Até 2025 toda a rede estadual de ensino será contemplada com os equipamentos tecnológicos

 

Por Abrão de Sousa

 

Com o objetivo de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem na rede estadual de ensino, o Governo do Tocantins recebeu nesta semana 13, 6 mil chromebooks e 211 kits de laboratórios da área de ciências da natureza e suas tecnologias, sendo Biologia, Física e Química.

Na manhã desta sexta-feira, 03, após reunião na Secretaria de Estado da Educação, em que foram apresentados os principais projetos educacionais para 2023, o governador Wanderlei Barbosa acompanhado pelo secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, visitaram o almoxarifado central, onde os equipamentos estão sendo patrimoniados.

Trata-se de um grande investimento tecnológico para estudantes e professores, que contempla 1.000 notebooks para professores, 2.320 chromebooks para estudantes e 58 carrinhos de transporte de carga para escolas participantes do Programa de Fomento ao Ensino Médio Integral – Escolas Jovem em Ação e mais 11.280 chromebooks e 282 carrinhos de transporte de carga para escolas que ofertam a etapa do ensino médio. Um investimento de R$ 41.626.278,40.

 

O secretário Fábio Vaz conversa com o governador Wanderlei Barbosa sobre investimentos 

 

As unidades de ensino que ofertam Ensino Médio receberão 3 kits de laboratórios da área de ciências da natureza e suas tecnologias: Biologia, Física e Química, somando mais de R$ 55.635.297,78. O governador Wanderlei Barbosa destacou que as tecnologias passarão a fazer parte do cotidiano dos estudantes. “É um novo investimento para a educação, e todos os estudantes terão acesso ao conhecimento, pelo menos duas vezes por semana, com aulas mediadas com essa nova tecnologia,” destacou.

 

O secretário de Educação, professor Fábio Vaz, na oportunidade enfatizou a importância do investimento para a modernização da educação. “É uma resposta que estamos dando aos nossos profissionais e estudantes, com o objetivo de avançar cada vez mais na qualidade do ensino e da aprendizagem. São investimentos em diferentes frentes como obras, formação e tecnologia”, enfatizou o secretário.

 

A modernização administrativa vem ocorrendo desde julho de 2022, quando a Secretaria da Educação iniciou o processo de troca dos equipamentos na sede da Secretaria e seus anexos, nas Diretorias Regionais de Educação e, já neste ano, das unidades de ensino. Foram adquiridos 4.462 computadores de mesa. Um investimento de R$ 23,8 milhões.

 

Posted On Sábado, 04 Fevereiro 2023 07:33 Escrito por

A prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), reuniu na quinta-feira,02, mais de 220 servidores, entre: enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de combate de endemias, para apresentar dados das doenças vetoriais e zoonoses que foram notificadas na cidade no último quadrimestre. O objetivo foi fortalecer os cuidados no controle e combate de doenças vetoriais, endêmicas e zoonoses.

 

Por Karla Paz – Ascom Semus

 

 

“É muito importante apresentar estes dados para estes nossos profissionais. Por meio deste Plano de Contingência, estamos conseguindo ótimos resultados em relação ao controle de infestação do mosquito aedes aegypti, por exemplo. Quando uma notificação, ou suspeita de caso de qualquer uma dessas doenças acionamos o controle vetorial para realizar a vistoria no local. Sem falar que os agentes estão desenvolvendo um belo trabalho de conscientização com os moradores da cidade que acontece diariamente. No caso do mosquito aedes, por exemplo, o último índice de infestação predial realizado segue bem baixo, com média de 0,5 e menos de 05 casos positivos neste último mês de janeiro de 2023”, explicou Halex Cavalcante, coordenador de vigilância epidemiológica.

“Eu fico muito feliz em ver que nossa gestão está fazendo o trabalho correto em relação às endemias que é prevenir o tempo todo, para manter nossa população protegida. Quero parabenizar estes profissionais! Está aí o resultado do serviço deles: baixíssimos índices de doenças que já foram preocupação em nossa cidade. Mas isso agora está no passado, porque nós vamos continuar seguindo este Plano de Contingência que foi muito bem elaborado pelos nossos gestores da Saúde. Quero agradecer também a participação da nossa comunidade que tem realizado a prevenção de acordo com a orientação dos nossos agentes de saúde”, frisou a prefeita Josi Nunes sobre a reunião.

