TOCANTINS, UM ESTADO PRIORIZADO POR BOLSONARO

Posted On Quinta, 29 Setembro 2022 06:50
Avalie este item
(3 votos)

Por mais criticado, combatido e rejeitado, como a grande imprensa coloca o presidente Jair Bolsonaro, o povo tocantinense nada tem a reclamar do mandatário da nação.

 

Por Edson Rodrigues

 

Tem o senador tocantinense Eduardo Gomes, seu colega dos tempos de parlamento, como seu líder no Congresso Nacional, Jair Bolsonaro aprendeu a respeitar e a reconhecer a capacidade do povo tocantinense e as potencialidades do nosso Estado.

 

Foram milhões e milhões de reais destinados pelo governo federal aos 139 municípios tocantinenses e ao próprio governo do Estado, nas gestões de Mauro Carlesse e de Wanderlei Barbosa.

É óbvio que a bancada federal tocantinense fez o seu papel. Não fossem nossos 3 senadores e oito deputados federais, sempre capitaneados por Eduardo Gomes, boa parte dos recursos que aportaram em cofres tocantinenses teriam ido para em outras unidades da federação.

 

Jamais na história do Tocantins foram vistos tantos milhões de reais direcionadas pelo governo federal aos cofres tocantinenses.  A inclusão do Tocantins na Codevasf e no Projeto Calha Norte, ambas sob a chancela de Jair Bolsonaro, foram fundamentais para que os cofres dos municípios fossem oxigenados com verbas, maquinário pesado, caminhões, ambulâncias e todos os tipos de investimento que o governo federal colocou à disposição dos brasileiros.

 

PANDEMIA E OBRAS

A ponte Xambioá será a maior do estado e vai beneficiar 500 mil pessoas, além de contribuir para o desenvolvimento econômico de toda a região. Realizada pelo governo federal, a obra de 1,7 mil metros de extensão é um importante eixo de interligação entre Tocantins e Pará, na BR-153.

 

No momento em que o Tocantins mais precisou, no auge da pandemia de Covid-19, lá estava o senador Eduardo Gomes a articular junto ao governo federal, a direcionar milhões de reais em recursos para o combate ao mal que ceifou milhares de vidas Brasil afora, além de um avião das Forças Armadas, que aportou no aeroporto de palmas abarrotado de aparelhos e equipamentos hospitalares, incluindo respiradores, artigo que ficou raro naquele momento, destinados aos municípios e ao Estado do Tocantins, e que ajudaram a poupar milhares de vidas dos nossos concidadãos.

 

Além dos recursos para o combate à pandemia, o Tocantins não parou de receber verbas federais para obras de asfaltamento e recuperação da malha viária, a construção da ponte do Estreito, para a continuação das obras dos hospitais regionais, para a nova ponte sobre o Rio Tocantins em Porto Nacional, a ampliação do aeroporto de Araguaína e, assim como no restante do Brasil, milhares de famílias beneficiadas pelo auxílio emergencial.

 

TRABALHO E RECONHECIMENTO

Codevasf entrega máquinas e equipamentos no Tocantins

 

Nos seus 34 anos de existência, o Tocantins jamais havia sido tão notado e contemplado por um governo federal. A presença do senador Eduardo Gomes na liderança do governo de Jair Bolsonaro no Congresso Nacional foi fundamental para que isso acontecesse, assim como a atuação da bancada federal tocantinense.

 

Nesta reta final de campanha eleitoral pela sua reeleição, foi no Tocantins que Jair Bolsonaro realizou uma de suas maiores motociatas, na região do Bico do Papagaio, fazendo questão de se posicionar acerca da sua preferência entre os candidatos ao governo do Estado.

Presidente Jair Bolsonaro e o seu líder no Congresso Nacional Senador Eduardo Gomes 

 

O Observatório Político de O Paralelo 13 é testemunha ocular desse apoio ao povo humilde do Tocantins, aos 139 municípios e ao governo do Estado.  Nenhum presidente da República destinou tantos recursos federais ao Tocantins e aos seus cidadãos.

 

Por isso, é nosso dever agir para que a população tocantinense saiba e tenha ciência de tudo o que Jair Bolsonaro fez pelo nosso Estado, sem olhar cor partidária ou agremiação política.

 

Se há uma forma de agradecer, o eleitor vai decidir, no próximo dia dois de outubro, também conhecido como “domingo que vem”, quando estiver cara a cara com a urna eletrônica e for digitar seu voto.

 

“A César o que é de César”.