“Aqueles que sabem tudo, mas desconhecem a si próprios, são absolutamente carentes”.
JESUS DE NAZARÉ
Por Edson Rodrigues
Há tempos que O Paralelo 13 vem avisando sobre a quantidade de candidatos a prefeito em Palmas e o quanto isso seria benéfico para a candidatura à reeleição de Cinthia Ribeiro. A pesquisa IBOPE, encomendada pela TV Anhanguera, divulgada nesta sexta-feira (2), não só confirma o que já prevíamos como coloca a atual prefeita em uma situação mais confortável que se imaginava.
Com 28% das intenções de voto na pesquisa estimulada, em que são dados os nomes dos candidatos, contra 12% para o professor Jr. Geo, na pesquisa espontânea, onde não são citados nomes, Cinthia aparece novamente em primeiro lugar, com 19%, contra 5% de Jr. Geo.
Logo, como não há segundo turno em Palmas e a pandemia de Covid-19 deve resultar em uma abstenção recorde. Cinthia Ribeiro sobe um patamar na escala de favoritismo, deixando o problema todo no colo da oposição que, apesar de avisada, veio totalmente dividida em 11 candidaturas, nenhuma com peso político suficiente para encarar o poder de fogo da atual prefeita.
Se não houver concessões e fusões de candidaturas oposicionistas e a se manter o viés de alta de Cinthia Ribeiro, a reeleição tem todas as chances de acontecer.
DERROTA DE ANDRINO PODE SER SEPULTAMENTO POLÍTICO COLETIVO
A candidatura a prefeito Thiago Amastha Andrino, apoiado pelos presidentes das Comissões Provisórias do PP, de Kátia Abreu, do PL, de Vicentinho Jr., do PSD, de Irajá Abreu e o PSB de Carlos Amastha, que inclusive, é o coordenador da campanha de Andrino, aparece com 7% e 4% nas pesquisas estimulada e espontânea, respectivamente, atrás Marcelo Lelis, Vanda Monteiro e Eli Borges, pode colocar em cheque muitas pretensões políticas.
Unidos para derrotar a prefeita Cinthia Ribeiro, os líderes que arquitetaram a candidatura de Andrino, esses líderes políticos podem estar cavando suas próprias sepulturas para 2022, uma vez que, com os nomes totalmente atrelados à candidatura, a permanecerem os números dessa primeira pesquisa terão que “baixar a bola” e rever suas pretensões políticas, diminuindo muito seus cacifes para 2022.
A teimosia da oposição em vir extremamente dividida, acabou por colocar Cinthia como franca favorita à reeleição, uma vez que tem bons índices de aprovação popular, transformou Palmas em um canteiro inesgotável de obras e tem o apoio total do senador Eduardo Gomes, líder do governo Jair Bolsonaro no Congresso Nacional e político de maior destaque do Tocantins na atualidade, canalizando recursos federais para dezenas de municípios tocantinenses, principalmente Palmas.
Dessa forma, com um único líder político a apoiá-la, Cinthia Ribeiro pode “jogar a primeira pá de cal” na sepultura de diversas lideranças oposicionistas que fizeram da candidatura de Thiago Amastha Andrino um “Titanic” fadado ao naufrágio.
O tempo dirá!