A prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro passa, no momento, por uma pressão injusta vinda da câmara municipal, na pessoa de sua presidente Janad Valcari, onde é invocada de forma desconectada com a realidade
Por: Edson Rodrigues
Primeiro enfrentamento da pandemia - o fato das restrições adotadas pela prefeita para conter o avanço da contaminação pela covid-19 estão sendo coerentes e todas foram feitas sob a coordenação do Centro de Operações de Emergências em Saúde (COE Palmas) e baseadas nas orientações da Organização Mundial da Saúde. Entre os desempregos, fechamento do comércio não essencial e a vida, Cinthia optou pela vida.
O comércio e os empregos têm como serem resgatados, com esforços mútuos e com o decorrer do tempo. A vida é só uma, e ainda temos o risco de deixar muitas famílias órfãs.
Palmas uma cidade sem portas
A capital palmas é uma cidade sem portas, com entradas livres de norte a sul, de leste a oeste. É uma cidade administrativa, com dois governos: Estado e município. É uma cidade que possui uma rede de iniciativa privada significativa e os órgãos governamentais – federal e estadual bem presentes. Apesar de possuir a maior rede de saúde do Estado, com dezenas de hospitais e clínicas se torna difícil monitorar e ter sob controle a contaminação pelo coronavírus.
Palmas enfrentou seus momentos mais difíceis, desde o início da pandemia, nos meses de fevereiro e março, com o sistema de saúde em colapso total. Imagina se os comércios não essenciais estivessem em pleno funcionamento, com bares, boates, clubes e restaurantes em sua capacidade total de atendimentos.
Prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro
Os números recém divulgados pela prefeitura de Palmas dizem que a Prefeita tem acertado nas decisões tomadas, conforme os dados do Boletim Epidemiológico da capital, por três semanas consecutivas, o número de casos de Covid-19 tem reduzido em Palmas. A última semana epidemiológica, ocorrida no dia 03 de março, apontou redução 42,35% de casos da enfermidade, visto que a semana anterior teve 1.419 casos positivos da doença e a última semana contou com 818.
Cinthia tem que resistir às chantagens
A prefeita Cinthia Ribeiro precisa sair da toca e resistir energicamente as provocações administrativa e pessoais que vem sofrendo, principalmente pelas redes sociais, por parte da presidente da câmara municipal, Janad Valcari e de outros membros ocultos do legislativo palmense, muitos deles servindo a deus e ao diabo, oferecendo dificuldades para vender facilidades.
Cinthia Ribeiro precisa resistir às chantagens. Nos últimos dias as conversas e reclamações de aliados são de que nomeações de esposas, filhos e parentes de detentores de mandato no legislativo municipal palmense não param de ser publicadas no Diário Oficial do Município. Isso estar sendo checado se é coincidência ou competência. O povo e as autoridades judiciais precisam saber disso.
Janad Valcari, presidente Câmara municipal de Palmas
Hoje é emprego, amanhã serão obras, tendas, shows e outras patifarias. Se há irregularidades na gestão que sejam apuradas e os responsáveis punidos na forma da lei.
Agora, o que não pode é a prefeita Cinthia Ribeiro ficar refém do poder legislativo. Isso é inaceitável e quem não deve não teme. As agressões sofridas por Cinthia, tanto no campo pessoal, como administrativamente podem estar recheadas de interesses políticos e nada republicanos. Vozes experientes dizem, nos bastidores, que Janad Valcari tem cobertura oficial por trás de suas ações contra a gestão de Cinthia Ribeiro. Todos sabem que a vitória de Cinthia sobre as oposições e ao palácio Araguaia ainda não foi digerida por parte dos derrotados.
Tem mais um fato nada engraçado. A “maioria” dos vereadores do parlamento municipal diz ser governista. Porém, 90% deles não têm coragem de contrapor a presidente Janad, quando seus ataques passam dos limites administrativos e chegam à vida pessoal da cidadã Cinthia Ribeiro. Nesse ponto não é mais a prefeita e sua gestão, mas a pessoa, cidadã que escolheu Palmas para morar e constituir família, que está sendo atacada e ninguém, ou quase ninguém, sai em sua defesa. Simples de explicar, parece que os motivos que levaram a vereadora Janad Valcari à presidência da câmara deixaram impressões digitais que a impede de ser repelida...
Diante do acima exposto fica um questionamento: Se a prefeita Cinthia Ribeiro ceder para as previsões vindas da câmara, não só da presidência, mas do silêncio da maioria que se diz governista, o silêncio por si só já diz tudo e Cinthia estará assinando o fim do seu governo.
O espetáculo pode até continuar com outras seções, mas a população palmense precisa saber que a prefeita está sendo pressionada a se tornar uma refém do legislativo. Outras gestões, em certos momentos se curvaram a este velho método.
E por fim...
O pior de tudo é o fogo "amigo" dentro do legislativo, jogando gasolina para vender extintores. E sobre a ida da prefeita Cinthia ao palácio Araguaia, nos bastidores comenta-se que é igual a "por a raposa para cuidar do galinheiro".