Após um período agitado de grandes ações administrativas, e articulações políticas, envolvendo o Governo do Tocantins, na pessoa do governador Mauro Carlesse e seus mais próximos auxiliares, e a Assembleia Legislativa, na totalidade dos 24 deputados estaduais, liderados pelo presidente da Casa, Antonio Andrade, todos focados na consolidação do desenvolvimento do Estado, este 15 de outubro entra para a história do povo tocantinense, em especial da sociedade portuense, pois nesse dia singular, em Brasília, estes dois expressivos líderes da gente tocantina, assinaram o contrato, junto ao BRB, que viabiliza o empréstimo de 150 milhões de reais para a construção da ponte que liga as duas margens do lago Luiz Eduardo Magalhães na cidade
Da Redação
Esta grande noticia certamente entristecerá um pequeno grupo de falsos líderes na cidade portuense, que exercem a política rasteira, vergonhosa, rasa e diminuta, trabalhando sempre contra o desenvolvimento do Estado e de Porto Nacional. Estes, que fazem oposição do “quanto pior melhor”, abriram suas metralhadoras giratórias na tentativa de desmerecer o árduo trabalho do governador Mauro Carlesse e do deputado Antonio Andrade, que nesses últimos meses trabalharam diuturnamente para que essa expressiva obra fosse executada.
Expressivo trabalho da ALTO
Esta definitiva obra que agregará mais agilidade na logística de uma rica região com grande produção de commodltles, prontos para abastecer os mercados Americano, Europeu e Asiático, só está se tornando possível graças ao desdobramento nas articulações do presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade, para a agilização da aprovação do empréstimo naquela Casa de Leis, o que foi feito no tempo necessário para que a tramitação do processo do empréstimo de 150 milhões de reais, junto ao Banco Regional de Brasília, se concretizasse ainda este ano, pois o canteiro de obras já está de vento em popa.
A população de Porto Nacional e comunidades do entorno podem comemorar com mais essa ação da Assembleia Legislativa e do Governo do Tocantins, que ainda no inicio deste ano emitiu a ordem de serviço para o início das obras de construção da nova ponte, que terá sua estrutura localizada no trevo sul da cidade, ligando a TO-050 e a TO-255.
A construtora Rivoli do Brasil S.P.A, é ganhadora da licitação e detentora do contrato de construção da nova ponte em Porto Nacional que terá 1.488 m de extensão, sendo 1.088 m de armação de concreto e 400 m de aterro. A licitação ocorreu em 2014, pelo valor inicial de mais de R$ 101 milhões, mas agora será construída a um valor de 150 milhões de reais, oriundos dos cofres do Banco Regional de Brasília
Antiga Ponte
Construída entre os anos de 1976 e 1979, a antiga ponte de 900 metros liga o tráfego da TO-050, pelo trevo da TO-255, com a TO-070 até a BR-153. Em 2011, por causa de danos estruturais, o trânsito pesado foi limitado e atualmente os veículos que ultrapassam 3,5 toneladas de peso não podem usar a estrutura.