Por Philipe Bastos
A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) lançou, no final de janeiro, edital para seleção simplificada de artigos científicos. A coletânea pretende reunir trabalhos relatando experiências desenvolvidas em órgãos e instituições do sistema estadual de ensino, como escolas, Diretorias Regionais de Educação (DRE) e no âmbito administrativo da Secretaria.
O edital com todas as informações referentes à seleção de artigos está publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 26 de janeiro e pode ser consultado por meio do link http://diariooficial.to.gov.br/.
De acordo com as normas do edital, o objetivo geral da publicação é organizar uma Coletânea do Sistema Estadual de Ensino do Tocantins, “sistematizando ações significativas nos aspectos do ensino e da aprendizagem e da gestão, desenvolvidos nas escolas estaduais e em órgãos do sistema, como a Seduc, o Conselho Estadual de Educação e outros Conselhos ligados à Educação Estadual”.
Podem participar da seleção, os candidatos que pertencerem aos quadros funcionais do Sistema Estadual de Ensino do Tocantins, em cargos ou funções que se enquadrem como profissionais da Secretaria, professores, auxiliares docentes, pessoal administrativo das instituições educacionais do Sistema.
Os trabalhos devem seguir quatro temáticas básicas, sendo elas: Ensino e Aprendizagem no Estado do Tocantins; Pesquisa e Extensão; Experiências e Resultados nas Instituições Educacionais e Histórico da Institucionalização da Educação no Estado.
Todas as publicações serão analisadas por uma comissão avaliadora formada por 24 membros da equipe técnica da Seduc, mais dois professores do corpo docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ao todo, serão selecionados 30 artigos que irão compor, futuramente, uma revista científica publicada pela Pasta.
Segundo o superintendente de Tecnologia e Inovação da Seduc, Maurício Reis, o objetivo da seleção é abrir um canal para que os profissionais da educação básica possam fazer publicações científicas sobre experiências aplicadas e vivenciadas nas escolas e na administração educacional. “A educação básica produz muito material interessante, que precisam ser publicados e nós queremos oferecer oportunidade para que esses profissionais tenham um espaço qualificado para suas publicações”, completou.

Posted On Terça, 02 Fevereiro 2016 06:45 Escrito por

O governo do Estado vai repassar às entidades classistas, representantes dos servidores públicos estaduais, cerca de R$ 5 milhões e 350 mil. Os valores devem ser creditados nas contas das entidades nos próximos dias. A autorização para o pagamento foi anunciada na tarde desta segunda-feira, 1º, pelo secretário da Fazenda, Edson Nascimento, durante reunião com os representantes dos sindicatos e associações dos servidores. O secretário ressaltou que o Governo do Estado sempre tem honrado os seus compromissos e que, a partir de agora, a ideia é elaborar um cronograma para assegurar os pagamentos nos prazos previstos. Edson também destacou que está aberto ao diálogo com todos os interlocutores do Estado e que reuniões como a de hoje podem ser o canal para ajustar todas as situações pendentes.  “Podemos ter reuniões periódicas como essa para tratarmos dos assuntos que é de interesse de todos e, sempre que eu puder, já trago uma informação nova para vocês”, pontuou.

Posted On Terça, 02 Fevereiro 2016 06:44 Escrito por

Por Jesuino Júnior   Com um layout renovado e uma estrutura que prioriza a navegabilidade, interatividade e os serviços on-line oferecidos ao cidadão, o Governo do Estado lançou nesta segunda-feira, 1 de fevereiro, o novo Portal Tocantins. A plataforma está disponível no domínio to.gov.br e dispõe ainda de novas ferramentas que facilitam a acessibilidade ao internauta, atendendo as normas do Governo Federal para sites institucionais. Na ocasião foi lançado também o novo site da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), reformulado e funcional.   O lançamento do Portal Tocantins aconteceu durante uma apresentação oficial à imprensa, promovida pela Secom. Na ocasião, o titular da pasta, Rogério Silva, destacou que o lançamento qualifica a comunicação com o cidadão, de modo a permitir que ele encontre e utilize, intuitivamente, os serviços disponíveis e informações sobre políticas públicas, notícias das ações de governo, indicadores socioeconômicos e logísticos, além de dados históricos, geográficos e turísticos.   “Garantimos o acesso a todos os interessados, independentemente da forma e do dispositivo de conexão, assegurando a acessibilidade digital e um layout organizado, de modo que o internauta consiga encontrar com maior facilidade aquilo que busca. O novo formato do Portal se adapta automaticamente a tela do aparelho utilizado pelo internauta para acesso”, afirmou.   Rogério Silva lembrou que há mais de seis anos o Portal não sofria mudanças em sua estrutura. O secretário ressaltou que desde o início da atual gestão do governador Marcelo Miranda, todos os sites institucionais das pastas passaram por reformulações, buscando unificar e padronizar a imagem e linguagem do Governo do Estado na web. “É preciso ressaltar que todas essas reformulações foram realizadas dentro do princípio da economicidade. Todo o projeto foi encampado e desenvolvido pela Secom em parceria com os órgãos que compõem a administração estadual”, explicou.   De acordo com o secretário, o foco principal das mudanças foi o cidadão. “O Portal Tocantins é a porta de entrada do internauta aos serviços e notícias referentes ao Governo do Estado. Por isso, reunimos ali toda a gama de serviços on-line oferecidos pelo Governo. Assim, o cidadão ganha tempo na hora de fazer consultas, impressões de boletos ou cadastros, pois tudo estará disponível em um único local”, disse.   Interatividade   O novo Portal Tocantins traz também uma gama de possibilidades de interatividade entre o Governo e o cidadão. A principal delas acontece por meio das redes sociais, que estarão integradas dentro da nova estrutura.  

