Por Edson Rodrigues
SENADORA KÁTIA ABREU NA UTI POLITICA
A senadora Kátia Abreu tenta a última cartada para permanecer na vida pública e faz sua ÚLTIMA TENTATIVA DO INDIVÍDUO (UTI) ao cair nos braços do ex-presidente Lula (PT) no segundo turno das eleições presidenciais. A senadora está em São Paulo, para onde foi hipotecar apoio a Lula na disputa com o presidente Jair Bolsonaro.
Kátia Abreu saiu fragorosamente derrotada das urnas nas eleições do dia 02 de outubro, juntamente com seu filho, o também senador Irajá Abreu, que amargou um quarto lugar na disputa para governador. Uma derrota humilhante para a família Abreu que, agora, vê no apoio a Lula sua última tentativa de sobrevivência política no Tocantins.
A senadora já havia começado o flerte com o ex-presidente da República ainda no primeiro turno, quando exibiu no programa eleitoral gratuito de rádio e TV uma declaração de apoio do ex-presidente Lula à sua reeleição, colocando para escanteio o candidato ao Senado do PT e esmagando o candidato a governador, Paulo Mourão, e o comando do PT no Estado.
Kátia Abreu derrotada para o senado
Não será novidade para o OBSERVATÓRIO POLITICO DE O PARALELO13 a destituição do diretório regional do PT, caso Lula vença as eleições, levando em conta o desempenho inexpressivo no Estado, a ponto de não eleger nenhum deputado estadual ou federal. Dispensamos qualquer comentário sobre o desempenho da candidatura do ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão, como candidato a governador.
Diante desse quadro, a senadora Kátia Abreu pode, sim, assumir o comando do PT no Tocantins e oxigenar o partido para as eleições municipais de 2024.
WANDERLEI PRECISA DA VITÓRIA DE BOLSONARO PARA TER GOVERNABILIDADE
A vitória do presidente Jair Bolsonaro no segundo turno representa para o governador Wanderlei Barbosa e seu grupo político um terceiro turno muitíssimo necessário para a governabilidade do Estado nos próximos quatro anos.
Querer esconder o sol com peneira é coisa do passado. O governador Wanderlei Barbosa sai das urnas com a maior votação da história política do Tocantins. Seu grupo elegeu a maior bancada na Assembleia Legislativa e a senadora com maior número de votos nos 34 anos de emancipação política do Tocantins, aplicando uma derrota humilhante à senadora Kátia Abreu.
Vale lembrar que Kátia Abreu foi dispensada pelo governador Wanderlei Barbosa e pela maioria dos deputados estaduais na composição majoritária governista. Por que tomaram essa decisão? Porque conhecem o temperamento político da senadora. A derrota de Kátia Abreu, de seu filho, Irajá Abreu, dos candidatos a deputados estaduais e federais que apoiaram a dupla ficou a centímetros da humilhação por parte do Palácio Araguaia.
E isso não será perdoado, caso Lula seja eleito presidente, com os Abreus fortalecidos em nível federal.