Parlamentar tocantinense se reuniu com diretores da Funai e do Denit e acerrtou audiência pública que definirá início da obra
Por Edson Rodrigues
O Deputado Federal Vicentinho Júnior (PR/TO) recebeu nesta quarta, 8, no gabinete, o diretor de Administração e Gestão da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, Francisco Nunes, para tratar dos recursos necessários para a realização de uma audiência pública no município de Formoso do Araguaia, para tratar sobre a BR-242 (Travessia da Ilha do Bananal).
Como é sabido pela classe política, o deputado federal Vicentinho Júnior tem se dedicado com afinco neste processo. Desde maio de 2015, quando o parlamentar tocantinense apresentou requerimento na Câmara Federal para a formação da subcomissão especial da Comissão de Viação e Transportes (CVT) destinada a acompanhar as obras das rodovias federais transversais BR-242 e BR-235, período que presidiu diversas audiências públicas, sendo uma delas, para discutir o orçamento necessário para a confecção do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do trecho que compreende a Travessia da Ilha do Bananal, ele vem procurando embasamento junto aos órgãos responsáveis, como a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), Procuradoria Regional da República, Superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), engenheiro José Rubens Mazzaro e prefeituras dos municípios de São Felix do Araguaia e Formoso do Araguaia para que a obra saia definitivamente do papel e torne-se uma realidade, beneficiando não só produtores rurais tocantinenses, como matogrossensses.
”Conseguimos, com a subcomissão, avançar junto ao DNIT para que os estudos fossem iniciados sobre a viabilidade técnica. Um dos entraves para a implantação da rodovia no trecho que adentra a Terra Indígena Parque do Xingu, é justamente este estudo, e superado nesta audiência pública, ele se fará viabilizado juntamente com a comunidade indígena, sem haver nenhum tipo de divergência entre os envolvidos”, afirmou Vicentinho Júnior.
A BR-242 liga o Tocantins ao Mato Grosso, dois estados importantíssimos na produção de cereais e grãos do Brasil. Diversos trechos estão sem pavimentação ou em fase de construção. A intenção do deputado é transformar a BR em uma das principais artérias econômicas do Centro-Norte do Brasil e concretizar uma rota, além de rentável, progressista e cheia de potencial para o desenvolvimento da Região.