Na tarde desta sexta-feira, 09, o presidente da Agência Tocantinense de Ciência Tecnologia e Inovação (Agetec), George Brito, recebeu a visita da Deputada Federal Josi Nunes (PMDB). Na pauta do encontro a parlamentar conheceu as ações da Agetec, a exemplo da proposta de recomposição do Programa de Crédito Educativo do Governo do Estado do Tocantins (Proeducar) que já beneficiou 5.355 alunos, que tiveram a oportunidade de receber financiamento de até 80% do valor da mensalidade dos cursos de graduação.
Por Tânia Caldas
“Já encaminhamos essa nova proposta à Casa Civil do Estado, ocasião que esperamos a aprovação do Governador Marcelo Miranda. Nesta nova edição o Programa contará entre outras novidades, mais possibilidades de renegociação por parte dos alunos e quotas para estudantes de baixa renda. Outro anseio, é que os recursos oriundos do Proeducar fossem exclusivamente aplicados no Programa e que o Fundo Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação não fosse somente orçamentário, mas também financeiro. Porque acreditamos que esse é o melhor caminho para o Tocantins avançar no desenvolvimento científico e tecnológico”, considerou o presidente.
O gestor também apresentou à deputada Josi Nunes o andamento da educação profissional destacando o lançamento recente do Edital Pronatec- 2015/2, que oferece 800 vagas para o quadro reserva de profissionais bolsistas atuarem em 99 municípios do Estado. O presidente falou também sobre a implantação de mais 10 novos Polos de Educação a Distância (EAD). Dentro deste contexto, George Brito enfatizou o desejo de criar a Rede Estadual de Educação Profissional. “A princípio seria criado com estrutura em Natividade, Guaraí e Palmas. Uma unidade no Sul e outra no Norte do Estado, pois existe uma grande demanda de formação de Jovens e adultos”.
Outros assuntos também foram apresentados, como a realização pela Agetec da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2015, a regulamentação pelo Governador do Tocantins Marcelo Miranda, da Rede Tocantinense de Inovação e ainda sobre a criação e implementação do Parque Tecnológico do Tocantins. “Queremos dar andamento ao processo, porque Já foram feitos estudos favoráveis à criação do Parque Tecnológico com polos em Araguaína, Gurupi e Palmas. Queremos transformar as vocações dessas regiões em empresas de base tecnológica e em atividades que gerem renda para a população”.
Ao fim do encontro a Deputada Josi Nunes demonstrou muito empenho e disse que irá conversar com o Governador Marcelo Miranda para viabilizar os processos da Agetec. “Também tentaremos Emendas Parlamentares em conjunto e irei conversar com os Senadores do PMDB para apoiarem as causas da Agetec, com ênfase a Ciência, Tecnologia e Inovação, como o Código Nacional que está no Senado para ser votado anda esse ano. Essa visita foi muito proveitosa, nós queremos ser parceiros da Agetec”, enfatizou a deputada.