Informar, conscientizar, orientar e assegurar os direitos consumidor, tem sido prioridade da Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor do Tocantins (Procon/TO) que tem intensificado a realização de palestras e ações educativas para os diversos públicos no Estado
Por Thaise Marques
O Procon/TO tem ampliado as ferramentas de comunicação para que todos os consumidores tenham acesso órgão. Nesta segunda-feira, 1°, o Núcleo Regional de Atendimento do Procon em Guaraí completa dois meses do programa “Procon em Ação”, em uma rádio local da cidade.
O programa acontece todas as terças-feiras, das 10 às 11h. Com esta ferramenta cerca de 10 mil pessoas são informadas semanalmente sobre seus direitos enquanto consumidores.
As palestras com jovens e adultos também estão sendo intensificadas. Recentemente o núcleo, promoveu um debate com mais de 80 idosos no Centro de Convivência do Município. Na ocasião foram abordados assuntos como empréstimos consignados, cartão de crédito, serviços essenciais, transporte, prioridade no atendimento, consumo consciente, direitos dos idosos nas relações de consumo de acordo Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto do Idoso.
Segundo a chefe do núcleo, Maria Julia Silva Neta, a Educação para o Consumo independente da idade tem grande relevância na vida do consumidor.
“É importante interagir com o publico da terceira idade sobre o equilíbrio financeiro, orientar sobre seus direitos e deveres e conscientizar sobre a importância da informação e como influencia na qualidade de vida”, destacou a chefe do núcleo.