Por Thaís Souza
Acompanhada da equipe gestora da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), a governadora em exercício Claudia Lélis visitou, nesta sexta-feira, 15, a Escola de Tempo Integral da 401 Sul. A obra, que está em fase de conclusão, funcionará a partir de 2018, com previsão de atendimento para 1500 estudantes. Foram investidos cerca de R$ 13 milhões, com contrapartida de quase R$ 3 milhões do Governo do Tocantins.
Na oportunidade, professora Wanessa Zavarese Sechim, titular da Pasta, ressaltou que essa vistoria tem por finalidade conhecer as instalações da obra, o que trará mais segurança à equipe na tomada de decisões para a abertura das matrículas.
O engenheiro civil responsável pelas obras, Aerton Gusmão, explicou que o projeto estrutural buscou conservar as árvores que já existiam no local. Aerton explicou que “a unidade está sendo construída em um terreno de 36 mil metros quadrados, destes, 11 mil metros quadrados fazem parte da área construída”. Atualmente, 50 homens trabalham na fase de acabamento.
Claudia Lélis destacou que 84% da obra já está pronta. “Em funcionamento, a escola suprirá a demanda da região sul, beneficiando os estudantes, o que proporcionará a melhoria da educação pública”.
A secretária ressaltou que a expectativa é ótima para o processo de ensino e aprendizagem. “É uma escola adequada para o atendimento de proposta pedagógica em tempo integral, com ambientes próprios e oportunidades pedagógicas que garantam o acesso, a permanência e a aprendizagem com sucesso dos alunos”, ponderou, afirmando ainda que a obra deve ser concluída neste ano e entrará em funcionamento em 2018.
Estrutura
A unidade está dividida em sete blocos, contando com 21 salas de aula, biblioteca, área administrativa, sala de professores, de vídeo, de leitura, banheiros, coordenação pedagógica, diretoria, secretaria, arquivo histórico, almoxarifado, administrativo financeiro, sala de funcionários, e seis laboratórios para estudos de química, física, biologia, ciências, informática e línguas.
A estrutura conta ainda com refeitório, pátio, sanitários, cozinha e demais dependências de serviço, além de quadra coberta com arquibancadas e palco.
O bloco esportivo dispõe de sala de artes marciais, de dança, de coral, sanitários com vestiários, primeiros socorros, depósito de educação física, consultório odontológico. O Auditório possui capacidade para 420 pessoas, dois camarins, sanitários, palco, foyer e hall. Piscina com seis raias, semiolimpícas e com arquibancada, guarita com sala, sanitário e área de acesso.