Nove dos atuais deputados estaduais se filiaram ao partido presidido pelo governador Wanderley Barbosa, para disputar a reeleição
Por Edson Rodrigues
Num universo de 24 vagas, a disputa no Republicanos se transforma num verdadeiro “mata-mata”, quando um “irmão” deseja a morte do outro para poder sobreviver. Ainda mais quando uma parte deles não deseja a apoiar a reeleição da senadora Kátia Abreu na chapa majoritária governista. Junte-se a isso o fato de que não é mais possível mudar de partido para as eleições deste ano. E a constatação da existência de muitos excelentes candidatos novatos em várias regiões do Estado.
DISPUTA ACIRRADA
Segundo analistas políticos e as próprias agremiações partidárias, podemos dizer que disputam com chances de conquistar uma cadeira tanto de deputado estadual quanto de deputado federal nomes com musculatura política respeitável, como ex-prefeitos, vereadores de Palmas e dos principais colégios eleitorais, empresários, líderes comunitários e outras lideranças. Um fator que ajuda ainda mais complicar para os candidatos à reeleição são as federações partidárias, que fortalecem determinados grupos. Além da possível candidatura de quatro ou mais candidatos ao Governo. Diante desse quadro, não demais afirmar que a renovação na Assembleia Legislativa pode chegar a 60% e na Câmara dos Deputados em torno de 50%.
Após as convenções partidárias teremos um quadro mais definido para ser feita uma análise política com mais segurança.
UM SONHO DE DÉCADAS ESTÁ SE TORNANDO REALIDADE NA GESTÃO WANDERLEI BARBOSA
Mantendo um ótimo relacionamento com a bancada federal e com a maioria dos membros da Assembleia Legislativa, o governador Wanderley Barbosa vem realizando uma gestão em que alia responsabilidade fiscal com o resgato de sonhos de décadas, como a pavimentação da estrada entre Itapiratins e Itacajá, cuja licitação foi autorizada recentemente. No momento o governador se concentra na oxigenação financeira do Estado para resgatar direitos dos servidores públicos, como concessão de data-base e progressões funcionais, construção e recuperação de rodovias pavimentadas, construção de pontes, pavimentação asfáltica em vários municípios, com transferência direta de recursos para as prefeituras, reforma e construção de prédios escolares, investimento em segurança pública e muitas outras ações. Sempre acompanhado de parlamentares federais e estaduais de sua base política.
SENADOR EDUARDO GOMES LIBERA MAIS R$ 34 MILHÕES PARA O TOCANTINS
Os recursos irão para construção de 14 elevatórias nos rios Formoso, Urubu, Douradinho, Duerezinho, Dueré e Xavante, localizados no município de Lagoa da Confusão. As barragens móveis servirão para conter o fluxo de água para o período de seca, garantindo segurança hídrica para produção de alimentos e preservando as demais atividades dos rios.
O ato de assinatura do Termo de Execução dessas obras ocorreu em Brasília, na sede do Ministério do Desensolvimento Regional, com a participação do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, do ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, do diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira; do senador Eduardo Gomes e dos deputados federais Carlos Gaguim, Vicentinho Júnior, Dulce Miranda, Dorinha Rezende, Thiago Dimas e Osires Damaso. Os R$ 34 milhões serão por investidos meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), para construção das elevatórias que devem beneficiar aproximadamente 200 mil habitantes dos vales do Araguaia e da Bacia do Formoso.