O Centro de Ensino Médio (CEM) Presidente Castelo Branco, de Colinas, jurisdicionado à Diretoria Regional de Educação de Colinas, realizou, no dia 28 de setembro, com os estudantes do programa Escola Jovem em Ação uma aula interdisciplinar em campo
Por Abrão de Sousa
A ação ocorreu com a visita técnica dos alunos de ensino médio ao Distrito de Bielândia, vinculado ao município de Filadélfia, Tocantins, onde há uma floresta fossilizada considerada a mais importante do Hemisfério Sul e mais completa do mundo.
O objetivo do trabalho é praticar a pedagogia da presença e fomentar a interação dos alunos com as práticas, comprovando por meio das aulas de campo, o que os alunos já estudaram, relacionando os conteúdos da Base Curricular Comum com a realidade.
A Diretoria Regional de Educação de Colinas e a Prefeitura de Colinas foram parceiras para a realização do evento que ocorreu no Monumento de Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf), em Filadélfia, sob a coordenação da professora karlla Castro Veloso e com apoio dos outros professores da unidade escolar Castelo Branco.
Segundo Karlla Castro Veloso Ruggeri, professora de geografia, a aula de campo proporcionou vivência prática. “A palestra e a aula de campo proporcionaram aos alunos conhecimentos práticos sobre eras geológicas, evolução das espécies, vegetação, paleontologia e educação ambiental”, destacou.
De acordo com Marcos Vinícius Nunes Dias, estudante da 1ª série do ensino médio, a aula reforça os conhecimentos adquiridos teoricamente em sala de aula. “Tivemos bastante aprendizado nessa aula campo, reforçamos os estudos feitos em sala de aula sobre eras geológicas, vegetação e processo de fossilização”, comentou.
Para Gleiciany Santos A. de Araújo, aluno da 1ª série, conhecer sobre a diversidade de fósseis foi interessante. “Aprendi sobre a diversidade de fósseis existentes no Tocantins e como eles deixam registrados a evolução do planeta terra”, ponderou.
A importância da aula foi comentada pelo aluno Gustavo de Sousa Lima, da 2ª série do ensino médio. “A partir dessa viagem, tivemos a oportunidade de conhecer algo novo, e aprendermos sobre a importância de Paleontologia, ciência que estuda as formas de vida existentes em períodos geológicos passados, a partir dos seus fósseis”, finalizou.