O empresário do ramo da comunicação e membro da cúpula nacional do PROS, José Carlos Leitão afirmou, em entrevista ao O Paralelo 13, que a escolha do político cearense Cid Gomes para o Ministério da Educação e da senadora tocantinense Kátia Abreu para o Ministério da Agricultura são a garantia de que o Tocantins ganha força e representatividade no governo da presidente Dilma Rousseff.
Para Leitão, Cid Gomes já demonstrou sua enorme competência como governador do Ceará – estado onde já havia ocupado diversos outros cargos eletivos – e tem, em seu relacionamento direto com o BID, Banco Intramericano de Desenvolvimento, o conhecimento e a expertise para a captação de recursos de forma rápida e eficaz.
O relacionamento entre a família Gomes e os governos do PT vem desde a reeleição do ex-presidente Lula, quando o irmão mais conhecido de Cid Gomes, Ciro Gomes, foi o coordenador de campanha e a indicação de Cid Gomes para a Educação é uma forma de reconhecimento e gratidão pela dedicação e apoio recebidos da família.
Segundo José Carlos Leitão, o nome de Cid Gomes para a Educação é um alento para as regiões Norte e Nordeste do País, que historicamente apresentam os piores índices educacionais do Brasil e que, agora, poderão se equipara e, quem sabe, superar as demais regiões em investimentos e desenvolvimento no setor.
KÁTIA ABREU
Mas Leitão não deixa de comemorar, também, a nomeação de Kátia Abreu para o Ministério da Agricultura. Profunda conhecedora do setor, para o empresário a senadora tocantinense une conhecimento de causa e uma vida de luta pela classe produtora brasileira, conhecendo os problemas de cada região e, o mais importante, trabalhando as soluções para cada um desses problemas.
“Kátia Abreu vai surpreender muita gente, até os que foram críticos à sua indicação para a pasta. Sua competência, desprendimento e, principalmente, sua facilidade no tratamento com o homem do campo, com os produtores rurais, vão ajudar a alavancar nossa agropecuária e tornar o Brasil uma dos líderes mundiais no setor.
Acredito que Kátia Abreu será uma grande parceira do homem do campo e vai fazer de tudo para transformar o Tocantins no principal celeiro do Brasil, ajudando Marcelo Miranda a ter condições de administrar o caos econômico que o espera ao assumir o governo do Tocantins”, sentenciou o empresário.
Ministros anunciados nesta terça pela Presidência:
Aldo Rebelo (Ciência Tecnologia e Inovação)
Cid Gomes (Educação)
Edinho Araújo (Portos)
Eduardo Braga (Minas e Energia)
Eliseu Padilha (Aviação Civil)
George Hilton (Esporte)
Gilberto Kassab (Cidades)
Helder Barbalho (Pesca)
Jacques Wagner (Defesa)
Kátia Abreu (Agricultura)
Nilma Lino Gomes (Igualdade Racial)
Valdir Simão (Controladoria Geral da União)
Vinicius Lajes (Turismo)