelo seu sobrenome Siqueira Campos, é um político brasileiro filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira.
Foi o primeiro governador do estado do Tocantins, já tendo exercido o cargo em três mandatos anteriores (de 1989 a 1991, de 1995 a 1998 e de 1999 a 2002). É pai do empresário, pedagogo e também político Eduardo Siqueira Campos, primeiro prefeito eleito de Palmas (1993-1997) e senador da república pelo Tocantins (1999-2007). Renunciou ao cargo de governador do Tocantins em 5 de Abril de 2014, juntamente com o vice João Oliveira (DEM). Desde então, não se candidatou a nenhum cargo público.