Por Umbelina Costa e Wilma Modesto
Mais de três mil futuros condutores, do 6º ao 9º ano do ensino médio, já foram formados pelo Programa Trânsito Jovem, em todo o Estado. O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), através da Gerência de Educação para o Trânsito está levando ações de conscientização sobre um trânsito seguro a alunos de escolas estaduais e municipais do Tocantins. Mais de dez mil Manuais Escolares de Trânsito foram distribuídos nas escolas. O livro trata de pedestre, condutor, direção defensiva, infrações e penalidades, convívio social e meio ambiente, primeiros socorros, noções de veículos e sinalização. É o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) resumido de forma didática.
Em vigência desde 2016, a iniciativa do Detran envolve as 29 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), e já capacitou 815 alunos em Miranorte, 435 em Augustinópolis, 430 em Xambioá, 340 em Combinado, 223 em Paraíso, e 185 em Miracema. Somente em Palmas, onde o programa ainda está em andamento, 700 alunos estão participando. Nos municípios de Araguatins, Combinado e Xambioá o projeto continua a ser aplicado. Os alunos da zona rural de Xambioá também foram contemplados.
O Detran em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) está permitindo que o Programa Trânsito Jovem seja ampliado para outros municípios os quais serão multiplicadores, como Formoso do Araguaia, Lagoa de Confusão, Sítio Novo, Tocantinópolis, Colméia, Figueirópolis, Colinas, Alvorada e Aliança do Tocantins.
O conteúdo do livro é aplicado em sala de aula para todos os alunos, e é integrado às demais disciplinas. A equipe de pedagogos do Detran discute, previamente, com o corpo docente da escola onde o programa vai ser aplicado, sobre dias e horários de aulas, para que não haja interferência no conteúdo já previamente estabelecido.
O presidente do Detran, coronel Eudilon Donizete destaca que o programa tem o propósito de formar condutores conscientes para um trânsito mais respeitoso, trazendo assim a preservação de vidas. “O Manual Escolar de Trânsito é uma parceria com o Ministério da Cultura, através de um projeto produzido pelo Detran do Tocantins. O público jovem foi escolhido, porque são as maiores vítimas de acidentes de trânsito, daí a importância de se trabalhar a conscientização a partir da formação da mente de cada um”, disse.
Os mais de 10 mil manuais foram distribuídos em Pedro Afonso, 220, 350 em Combinado, 300 em Araguaçú, 250 em Dianópolis, 10 em Palmas, 650 em Xambioá, 1000 em Porto Nacional, 800 em Miracema, 600 em Augustinópolis, 650 em Araguatins, 300 em Natividade, 650 em Guaraí, 300 em Paraíso do Tocantins, 1100 em Miranorte, 500 em Arraias, 1500 em Araguaína, 800 em Gurupi, 600 em Taguatinga, e 250 em Lagoa da Confusão.