Nem mesmo o jogo da seleção brasileira, ou o evento realizado pela prefeitura em um local próximo, fez com que o movimento que lançou a candidatura de Joaquim Maia à prefeito de Porto Nacional ficasse menor. A Câmara ficou lotada e todos ouviram atentamente as palavras deste filho da terra que se apresenta como uma alternativa de mudança no jeito de administrar.
Num movimento que lotou o plenário da Câmara, neste dia 8, o Partido Verde oficializou Joaquim Maia como pré-candidato a prefeito de Porto Nacional.
O evento intitulado Movimento por uma Atitude de Cidadania, que o Partido Verde tem levado pra todo o Estado, filiando e lançando pré-candidatos a prefeito e vereadores, tem feito do PV o partido que mais cresce no Tocantins. Até o momento, cinquenta e oito municípios terão candidato do PV disputando a prefeitura, inclusive em Gurupí e Paraíso. Além de centenas de candidatos ao cargo de vereador.
Joaquim Maia recebeu o apoio de uma multidão que se aglomerou na Câmara, lotando todos os assentos e corredores do Plenário. Entre as autoridades estavam a vice-Governadora do Tocantins, Cláudia Lelis, também do PV, o presidente Regional do PV, Marcelo Lelis, o presidente Metropolitano Deocleciano Gomes, o presidente do PV de Paraíso, Nando Milhomem e dos deputados Cleiton Cardoso, Wanderley Barbosa, Valdemar Júnior e Ricardo Aires. Vereadores de Porto e presidentes de outros partidos estavam presentes.
Além das autoridades, participaram do evento os novos filiados ao PV que concorrerão às vagas de vereadores. Veja quadro ao lado.
Apoio
Joaquim Maia recebeu o apoio direto da vice-Governadora Cláudia Lelis, que ressaltou suas qualidades de companheiro e de homem íntegro. O presidente Marcelo Lelis ressaltou que a decisão tomada por Joaquim Maia, em abrir mão de uma reeleição garantida para vereador na capital é de muita coragem e comprometimento. “Nos meus anos de vida pública, a decisão tomada por Joaquim Maia é, de longe, a mais ousada que já vi. Em Palmas ele tinha uma reeleição garantida e abriu mão dela para vir trabalhar pela sua terra natal, numa demonstração de que a sua missão em servir seus irmãos portuenses está muito além de suas vontades pessoais. Siga em frente meu amigo e conte com todos nós do PV.” Pronunciou Lelis.
Os deputados Cleiton Cardoso e Wanderley Barbosa afirmaram em bom tom que Joaquim Maia é o candidato que Porto Nacional precisa para dar um passo a mais no seu desenvolvimento. “Chega de familiocracia, chega deste domínio por duas famílias, temos que dar a Porto Nacional uma administração moderna e Joaquim Maia é o nome certo para que isto aconteça. Filho de Porto, Joaquim trás em seu caráter toda a boa índole adquirida pela boa educação dada por Zuíno e tia Nikita. Conte comigo, Kim Maia, estamos juntos. Tem o meu apoio total nesta caminhada pelo progresso de nossa querida Porto Nacional.” Disse o deputado Wanderley Barbosa.
Do mesmo modo, o deputado Cleiton Cardoso afirmou o seu apoio à pré-candidatura de Joaquim Maia. “Sei da sua história, do quanto você é um bom homem, do quanto você é um bom pai e sei que, ao abrir mão de uma reeleição certa para vereador em Palmas, você o fez por querer contribuir com Porto Nacional com o seu trabalho e dedicação. Estou junto nesta caminhada, independente de partido, eu sou Joaquim Maia.” Afirmou o deputado Cleiton Cardoso.
Usando a palavra o deputado Valdemar Júnior disse que Joaquim Maia representa o novo e trás a verdadeira mudança que Porto Nacional espera nas próximas eleições. Se dirigindo ao deputado Ricardo Ayres, que também é pré-candidato a prefeito, pelo PSB, Valdemar Jr, disse que eles têm que caminhar juntos por essa mudança.
Chamamento
O que Joaquim Maia sempre viu como “missão” foi impulsionado pelo chamamento que passou a receber de várias pessoas e segmentos da sociedade portuense. Pessoas que conhecem o seu caráter, a sua idoneidade e disposição passaram a chamá-lo para que participasse ativamente da vida política de Porto Nacional, na expectativa de grandes mudanças. Diante este movimento crescente, Maia decidiu: “Estando na vida pública, devo seguir as provocações e chamamentos que cada momento nos apresenta, principalmente vindo de Porto Nacional, onde estão minhas raízes. E, neste momento, aquela que sempre pensei ser a minha maior missão, bate à minha porta. Chegou o momento de me colocar à disposição dos meus irmãos portuenses para, juntos, buscarmos um novo jeito de administrar a nossa querida Porto Nacional. Para isso, vamos levar a todos as propostas do nosso Partido Verde.”
