Os contextos histórico e cultural da cidade de Monte do Carmo serão temas do Projeto Boiúna, que será realizado na Unidade Sesc Porto Nacional nesta sexta-feira, dia 28 de novembro. O evento acontece às 19h e a entrada é aberta aos alunos, familiares e a toda a comunidade portuense.
Na programação, consta a exibição de um documentário fotográfico sobre o município e um número de dança congo, que será apresentado pelos alunos do programa Educação de Jovens e Adultos – EJA 1º Segmento da unidade.
De acordo com a orientadora pedagógica Walnoysa Dias de Sousa, o Projeto surgiu da necessidade de se trabalhar atividades que vão ao encontro da proposta curricular da Escola Sesc. “A cultura e a arte se caracterizam pelo conjunto de manifestações e linguagens de um povo e estão diretamente relacionadas ao saber tradicional, popular e contemporâneo, os quais manifestam-se por meio dos dialetos, na culinária, nas expressões artísticas, nas diferentes crenças religiosas, raças e também na sexualidade”, ressaltou a orientadora.
Ainda de acordo com a orientadora, a ação cultural será realizada pelos alunos do EJA, que tem como professoras Alexandra Albuquerque, Francine Melissa e Diego Lemos. “Acreditamos que esse estudo sobre Monte do Carmo contribuirá para a construção da própria identidade e da valorização da memória pessoal do aluno. E as aprendizagens se manifestarão por meio das observações e registros de suas manifestações culturais, sua arquitetura, seu movimento, suas lendas, o comércio, a economia, a política, o turismo, as histórias dos pioneiros e fundadores, a localização geográfica e curiosidades”, frisou a colaboradora.
A entrada é livre e o evento será nesta sexta-feira, dia 28, a partir das 19h, na Unidade Sesc Porto Nacional.