Ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19 vêm dando segurança à população
Por Edison Rodrigues
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, mostrou que está disposta a seguir enfrentando o desafio de evitar que a pandemia de Covid-19 destrua famílias palmenses. Mesmo criticada por uns e aplaudida por outros, Cinthia colocou os conceitos democráticos à frente de suas ações e decisões de governo e vem conseguindo evitar que o caos se instale no sistema de saúde da Capital.
Os palmenses podem fazer uma comparação com outras capitais, onde seus gestores demoraram para tomar decisões ou colocaram outros interesses á frente do respeito e do cuidado á saúde pública. Estudos feitos pelo feito pelo Lapmat-Ufopa (Laboratório de Aplicações Matemáticas da Universidade Federal do Oeste do Pará)demonstram que, nas capitais brasileiras, a média é de que os casos de Covid-19 dobrem a cada cinco dias e meio.
A pesquisa feita pelo laboratório de matemática inclui apenas os números oficiais. Como há grande subnotificação de casos e mortes suspeitas ao redor do país, a velocidade de contágio nestas cidades pode ser ainda maior. A lista não coincide com as cidades onde há mais casos registrados, mas mostra onde a taxa do contágio é mais rápida.
Entre as cidades analisadas, São Luís é onde a taxa de propagação do vírus está mais rápida. Na capital do Maranhão, o número de casos confirmados dobra a cada 3,61 dias. Em Belém, o número dobra a cada 4,04 dias e em Macapá, a cada 4,22 dias. Em Manaus, que na semana passada iniciou o enterro de vítimas da covid-19 em covas coletivas por falta de espaço e tempo, o número oficial de casos dobra a cada 4,32 dias em média. No ranking feito pelos pesquisadores, logo depois aparece o Rio de Janeiro, onde o número de infectados dobra a cada 4,34 dias.
No estudo, Palmas é a segunda Capital do País onde a velocidade do contágio é menor, ficando atrás apenas de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.
Isso mostra que Cinthia Ribeiro merece aplausos e seu governo salvou, sim, muitas vidas até agora.
FLEXIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO
Após os dados externos confirmarem o sucesso de suas ações, Cinthia Ribeiro se reuniu com o Conselho de Enfrentamento da Pandemia e com empresários e decidiu pela flexibilização das medidas de isolamento social, para evitar o outro mal causado pelo Covid-19, que é a paralisação econômica.
Nesta segunda-feira (01), começa a ser executado o plano de flexibilização na abertura dos comércios, de forma controlada e severamente fiscalizada, além de um trabalho massivo de conscientização da população e dos comerciantes e comerciários acerca dos cuidados para evitar a transmissão do vírus e do papel crucial que cada cidadão passará a exercer após o governo ter feito a sua parte.
A batalha contra o Covid-19 está apenas no começo. Cinthia Ribeiro acertou os primeiros passos de uma caminhada que se vislumbra longa e difícil.
Até que surja uma vacina, o novo corona vírus continuará matando no Brasil e no mundo. Mesmo após a vacina, esse vírus continuará a circular entre nós, sofrerá mutações e voltará a matar.
Cabe a cada um de nós ter a consciência e a sabedoria necessária para saber “driblar” esse adversário que não poupa vidas.
Cuide da sua vida. Cuide você. Cuide dos seus. Cuide da humanidade!