Na noite desta terça-feira, 05, no comitê central da coligação “AMudança que a gente Vê”, o Coordenador Estadual da corrente interna do Partido dos Trabalhadores, Movimento PT, Marcilon Martins, acompanhado pelo ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, declarou apoio à reeleição do governador Sandoval Cardoso.
Segundo Carlos Braga, coordenador político em Palmas da coligação A Mudança que a gente Vê, “esta situação não é regra, é exceção”.
O PT, que declarou apoio oficial à coligação “A Experiência faz a Mudança”, encabeçada pelo ex-governador do PMDB, Marcelo Miranda, se dividiu para esta eleição. Segundo Marcilon Martins, o motivo da separação é o seguimento ideológico do partido, que não condiz com a postura da liderança do PT no estado. Apesar de que a candidatura de Marcelo Miranda ainda não obteve veredicto, terá resultado previsto para esta quarta, 06.
Em contra argumento, o PT foi orientado, em junho deste ano, pela Presidenta Dilma Rousseff, a apoiar o PMDB. Embora verdadeira, a afirmação não determina a coligação, isso significa que o PT, no Tocantins, é autônomo em suas decisões. Para o Movimento PT, o partido se reduziu a uma suplência da senadora Kátia Abreu.
Ainda segundo o coordenador do Movimento PT, a postura adotada é uma preservação da história do partido. “Para nós, pegar carona na candidatura da senadora do motosserra [referente à senadora Kátia Abreu] é contraditório. Ontem essa mulher representava um retrocesso no desenvolvimento da classe trabalhadora, e hoje o partido está do lado dela”, declarou Marcilon Martins.
O fato de o PT, no Tocantins, acatar a orientação nacional foi o que causou a ruptura entre os membros do partido. Isso motivou o apoio dos petistas à reeleição de Sandoval Cardoso, como explica Marcilon Martins, “foi a determinação em construir uma linha mais próxima do nosso partido do que a da postura apresentada pela liderança, que decidimos apoiar Sandoval”.
Carlos Braga afirmou que o apoio é válido, “quanto mais apoio se tiver, maior a possibilidade de eleitores”.
O governador, Sandoval Cardoso, declarou que todo apoio é bem vindo, “queremos construir um estado sem perseguição política e sem olhar cor partidária”. Disse, ainda, que reconhece o trabalho prestado no Tocantins, por meio da parceria com o Governo Federal, e completou, como gesto de agradecimento, com pedido de votos para a reeleição da Presidente Dilma Rousseff.
O ex prefeito Raul Filho também esclareceu a sua contraposição às decisões do PT. “Nós precisamos de um governo que não seja apenas humano e democrático, mas um governo que seja realizador, e o PT defende essa bandeira”.
Além da coligação dos partidos que apoiam a reeleição de Sandoval Cardoso, o prefeito da capital, Carlos Amastha também declarou seu apoio, bem como os ex-prefeitos Fenelon Barbosa, Nilmar Ruiz, Raul Filho, e, Eduardo Siqueira Campos.
Segundo Carlos Braga, Amastha tomou uma postura inversa às suas declarações, feitas em junho deste ano, a partir da parceria, proposta por Sandoval, entre prefeitura e governo estadual.
A reunião durou pouco mais que uma hora, e a sala azul da coligação “A Mudança que a gente Vê” ficou vermelha de declarações e euforia.