A SUCESSÃO MUNICIPAL DE NOVEMBRO 2020 E A SUCESSÃO ESTADUAL DE 2022: SENADOR EDUARDO GOMES PODE SER O MAIOR VENCEDOR

Posted On Segunda, 26 Outubro 2020 05:44
Avalie este item
(0 votos)

“Napoleão disse uma vez que aniquilaria a Igreja. Um cardeal, então, teria respondido: Mas nem mesmo nós fomos capazes de fazê-lo”

 

 PAPA BENTO XVI

 

 

Por Edson Rodrigues

 

Sem ter a mínima possibilidade de se indispor com qualquer pessoa que seja, por mais adversário político que “esteja”, por mais ataques verbais e virtuais que receba, o Senador Eduardo Gomes vem fazendo mais que jus aos votos que recebeu na última eleição e o transformaram no senador mais bem votado da história política do Tocantins.

 

Hoje, até quem sempre foi adversário gostaria de ter Eduardo Gomes como aliado nestas eleições municipais de 2020.  Afinal, sempre por meio do diálogo e da harmonização, o senador tem conseguido entendimentos improváveis entre as principais lideranças dos mais importantes partidos tocantinenses.

Apesar de ter uma agenda muito movimentada como líder do governo Jair Bolsonaro no Congresso nacional, Gomes jamais esqueceu de suas obrigações para com seus o povo tocantinense, sejam seus eleitores ou não, conseguindo acelerar a liberação de recursos para todos os municípios, sejam geridos por seus aliados, seja por adversários, sem olhar cor partidária, inclusive durante o período mais crítico da pandemia, conseguindo equipamentos e insumos hospitalares.

 

Com ações assim, a cada dia, Eduardo Gomes é visto como o único “porto seguro” para muitos prefeitos e líderes partidários isolados em seus municípios, com reflexos positivos para as populações locais, e vem demonstrando, com esse comportamento, como soube se repaginar evoluir como político, passando a colocar a gratidão como norteador de seus atos.

 

AVALISTA

É dessa forma que Eduardo Gomes, sem dubiedade e sem ficar “em cima do muro” está se transformando no maior avalista de candidaturas com potencial de vitória, às quais, como senador e líder do governo federal, seguirá privilegiando com recursos, convênio e parcerias federais.

 

Hoje, o MDB tocantinense, presidido pelo ex-governador Marcelo Miranda, se reafirma como partido, enraizado na sociedade tocantinense, e pode sair dessas eleições de novembro próximo como o grande vitorioso, com o maior número de prefeitos e vereadores eleitos no Estado, onde o partido, quando não tem candidato a prefeito no município, pelo menos participa de alguma coligação com chances de vitória.

 

Em Palmas, o partido abriu mão de uma candidatura própria para atender a um pedido do senador Eduardo Gomes, e apoia a reeleição de Cinthia Ribeiro.

 

NOVO CICLO

Um novo ciclo político terá início no Tocantins após as eleições de 15 de novembro. Muitas carreiras políticas irão à falência e o desgaste de muitos líderes com as derrotas de seus aliados fará com que eles tenham que se reinventar, se quiserem seguir como pessoas públicas.

 

Por outro lado, as lideranças já consolidadas que conseguirem se repaginar, se renovar e se adaptar com a nova dinâmica política vigente, com novas práticas administrativas, voltadas à coletividade e não aos grupos políticos.

 

Muitos dos eleitos prefeitos e vereadores em 15 de novembro, sairão, exatamente, desse time de aliados de Eduardo Gomes, que será o grande mentor das administrações e participações nas Câmaras Municipais.

 

O grande exemplo dessa nova filosofia política está, justamente, na pessoa do senador Eduardo Gomes.  Sua astucia, inteligência e capacidade de abrir pontes de diálogo, fazem dele um dos parlamentares mais cotados para ser o novo presidente do Senado, com apoio dos partidos de direita, esquerda e do “centrão” (com todas as variáveis possíveis de posicionamento) em fevereiro de 2021, graças a um entendimento suprapartidário, caso o STJ confirme que o atual presidente, Davi Alcolumbre não possa se reeleger para um terceiro mandato.

 

Com essa configuração, Eduardo Gomes pode vir a ser aclamado presidente do Senado Federal, sem a necessidade de eleição, um cargo de enorme prestígio político em um patamar de importância nacional jamais atingido por um político tocantinense. E a razão de tanto prestígio político é simples: competência, humildade e muita fé em Deus.

 

PALMAS

E, nesse contexto, claro, Palmas, a Capital do Tocantins, tem uma importância sem igual no cenário político estadual, principalmente quando se fala na sua influência nas eleições majoritárias de 2022.

Nesta sexta-feira, 23, o senador Eduardo Gomes reafirmou, durante um evento de um candidato a vereador, seu apoio irrestrito à candidatura da prefeita, Cinthia Ribeiro, à reeleição. 

 

Quando fez uso da palavra, Gomes foi enfático: “preciso da ajuda de vocês para poder continuar a ajudar nossa Capital, onde, graças a vocês, eleitores, já tivemos várias vitórias nas urnas, como vereador, deputado federal e senador mais bem votado em Palmas.  Estou, agora, em Brasília, na posição de líder do governo federal no Congresso Nacional e o presidente, Jair Bolsonaro, já fez questão de dizer que sua candidata, em Palmas, é Cinthia Ribeiro.  Já pudemos fazer muito pela nossa Capital, mas, juntos com a Cinthia, poderemos fazer muito mais, e com maior rapidez”, finalizou.

 

O Tocantins, hoje, tem um líder político de expressão nacional.  E seu nome é Eduardo Gomes!