O sentimento de mudança que se alastra pela cidade de Porto Nacional se justifica pela carência deste povo que há muitos anos vem presenciando a alternância da administração em torno de dois nomes. O momento que atravessa o País, o Estado, o Município, demonstra que mudanças precisam ser feitas, e o PV vem neste momento debatendo junto à sociedade as mudanças necessárias.
Agradecimento
Joaquim Maia, que antes do início de suas palavras se emocionou com um vídeo enviado por sua mãe, dona Nikita, ausente por estar em Goiânia acompanhando seu outro filho em tratamento, agradeceu a todas as autoridades presentes. Mas os novos filiados ao PV de Porto Nacional, que tiveram suas fichas abonadas na noite, que Joaquim fez questão de destacar e dar a eles um agradecimento especial. “Tenho que agradecer o apoio que estou recebendo de todos, de cada um de vocês aqui presente, mas quero destacar a importância e o empenho de cada um de vocês que se apresentam hoje como pré-candidato a vereador por Porto Nacional através do Partido Verde. Hoje vocês tiveram suas fichas abonadas por nós, amanhã terão o abono dos eleitores de Porto Nacional. Vamos juntos, andar por Porto, em cada setor, ouvir de cada Portuense a sua expectativa, a sua necessidade para que, juntos, possamos traçar o nosso programa de governo que dará a cada cidadão portuense mais qualidade de vida. Obrigado a todos e vamos juntos nesta caminhada por uma cidade melhor.”
Joaquim Maia: Filho de Porto!
Joaquim Maia, como todo filho de Porto, que teve sua infância nos anos 70 e 80, cresceu em meio a muitos amigos brincando pelas ruas e praias da nossa tranquila cidade. Filho de seu Zuíno e dona Nikita, pessoas conhecidas e queridas por sua boa índole, Joaquim Maia e seus irmãos Marcelo Maia, Marquinho Maia e Rosana, herdaram dos pais uma boa formação moral e religiosa.
Terminando os estudos que a cidade oferecia, Joaquim Maia foi para Brasília buscar a sua formação, onde, na UNB, formou-se Engenheiro Civil, tendo sido o primeiro de sua turma. Já diplomado, retornou para o Tocantins, e foi contratado pela Saneatins, em Palmas, passando a ser um dos responsáveis pela implantação do sistema de água e esgoto da capital. No ano de 2002 casou-se com a portuense Aline Aires, filha de Justino e dona Temes Manduca.
Entrando para a vida pública
Com o seu jeito simples e justo de liderar seus companheiros de trabalho, passou a ser cobrado pelos amigos da Saneatins para que fosse candidato a vereador por Palmas. Assim, em 2012, candidatou-se pela primeira vez a vereador pelo Partido Verde e, numa campanha modesta, foi eleito como o sétimo mais votado da capital.
Seu mandato, tem sido marcado pela coerência e pela luta diária em defesa dos direitos dos cidadãos. Eleito na oposição ao prefeito, assim permaneceu e como ele próprio afirma, “se me elegeram na oposição, aqui devo permanecer, não tenho o direito de mudar a vontade do povo”. Na Câmara, tem desempenhado o papel do contraditório questionando as ações do Executivo que vê como contrárias aos interesses do povo, fiscalizando e denunciando irregularidades. Um opositor que tem dos colegas vereadores um grande respeito, sendo visto como um destaque na Câmara Municipal.
Mas é em Porto Nacional, sua terra natal, que Joaquim Maia sente que tem a cumprir uma grande missão: “Porto Nacional é sem dúvida uma das principais cidades do nosso Estado, reconhecida como berço da cultura tocantinense, sabemos que Porto pode muito mais. O seu grande momento está por vir, com a industrialização que está chegando Porto não pode errar. Temos que promover, a quatro mãos, ações que efetivem esta grande retomada para o desenvolvimento. Novos tempos estão por vir, grandes mudanças estão por acontecer e, por isso, Porto precisa de mudanças e o Partido Verde, vem para consolidar esse novo tempo.”
Pré candidatos do PV em Porto Nacional
ADAZIEL
ASSIS DA APAE
BRAUNA
CARLAO SILVA
DJALMA ARAUJO
DAIANA PAULINO
DA PAZ
EDSON OLIVEIRA
ESTRELINHA (RAIMUNDO NONATO)
HENRIQUE (COMERCIARIOS)
IRMAO ROBERTO
JOAO DUARTE
JEAN CARLOSLEÔNIDAS
LOURIVAL
MARLON PEREIRA
MARCELO ALESSANDRO
MARILVAN
MARCELO PARANHOS
OSMANO
PIN JUNIOR
PASTOR EDILSON
PATRICIA NAVES
POETA COWBOY
ROSE AGENTE DE SAUDE
RUBENS FOTÓGRAFO
RODRIGO ALVES
SANDRA SULINO
SARGENTO WADSON
TENENTE SALMON PUGAS
WELLITON DI
ZEZIM LIMA