Essa é a primeira vez na história do Estado que tem a participação de estudantes-atletas na modalidade
Por Elvio Marques
Quatro crianças, da capital tocantinense, cheias de tática, força e garra. Essas são algumas características dos estudantes-atletas do Wrestling, que conquistaram quatro medalhas, sendo uma de ouro, uma de prata e duas de bronze, durante os Jogos Estudantis Brasileiros (JEB'S), na capital carioca, nesta sexta-feira, 11.
Receberam medalha os seguintes estudantes-atletas: Maria Clara, ouro, na série prata, da Escola Municipal de Tempo Integral Carolina Campelo Cruz da Silva; Rodrigo Júnior, prata, na série bronze, da Escola Estadual Novo Horizonte; Ytallo Carlos, bronze, na série prata, do Colégio Aurélio Buarque; e ainda Jan Carlos, também bronze, na série prata, do Centro Educacional Conceito.
Ao conquistar a primeira medalha de ouro para o Tocantins, a estudante da Escola Municipal de Tempo Integral Carolina Campelo Cruz da Silva, de Palmas, Maria Clara diz estar muito feliz, visto que é a primeira vez que o Tocantins tem representantes do Estado no Wrestling durante os jogos nacionais. "Eu me preparei muito para este momento, não é uma luta fácil. E este foi meu primeiro ano de competição, então, levar uma medalha para o Tocantins é incrível. Tô muito feliz, por representar o meu Estado", diz Maria Clara.
O atleta Rodrigo Júnior lembra também que foram dias de muito aprendizado. "Estávamos muito ansiosos para estar aqui, participar e vencer. E não é mesmo que conseguimos (sorri). Agora é continuar treinando para sermos cada vez melhores", complementa.
A felicidade também está estampada no rosto do técnico Cassio Barão, que confirma que "é a primeira vez na história do Tocantins que temos a modalidade de Wrestling participando dos jogos, e, já com tantas medalhas, isso nos deixa muito feliz e grato. É o resultado do nosso esforço e compromisso com o esporte. Representar o Tocantins é maravilhoso porque é o Estado que nos acolhe para fazer o nosso melhor ", reforça o técnico Cassio Barão.
Hoje, tiveram ainda competições de Atletismo, Ciclismo, Handebol, Voleibol, Ginástica Rítmica, Natação e Badminton. Os jogos encerram dia 15.
Wrestling
A Luta Olímpica ou Olympic Wrestling Greco-Romana é disputada desde o ano 704 a.C. nos Jogos Olímpicos da Antiguidade e, ao lado da maratona, possui o posto de esporte mais antigo da humanidade. Na competição, o objetivo é imobilizar o oponente com as costas para o solo, o chamado encostamento. Esta ação encerra imediatamente a luta.