Posted On Terça, 02 Fevereiro 2016 06:43 Escrito por O Paralelo 13

No final da tarde desta terça-feira, 26, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) realizou uma coletiva de imprensa com integrantes da Polícia Científica e da Polícia Judiciária Civil, no intuito de esclarecer detalhes sobre as investigações sobre a morte do servidor público Wanderson Rodrigues Lira, 34, ocorrida na última segunda-feira, 25, em Palmas.
A entrevista coletiva teve início com a fala da perita da Polícia Científica, Gleisejane Almeida que explicou, de forma detalhada, sobre a perícia realizada no local onde o corpo do servidor público foi encontrado e fez uma análise das marcas e ferimentos encontrados no corpo da vítima. Em seguida, o médico legista e diretor do Instituto Médico Legal, Jorge Guardiola falou sobre os procedimentos de necropsia realizados no corpo de Wanderson indicando que possivelmente à vítima tenha sido morta por asfixia.


Logo após as explicações técnicas, o Delegado João Sérgio Vasconcelos Kenupp, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e responsável pelas investigações sobre o caso, detalhou os passos da investigação até agora, indicando, inclusive a linha de investigação que está sendo seguida pela delegacia, a qual aponta para Jheymes Sobrinho Ilder, que de acordo com as investigações, é considerado o principal suspeito pelo crime, ressaltando ainda que o homem já é considerado foragido pela da justiça.
Tais suspeitas se fundamentam no fato de que Jheymes esteve em companhia da vítima durante a noite da segunda-feira, 25 e madrugada do dia 26, quando, por volta das 4h30min, teria ocorrido um desentendimento entre ambos na residência da proprietária da casa em que os dois estavam residindo.
No entanto, após a briga, os dois teriam voltado para a kitnet que dividiam e, a partir daí, nada mais teria sido ouvido, sendo que o corpo de Wanderson foi encontrado por volta do meio dia da segunda-feira. Ainda conforme as investigações, o suspeito teria subtraído o aparelho celular e um Ipad de propriedade da vítima e fugido, tomando rumo ignorado.
O delegado afirmou também, que as investigações foram intensificadas no sentido de localizar e prender o mais rapidamente possível, o principal suspeito pelo crime. 

Por : Rogério de Oliveira 

Posted On Quarta, 27 Janeiro 2016 07:38 Escrito por O Paralelo 13

Representantes de órgãos e instituições públicas e privadas que integram o Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Tocantins (Femep-TO) realizaram nesta segunda-feira, 25, em Palmas, a primeira reunião ordinária do Comitê de Desoneração e Desburocratização, um dos cinco comitês temáticos que fazem parte do Fórum. O encontro de trabalho foi realizado na sede da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Tocantins (Sedetur).
Um dos temas abordados na reunião foi a estimativa que aponta que cerca de 97% da atividade econômica do Tocantins são representados pelo setor dos empreendimentos de micro e pequeno portes que teria hoje como um de seus maiores desafios a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Outro é implantação  de uma base de dados que disponibilize o acesso a informações e estatísticas atualizadas sobre o setor em todo o Estado.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico da Sedetur, Eremilson Leite, essas são demandas legítimas e este é um dos objetivos do Femep. “O Fórum tem o objetivo de buscar o maior número de demandas do setor e encaminhá-las ao Governo do Estado, que buscará as melhores formas de atender. E também ser uma ferramenta para mensurar as ações a essas demandas”, afirmou. O diretor informou que a Sedetur já iniciou a construção do banco de dados através da recém-criada Assessoria de Estatística e sugeriu também que sejam feitas articulações junto à Justiça do Trabalho para a implantação de cortes de conciliação em relações trabalhistas, uma vez que em caso de demandas, elas possibilitam o rápido entendimento entre as partes.
Durante a reunião também foi sugerida a implantação em Palmas, pelo Governo do Estado, de uma unidade do “É pra já”, sistema que reúne diversos órgãos públicos em um mesmo espaço e já está em funcionamento nas cidades de Gurupi e Araguaína. A ideia é que seja ampliado o leque de serviços prestados e a inclusão de instituições financeiras que facilitem o acesso dos micro e pequenos empresários a linhas de crédito. Representando a Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), o técnico Helivan Araújo Lopes informou que o órgão já está implantando o sistema Simplifica Tocantins, que facilitará diversos trâmites burocráticos como abertura, alteração e baixa de empresas. A próxima reunião do Comitê Temático de Desoneração e Desburocratização ficou agendada para o dia 25 de abril.     Até o próximo dia 29 de janeiro serão realizadas reuniões dos demais comitês do Fórum, sempre a partir das 15 horas, na sala de reuniões da Sedetur. Nesta terça-feira, 26, se reúnem os membros do Comitê Investimento e Financiamento; na quarta, 27, de Tecnologia e Inovação; na quinta, 28, Compras Governamentais e, por fim, na sexta-feira, 29, o Comitê de Comércio Exterior.

Por: Maria José Batista/Governo do Tocantins

Foto: Maradona

Posted On Terça, 26 Janeiro 2016 06:11 Escrito por O Paralelo 13