ORÇAMENTO APROVADO! A HORA DO TOCANTINS DESLANCHAR

Posted On Sexta, 29 Março 2019 07:23
Avalie este item
(0 votos)

Mauro Carlesse mostra que força de convencimento e consegue destravar pautas na Assembleia Legislativa

 

Por Edson Rodrigues

 

O governador Mauro Carlesse demonstrou, mais uma vez, ser um político de atitude, determinado, de poucas palavras e pulso firme, dando exemplo aos seus auxiliares, ao articular com os deputados estaduais o destravamento da pauta de votações e, receber em troca apoio, lealdade e, acima de tudo, companheirismo.

 

Mauro Carlesse e Antônio Poincaré Andrade assumiram de vez o papel que lhes cabe no comando do Executivo e do Legislativo Estaduais e, juntos, firmaram um pacto pela governabilidade e, o mais importante, para criar condições de que o Tocantins inicie um novo tempo em sua história.

 

Os bons exemplos vieram dos dois lados. O Executivo estadual montou uma equipe para buscar a readequação das contas públicas à Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF – não hesitando em “cortar na própria carne”, demitindo contratados e comissionados, extinguindo e fundindo secretaria s órgãos e elaborando um planejamento de aplicação dos recursos capaz de contemplar os 139 municípios e possibilitar a construção dos hospitais de Araguaína e Gurupi, da nova ponte sobre o Rio Tocantins em Porto Nacional, recuperar a malha viária e dar novo impulso aos projetos Rio Formoso, São João e Campos Lindos.

 

VENCEU O BOM SENSO

No processo que terminou com o imbróglio que estava impedindo o Estado de dar a largada no novo governo, venceu o bom senso, a assertividade, a humildade e o respeito.  As cartas foram colocadas sobre a mesa, as condições expostas e cada um, parlamentar e secretário, resolveu assumir seu papel e desatar os “nós”.

Com a aprovação do Orçamento de 2019, na noite desta quinta-feira, a sociedade tocantinense pode dormir tranquila, pois serão liberados os recursos que garantirão um melhor atendimento nos serviços públicos da Saúde Educação e Segurança Pública, os servidores terão a certeza de ter a sazonalidade dos seus vencimentos respeitada, os prefeitos e demais Poderes terão seus repasses respeitados e um novo cenário se desenhará para o futuro do Tocantins.

 

O DESAFIO DA SAÚDE

Com todo o imbróglio resolvido, resta ao governo um nó a ser desatado que não depende – apenas – de dinheiro, que é a administração dos problemas na secretaria da Saúde. Há apenas dois caminhos: ou troca o secretário ou se municia a pasta com uma consultoria que indique uma nova forma de administrar os recursos.

 

Em todos esses meses à frente da secretaria o que se tem visto na pasta da Saúde é falta de capacidade administrativa, falta de comunicação entre os setores e falta de liderança, enquanto vidas vêm sendo ceifadas e o sofrimento dos pacientes se multiplicando entre seus familiares, que apontam humilhação e falta de humanidade na condução do que deveria ser a maior das preocupações entre as pastas do governo.

 

Mesmo com a ótima atuação do Ministério Público e da Defensoria Pública, nos rincões do interior do Estado o sofrimento é ainda maior para quem procura a Saúde Pública.

 

A paciência por parte da sociedade está no limite com a situação da Saúde Pública e, agora, com o Orçamento destravado, se a pasta continuar como está não restará alternativa a Mauro Carlesse a não ser substituir os incapazes ou assumir a responsabilidade, como governador, por um setor que não está conseguindo atender à demanda social.

 

Os problemas maiores estão resolvidos.  Agora, é a hora do governador mostrar que sabe, mesmo, governar e trazer para si as rédeas que guiarão o Tocantins ao seu futuro.

Última modificação em Sexta, 29 Março 2019 07:30