Oposição ao Executivo, vice-presidente da Assembleia Luana Ribeiro diz que a população deve estar acima de questões políticas e garante que é favorável ao financiamento

Posted On Segunda, 03 Julho 2017 06:41
Avalie este item
(0 votos)

Representando a Assembleia Legislativa, a deputada Luana Ribeiro, madrinha dos órgãos de segurança do Estado, principalmente o sistema prisional, que constantemente tem visitado a estrutura do sistema carcerário no Tocantins, participou da solenidade de nomeação dos aprovados do concurso da Secretaria de Cidadania e Justiça.

 

Da Redação

 

A determinação do governador Marcelo Miranda, em convocar os aprovados no concurso, aconteceu durante a entrega de viaturas, armas, munições e uniformes para o Sistema Penitenciário do Tocantins. Na ocasião, a vice-presidente da Assembleia ressaltou os benefícios que tem conseguido viabilizar a comunidade, a importância de priorizar a segurança aos cidadãos, e as deficiências que hoje o sistema carcerário enfrenta.

 

Benefícios

Realizado em 2014, e retomado na atual gestão pelo governador Marcelo Miranda, foram ofertadas 1.292 vagas, divididos nas áreas de técnico em Defesa Social, analista em Defesa Social, técnico Socioeducativo, analista Socioeducativo e assistente Socioeducativo.

Na cerimônia, Marcelo Miranda anunciou ainda a construção do presídio de Cariri, com capacidade para 380 detentos.  Ao se referir à problemática da superlotação nos presídios, citou  investimentos em alternativas penais, a exemplo das centrais de monitoramento, que permitem que mais de 300 presos usem tornozeleiras eletrônicas, além da Central de Execuções de Penais e Medidas Alternativas (Cepema) de Palmas, que será estendida para Gurupi e Araguaína.

 

Ao todo foram entregues sete viaturas, armamentos, munições, uniformes e carteiras funcionais para o Sistema Penitenciário Prisional do Tocantins. As armas e as munições resultam de doações pela Força de Segurança Nacional, e os viaturas (furgões-cela) frutos de convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ambos vinculados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. O governador Marcelo Miranda fez a entrega simbólica dos uniformes dos profissionais que atuam no Sistema Penitenciário Prisional, os de uso operacional convencional e os do Grupo de Intervenção Rápida (GIR). Os novos servidores do Sistema, recém empossados em seus cargos, também receberam, simbolicamente, suas identidades funcionais.

 

Luana Ribeiro se posiciona

Mesmo estando na oposição ao Governo do Estado na Assembleia Legislativa, a deputada que possui em seu currículo vários mandatos eletivos, agradeceu a parceria realizada junto ao governo do Estado, o trabalho desenvolvido e salientou que “situação ou oposição política, um governo amadurece independente da situação política, fazendo o bem sem olhar a quem”. 

 

Lembrou das ações e do suporte que tem recebido junto ao secretário de Segurança Pública, César Simoni e da secretária de Cidadania e Justiça Gleidy Braga. Agradeceu ainda a equipe da Ordem dos Advogados d Brasil, Seccional Tocantins, que em conjunto tem desenvolvido projetos voltados para a Lei de Execução Penal Brasileira. Destacou também o trabalho das equipes da Comissão de Finanças, e de Defesa do Consumidor da Assembleia.

 

“Juntos estas instituições têm buscado promover a ressocialização dos detentos, em que a cada três dias trabalhados reduz um dia na pena.  Esse projeto para reintegrar o reeducando a sociedade reduz custos para o Estado, além de verdadeiramente reinserir o reeducando a sociedade já estabilizado, com uma profissão, emprego e renda”, disse.

 

Financiamento

Atualmente tramita na  na Assembleia uma solicitação de financiamento junto ao Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal no valor de R$ 600 milhões, para que sejam investidos em diversas áreas como saúde, segurança pública, educação e infraestrutura.

 

Sobre este assunto, a vice-presidente da Assembleia, salientou que “mesmo sendo uma parlamentar que não tem caminhado politicamente junto com o Governo do Estado, estou pronta para aprovar a autorização do empréstimo. Sou a favor do Tocantins e da população que depende de hospital de qualidade, segurança pública, e melhores condições das estradas e rodovias. A população não pode mais ser penalizada com a paralisação de obras. E são obras estruturantes, não de custeio. Elas serão revertidas em benefícios para a população, que é nosso objetivo principal, além deste dinheiro começar a circular dentro do estado, movimentando o comércio e a prestação de serviços”, disse.

 

A parlamentar frisou que infelizmente os índices de violência no Estado tem crescido, mas em um momento de crise é que se descobre as oportunidades, os líderes, e que o cidadão reforça a certeza de acreditar que dias melhores virão.  “Meu posicionamento em relação ao empréstimo visa o bem-estar da população. Não é fácil elaborar um projeto que atenda as necessidades do povo, e este povo está acima de qualquer questão política, logo eu apoio toda ação que seja voltada para atender e melhorar a qualidade de vida das pessoas. E assim como sou favorável ao financiamento estarei atenta para que haja à boa aplicação desses recursos, pois, meu objetivo é que a população seja atendida com as obras estruturantes, principalmente nas áreas de saúde e infraestrutura”, concluiu Luana Ribeiro.