A assistência ao homem do campo em Palmas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, (Seder) sempre foi uma preocupação da prefeita Cinthia Ribeiro
Com Assessoira
Hoje, a Seder realiza um trabalho de excelência, sob supervisão direta de Cinthia Ribeiro, que escolheu pessoalmente o advogado Carlos Braga para gerir a pasta. Ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal da Capital, Braga tem conhecimento profundo das demandas de Palmas, especialmente da zona rural. Por isso mesmo foi escolhido pela prefeita para, com o lastro de excelentes técnicos que compõem o quadro da secretaria, proporcionar assistência profissional de qualidade aos pequenos agricultores, assentamentos rurais, às hortas comunitárias, contando para isso com estradas vicinais em ótimo estado de conservação.
ESTRUTURA PARA COLHER BONS RESULTADOS
São mais de quatro mil quilômetros de estradas vicinais encascalhadas ou pavimentadas, novas pontes construídas, substituição de manilhas, distribuição de calcáreo e sementes, patrulhas mecanizadas dando total suporte a assentamentos e hortas comunitárias e roças sendo gradeadas e preparadas para plantio em breve.
RECORDES DE HORAS/MÁQUINA NO PREPARO PARA O PLANTIO
Graças à boa vontade e conhecimento do secretário Carlos Braga, que assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas a convite pessoal da prefeita Cinthia Ribeiro, o setor está sendo revolucionado no município, com apoio total aos homens e mulheres da zona rural da capital. Uma equipe exclusiva de profissionais para orientação na criação de peixes, aves e caprinos, está fazendo a diferença, garantido mais produção de qualidade com menos investimento. Resultado: os produtos chegam à mesa do consumidor a preços mais acessíveis e com ótima qualidade, através de estradas vicinais bem conservadas, o que facilita o escoamento.
CONTRAPARTIDA SOCIAL
A produção agrícola no município de Palmas permite uma contrapartida social ainda maior por parte da prefeitura. O sistema educacional da capital é atendido com a produção da Fazendinha Calor Humano, projeto desenvolvido pela Seder, que cultiva verduras, frutas e peixes para reforçar a merenda escolar da rede municipal. Somente esta semana dois CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) foram atendidos com 500 kg de banana e 50 kg de abóbora produzidas na Fazendinha do Calor Humano.
GARANTIDO O FORNECIMENTO DE ALIMENTOS DE QUALIDADE
A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas tem outras atribuições importantes para o fornecimento de produtos de qualidade ao consumidor palmense, como o SIM – Serviço de Inspeção Municipal, que tem a missão de inspecionar e fiscalizar estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal de derivados, desde a origem da matéria-prima, o vestuário dos funcionários e, principalmente, a manipulação dos alimentos, o modo de conservação e embalagem do produto final.
CRÉDITO MAIS ACESSÍVEL E ORIENTAÇÂO À COMERCIALIZAÇÃO
A Seder Palmas procura tornar viável ao pequeno agricultor o acesso ao crédito através do PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, além de outras linhas de crédito existentes no mercado, com assistência técnica e apoio efetivo ao agricultor por agrônomos, veterinários e técnicos agrícolas, por exemplo.
CARLOS BRAGA
Carlos Roberto Braga do Carmo, secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Palmas, é advogado, natural de Mairipotaba (GO). Exerceu o cargo de deputado estadual de 1995 a 1999, foi diretor-geral da Câmara Municipal de Palmas e secretário de Governo da Prefeitura de Palmas por dois períodos. Em 2004 foi eleito vereador da Capital, disputou a presidência da Câmara Municipal para o período de 2005/2006, sendo eleito por unanimidade. Reelegeu-se, em 2006, também por unanimidade, para mais dois anos à frente da Casa.
Já exerceu cargos públicos em várias partes do País, como prefeito da cidade de Mara Rosa (GO), também, presidente do Instituto de Terras de Rondônia e diretor da Fundação Santa Rita de Cássia, quando da criação do Tocantins. Na gestão, já foi secretário de Governo e Relações Institucionais, e de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais.