ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024 E O PT, EM PALMAS, ARAGUAÍNA E GURUPI

Posted On Quarta, 07 Junho 2023 04:54
Avalie este item
(0 votos)

O Observatório Político de O Paralelo 13, em conversa reservada durante o café da manhã desta terça-feira, tomou conhecimento das prioridades do Partido dos Trabalhadores, PT, que tem Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República e seu principal comandante, para o Tocantins, nas próximas eleições municipais.

 

Por Edson Rodrigues

 

Com o curioso modus operandi de protocolar os métodos a serem empregados em todos os Estados, independente do número de eleitores, a cúpula nacional petista já deixou claro que pretende dominar as ações, por meio do seu diretório nacional, visando as eleições de 2024. Segundo nosso interlocutor, que prefere o anonimato, está definido que o PT terá candidatos próprio nas 27 capitais e, pelo menos, nos dois maiores colégios eleitorais, o que significa postulantes petistas em Palmas, Araguaína e Gurupi, respectivamente, em território tocantinense.

 

CÉLIO MOURA E PAULO MOURÃO

 

A mesma fonte nos garantiu que em Araguaína, o martelo está batido, com o nome do ex-deputado federal Célio Moura (foto) à frente. A opção por Célio Moura significa oxigenar a política estrutural da legenda no Tocantins e em Araguaína, pois o ex-deputado sempre foi um companheiro leal e acabou prejudicado em sua candidatura à reeleição à Câmara Federal, por conta de movimentações internas do partido no Tocantins, que resultaram em uma divisão dos membros em alas, coisa corriqueira em se tratando do PT, que mais atrapalharam que ajudaram nas eleições do ano passado.

 

Célio Moura é reconhecido na região Norte do Tocantins por um trabalho de décadas como advogado do povo, levando adiante causas da população mais necessitada.

 

Em Palmas, segundo o apurado pelo nosso Observatório Político, o nome desejado pelo PT é o do ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Sardinha Mourão, (foto) ex-deputado federal e estadual, que goza de amizade de longa data com o principal articulador político do PT, José Dirceu, pai do deputado federal Zeca do PT, líder do governo na Câmara Federal.

 

O posicionamento de José Dirceu é de que só há no PT uma pessoa preparada e com credibilidade para ser um candidato competitivo à prefeitura de Palmas e essa pessoa é Paulo Mourão, que mescla experiência em gestão pública, com ótima passagem pela prefeitura de Porto Nacional, além de ser um petista autêntico e ficha-limpa.

 

Nossa fonte adiantou que as tratativas para colocar o projeto de Paulo Mourão como candidato á prefeitura de Palmas serão conduzidas pela própria cúpula nacional do PT.

 

Enquanto isso, em Gurupi, a escolha do nome será conduzida pelo Diretório Estadual do PT.

 

DISPUTA INTERNA, DIVISÃO DO PARTIDO E AS INTRIGAS

Não é segredo para ninguém que as intrigas e desavenças políticas são o que mais atrapalham dois partidos dos mais antigos no Tocantins.

 

Esse racha permanente, em que a legenda é subdividida em alas, tem sido o maior empecilho do MDB e do PT no Estado, o que, nas últimas eleições, levou os dois partidos a uma vexatória atuação nas urnas, em que nenhum deles conseguiu eleger sequer um deputado estadual, quem dirá deputado federal ou senador, em seu pior desempenho político nos 34 anos de história do Tocantins, encaminhando uma transformação de seus patrimônios e histórias políticas em pó.

 

Agora, o PT nacional traz para o Tocantins suas estratégias traçadas para cada Estado da federação, tentando emplacar bons nomes nos três principais colégios eleitorais, contando com a Capital, tentando eleger pelo menos um desses prefeitos, além de obter vitórias pontuais em municípios de médio e pequeno porte, visando as eleições majoritárias de 2026, para que possa voltar a ter representantes na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa.

 

É aguardar a prática pra ver se o discurso é o mesmo da teoria...