Alunas de Porto Nacional são campeãs brasileiras de Badminton e garantem vaga no mundial da modalidade

Posted On Quarta, 16 Setembro 2015 05:22
Avalie este item
(0 votos)

Conquista inédita do esporte tocantinense, o título brasileiro escolar de Badminton garantiu à atletas da Escola Estadual Carmênia Matos Maia, de Porto Nacional, uma vaga no campeonato mundial da modalidade, que será realizado em Gzira – Malta, entre 28 de março e 03 de abril de 2016. O II Campeonato Brasileiro Escolar de Badminton foi realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em Teresina – PI, entre 10 e 13 de setembro. Da competição nacional participaram equipes do Tocantins, Sergipe, Distrito Federal, Maranhão, Pernambuco e Piauí – Estado que tem despontado no esporte.

 

Por Philipe Bastos

 

Durante a competição para atletas de 14 a 17 anos, a equipe tocantinense foi superando dificuldades, mostrando seu jogo e surpreendendo até adversários fortes, como o time anfitrião do campeonato. “Acredito que, pelo fato de as equipes competirem mais com times de outras regiões, nosso jogo acabou sendo imprevisível para os demais e conseguimos surpreender os adversários”, destacou o técnico da equipe tocantinense, Adaziel Teixeira Medrado.

O técnico ainda destacou que, com a conquista da vaga no torneio mundial de Badminton, que será realizado no ano que vem em Malta, os treinamentos das meninas serão intensificados. “A partir de agora vamos treinar mais, nos preparar mais para representarmos bem o Brasil e o Tocantins”, completou.

Entre as atletas campeãs, a felicidade da conquista no Piauí se mistura às expectativas pela primeira viagem ao exterior. “Foi muito emocionante, porque só tivemos cinco meses de treinamento. No início não tínhamos muita confiança, mas demos tudo de nós e conseguimos chegar a esta conquista. Para o mundial, a expectativa está muito grande. Vamos treinar mais, usando o que aprendemos durante o campeonato brasileiro”, ressaltou Jessika Medrado Ribeiro dos Reis, atleta da equipe e filha do treinador.

Apoiadora do projeto de ensino do Badminton nas escolas, a técnica em Educação Física da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Michele Lobo Castilho, destacou a importância do título brasileiro conquistado pelas estudantes de Porto Nacional. “Esse resultado é muito importante, já que estamos na luta de difundir o esporte dentro do estado, e principalmente nas escolas, onde já contamos com várias experiências positivas envolvendo o Badminton”, salientou a educadora que atualmente atua na Universidade Federal do Tocantins (UFT), com projetos esportivos que envolvam alunos da rede estadual de ensino.

Coração apertado
Mesmo ainda faltando um pouco mais de seis meses para o embarque das filhas e do marido para o mundial, a futura professora de Educação Física, Maria da Conceição Ribeiro Araújo diz que a apreensão já começou. Ela é casada com Adaziel e mãe de Jessika e de Giovanna Medrado Ribeiro dos Reis – também campeã com o time do Tocantins. “(O coração) vai ficar muito feliz e muito apreensivo com a viagem deles para Malta. É uma responsabilidade muito grande representar o Brasil”, frisou.

Projeto
O projeto do professor Adaziel Teixeira Medrado começou em março deste ano, em parceria com a Escola Estadual Carmênia Matos Maia, a Comunidade de Saúde Desenvolvimento e Educação (Comsaúde), de Porto Nacional e demais entidades. Os treinamentos começaram no início do ano e já renderam os primeiros frutos, com o título brasileiro e a vaga da equipe de Porto para o Campeonato Mundial de Badminton 2016.