Visando promover a aproximação da gestão central das escolas estaduais da Diretoria Regional de Palmas (DRE), a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) está promovendo, nesta quinta-feira, 3, e sexta-feira, 4, a Seduc Descentralizada, que já percorreu outras sete Regionais. No primeiro dia, o grupo gestor da Pasta se reuniu com a equipe de técnicos da DRE, com os diretores e coordenadores Pedagógicos das escolas pertencentes à DRE de Palmas, que envolve, além da Capital, unidades escolares de outros nove municípios.
Por Núbia Daiana Mota
Durante os trabalhos, a professora Wanessa Zavarese Sechim, titular da Pasta, falou sobre a administração da Educação estadual, fazendo um comparativo entre a situação da Seduc quando assumiu a secretaria e a atual conjuntura. “Foi desafiador assumir essa Pasta tripla, temos trabalhado muito ouvindo a comunidade escolar, fazendo diagnósticos reais, propondo mudanças e monitorando constantemente para levar um ensino melhor para os alunos da rede estadual. Tem sido gratificante ver os resultados começarem a aparecer. Nosso foco é o aprendizado do aluno e por isso estamos fazendo essa força-tarefa para atender todas as regionais e unidades de ensino individualmente, porque é na escola que o processo ensino aprendizagem acontece efetivamente”, frisou.
A Proposta Pedagógica elaborada pela Secretaria para o ano de 2017 também foi reforçada durante o encontro. “Diante dos resultados do primeiro semestre percebemos alguns progressos, mais é preciso avançamos ainda mais para oferecer um ensino como nossos alunos merecem. Com isso, criamos os pilares que dão sustentação à Proposta Pedagógica e encaminhamos as orientações para o segundo semestre, no sentido de dar ainda mais autonomia para as escolas e especialmente para os professores para que o aluno aprenda de fato. Nós na sede da Seduc podemos passar as orientações, trabalhar com as melhores diretrizes, mas sem o apoio dos professores não chegamos ao resultado almejado”, ressaltou.
Rosa Maria Maciel, diretora da Escola de Tempo Integral Maria dos Reis, de Palmas, enfatizou a importância do envolvimento dos servidores para o progresso dos estudantes. “Os nossos professores receberam muito bem as orientações da Seduc dando prioridade ao sucesso da aprendizagem e toda a equipe está empenhada em desenvolver a Proposta Pedagógica. Acredito que teremos no segundo semestre um resultado ainda mais positivo, levando uma educação de qualidade aos nossos alunos e permitindo que eles acreditem no potencial que possuem e nos seus sonhos”, enfatizou.
Para a gestora do Centro de Ensino Médio Castro Alves, Maria do Reis, a participação das unidades de ensino e dos professores nas tomadas de decisões da Seduc “têm sido fundamental para mudarmos a realidade das escolas, colocando o aluno como prioridade. Essa construção coletiva da Proposta Pedagógica, e saber que ela está em constante aperfeiçoamento, faz com a que os gestores, os professores, pais e alunos sintam-se parte do processo e permite progressos que iremos, certamente, comemorar em breve”, avaliou.
A prioridade para a aprendizagem dos conteúdos, o fim dos sábados letivos e a redução significativa de projetos durante o período das aulas foram pontos destacados pelos diretores e coordenadores como primordiais para a melhoria do rendimento em sala de aula. “Esse novo olhar para o que acontece na sala de aula tem feito a diferença. Antes, recebíamos muitos projetos e precisávamos realizar diversas ações na escola que acabavam atrapalhando as aulas e comprometendo a aprendizagem. Com essas novas orientações nosso foco é fazer com que o aluno aprenda o conteúdo e esteja pronto para a série ou ano seguinte”, disse a diretora da Escola Estadual Salmon do Amaral Brito, de Lagoa do Tocantins, Aline Teixeira.
Segundo a diretora da Regional de Palmas, Mara de Fátima Bassan Bayer, aproximação entre a gestão estadual e as escolas, tem sido fundamental para socializar as demandas e progressos das unidades escolares. “Essa proximidade vem respaldar o trabalho que já fazemos na DRE e inspira confiança nos diretrizes. Prezamos pela gestão democrática das escolas e momentos como esse reforçam a autonomia da escola. Também é importante destacar o quanto a voz da comunidade tem sido levada em consideração antes das mudanças que têm ocorrido. Os alunos e pais querem conheçam, opinar e isso vem acontecendo para que caminhemos junto com pensando no sucesso na sua vida escolar”, enfatizou.