Da Redação
Durante toda esta campanha visando a sucessão municipal – no Executivo e no Legislativo – todos tiveram a oportunidade de ver e ouvir as propostas de todos os candidatos a vereador da Capital. Seja em forma de santinhos, nos programas do Horário Eleitoral Gratuito Obrigatório, ou da boca de todos eles, nos milhares de reuniões e nas caminhadas. Mas, as propostas que ganharam destaque e ficaram na memória dos eleitores e até dos demais candidatos, foram as de Hernany Júnior, jovem empresário, advogado e administrador de fazendas, filho do pioneiro de Palmas, Ernani Siqueira, proprietário da Casa São Paulo, a primeira loja de artigos esportivos que a Capital viu abrir as portas.
Com uma equipe de campanha profissional e realmente engajada, Hernany Júnior soube absorver e sintetizar as demandas dos milhares de cidadãos a quem pediu votos, e apresentou, durante a campanha, propostas que realmente estão sintonizadas com a vontade popular, despertando o interesse daqueles que não o conheciam e despontando como um dos candidatos que podem fazer a diferença na Câmara Municipal.
Com as informações colhidas junto à população, a equipe de Hernany Júnior foi incumbida de buscar os melhores exemplos e casos de sucesso para as demandas mais importantes e de maior abrangência, e desfiou um leque de propostas multisetoriais, que envolvem não só a área específica, como outras, como Saúde, Educação e Ação Social, e que ganharam destaque entre os eleitores e até entre os demais concorrentes a uma das 23 cadeiras do Legislativo Municipal.
INCENTIVO À INICIAÇÃO ESPORTIVA
Como não poderia deixar de ser, o esporte, área de atuação de sua família, vem em primeiro lugar. Hernany Júnior foi buscar no estado de São Paulo, um exemplo de que o apoio à prática esportiva, desde os primeiros contatos das crianças com a escola, é fundamental para a formação de cidadãos saudáveis, incluídos socialmente e em contato direto com o aprendizado.
O exemplo vem da cidade de Santana de Parnaíba, no estado de são Paulo, que tem uma realidade bem similar à de Palmas, tanto em número de habitantes quanto em desenvolvimento social.
Os constantes investimentos no esporte de Santana de Parnaíba nos últimos 10 anos, principalmente em infraestrutura e preparação de talentos para o alto rendimento, têm gerado frutos com atletas subindo no ponto mais alto do pódio em competições em níveis nacional e internacional. Após a entrega do primeiro equipamento público de esporte e lazer inaugurado em 2014, o município contemplou a população com mais de 20 espaços de prática esportiva, virou Centro Nacional de Formação de Atletas e ainda firmou parcerias com projetos de estímulo à iniciação esportiva e formação profissional, visando a descoberta de talentos.
Os recursos vieram não só da prefeitura, mas de convênios com os governos estadual e federal. Após 10 anos de implantação do projeto que veio da Câmara Municipal, além do objetivo de formar atletas de alto rendimento, os programas de incentivo ao esporte da cidade visam à transformação da cidadania por meio da prática esportiva. Ao reorganizar os espaços urbanos nos bairros da cidade para a implantação de parques, quadras de futebol, pistas de skate, estádio, campos de futebol, piscinas e arenas, entre outros, cidade de Santana do Parnaíba viu nascer não só talentos no esporte, como uma geração de educadores esportivos, com o aumento das matrículas no curso superior de Educação Física e atraindo centenas de profissionais que viram na cidade uma oportunidade de exercer sua profissão.
ATENÇÃO AOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS
Hernany Júnior administra as fazendas da sua família por escolha própria – e por amor à vida no campo, pois reside em uma chácara – e sua experiência própria e o convívio com vizinhos e amigos que fez no dia a dia, o levaram a orientar sua equipe a buscar propostas factíveis e de rápida resposta para o setor, em Palmas.
Por isso, suas propostas foram além do simples incentivo aos pequenos produtores, chegando à criação de uma Política Municipal de Apoio ao Cooperativismo e Agricultura Familiar, que reúne a recuperação das estradas e acessos às pequenas propriedades rurais e cessão de horas de maquinário agrícola para o preparo da terra, impulsionando a economia primária com capacitação para a melhoria nos métodos de cultivo, incentivando o acesso a formas mais produtivas por meio de tecnologias mais modernas e a criação de um mercado amplo para os produtos cultivados no entorno de Palmas, seja com feiras de hortifrútis ou com a aquisição de parte da produção pela prefeitura, para a melhoria na qualidade da merenda escolar.
Outra proposta para a agricultura familiar é a adesão ao Plano Safra para Agricultura Familiar, do governo federal, que destinou R$ 71,6 bilhões em crédito rural para fomento à produção pequenos produtores durante a safra 2023/2024 – 34% a mais do que na safra anterior. O programa tem empréstimos a juros subsidiados e benefícios adicionais à agricultura orgânica, e vem dando resultados que vão além do campo, como Palmas precisa.
CASTRAMÓVEL
Hernany Júnior quer trazer para Palmas um projeto que diminuiu os problemas da cidade de Itajaí, em Santa Catarina, com relação à reprodução desordenada de cães e gatos, e que agradou não só aos defensores dos direitos dos animais, como àqueles que se sentiam incomodados.
O projeto consiste em um caminhão adaptado para a realização de castrações animais em ambiente seguro, com a participação de veterinários, auxiliares e acadêmicos voluntários de Medicina Veterinária, que visita os bairros da cidade em períodos divulgados pela prefeitura.
O pet passa por um processo de análise inicial, em que é observado o comportamento e se existem sinais aparentes de debilidade – somente animais saudáveis recebem a castração.
A castração dura entre três a cinco minutos nos machos e de oito a dez minutos nas fêmeas, além de ser minimamente invasiva. Todos os animais ainda são microchipados durante o procedimento. O pós-operatório tem duração de 40 minutos, quando o animal se recupera dentro da unidade. Os profissionais entregam os animais aos donos depois deste período. Dez dias são necessários para a completa recuperação do animal. Após a cirurgia, o pet recebe gratuitamente um colar elizabetano (popular abajur) para usar neste período, bem como toda a medicação necessária e o ponto da cirurgia pode ser retirado, facilmente, em casa.
AGRADECIMENTO
Hernany Júnior fez, recentemente, uma postagem em suas redes sociais agradecendo ao empenho e dedicação de sua equipe de campanha e, principalmente, à acolhida e reconhecimento que recebeu das pessoas, ao longo de sua incansável busca pelo voto, durante as caminhadas, visitas e reuniões que realizou, afirmando que apenas esse carinho já faz dele, independente do resultado das urnas, um vencedor, e avisa que foi picado pela “mosca azul da política”.
“Eu cresci vendo meu pai tendo a política como uma de suas áreas de atividade, e me preparei para ser minha melhor versão, justamente na política. Agradeço a todos que estiveram comigo nesta caminhada e, desde já, quero dizer que gostei muito de estar com cada um de vocês e que o esforço e o reconhecimento fizeram brotar em mim a certeza que é ao lado do povo, fazendo pelas pessoas o que elas necessitam, que quero estar, daqui pra frente, seja como vereador, seja como o Hernany Júnior cidadão”, finalizou.