O fiscal de zoonoses do CCZ, Francisco Vieira da Costa, apresentou dados da Leishmaniose canina (Calazar) e o veterinário do CCZ, Pedro Alexandre da Silva Alencar, orientou sobre os cuidados que devemos ter quando o animal tem o teste de calazar confirmado e quais procedimentos são realizados no lugar. Já o Coordenador dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, Edson Cardoso, apresentou as ações realizadas pelos ACS e ACE no 3° quadrimestre de 2022, enfatizando também resultados e perspectivas. Ainda foi mostrado como deve ser a recepção e encaminhamento realizado por agentes e nas Unidades de Saúde da Família (USF), em casos de notificações relacionadas a casos com barbeiro e escorpião.

 

 

“São assuntos muito importantes que precisam ser discutidos com nossos profissionais. São orientações do serviço que é realizado por eles todos os dias. Estamos sempre fazendo este alinhamento dos trabalhos que serão desenvolvidos quadrimestralmente. Isso sem falar que todos nós comemoramos o resultado de tudo isso, que são os baixos índices de doenças endêmicas em nossa cidade. Vamos seguir nosso Plano Municipal de Contingência que tem dado certo. Também vamos fazer alterações quando necessário. O sentido é continuar deixando nossa população protegida”, reforçou o secretário de saúde Sinvaldo Moraes.

 

Números Coordenação dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias

 

(último quadrimestre):

 

*118 mil visitas realizadas por Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

 

*33 mil imóveis vistoriados

 

*51 borrifações em diferentes bairros da cidade, inclusive em pontos estratégicos

 

*Crescimento da população cadastrada de 47 mil para 77 mil (de 2020 – 2022)

 

 

 

Posted On Sábado, 04 Fevereiro 2023 07:23 Escrito por

A cúpula da Cooperativa de Crédito Sicredi esteve reunida com empresários, vereadores e prefeitos de Santa Rosa e Natividade, estiveram reunidos esta semana, discutindo a implantação de agências bancárias da entidade financeira nas duas cidades tocantinenses.

 

Por Edson Rodrigues

 

Será de suma importância para o desenvolvimento de Santa Rosa ter uma agência Sicredi em seu território - assim como para qualquer outra cidade – pois apresenta uma economia crescente, digna de um dos maiores produtores de grãos do Estado do Tocantins, com um desenvolvimento acima da média dos municípios brasileiros.

 

Presente na Capital, Palmas, e em outras cidades do Tocantins, como Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Dianópolis, o Sicredi vem se consolidando como uma das maiores instituições financiadoras do comércio e da indústria tocantinenses, sempre dentro da sua filosofia do cooperativismo, em que os lucros são divididos entre os correntistas, que são, também, sócios da empresa.

 

A instalação de uma agência Sicredi em Natividade será, também, essencial para que o município possa se desenvolver e, como maior polo de sua região, atrair mais investimentos, empresas e produtores rurais, movimentando a economia local e dos municípios circunvizinhos.

 

ARTICULAÇÃO DA ACISA

 

Por trás de grandes conquistas há sempre grandes articuladores. Na chegada do Sicredi em Santa Rosa e Natividade não é diferente.  Tudo é fruto de uma articulação de Wilson Neves, presidente da Associação Comercial de Serviços e Agropastoril de Porto Nacional – ACISA que aproveitou a ótima amizade que nutre junto aos dirigentes nacionais e locais da entidade financeira, e fez uma “ponte” para unir a cadeia produtiva e os dirigentes municipais aos interesses da Sicredi, que demonstrou total interesse e capacidade para instalar as duas agências pleiteadas pelos municípios de Santa Rosa e Natividade.

 

O SICREDI

 

O Sicredi é a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil. Seu modelo de negócios constrói uma cadeia de valor que beneficia o associado, a cooperativa e a comunidade local. Há 120 anos presente no mercado financeiro, o Sicredi trilha o caminho do coletivo para oferecer soluções inteligentes para o seu desenvolvimento financeiro. 

 

A filosofia da instituição é trazer resultados para todos, oferecendo mais de 300 produtos e serviços financeiros de um jeito simples e de fácil entendimento para pessoas físicas, empresas e para o setor do agronegócio. O que torna o Sicredi diferente é que ao se associar, você adquire uma pequena cota da cooperativa de crédito, passando a ser dono do Sicredi, tendo voz sobre as decisões do negócio e participando dos resultados. 

 

Hoje, o Sicredi tem mais de 6 milhões de associados e está presente em todo o Brasil, com mais de 2,4 mil agências, distribuídas em mais de 100 cooperativas. São mais de 35 mil funcionários.

 

Em 2020 o Sicredi foi a 2ª instituição com maior liberação de crédito rural, de acordo com dados de dezembro de 2022. Serão mais de 30,7 bilhões de reais em patrimônio líquido, prontos para oxigenar a economia de Santa Rosa e de Natividade.

 

Para o alto, e além!

 

 

Posted On Sexta, 03 Fevereiro 2023 16:46 Escrito por

As entregas fazem parte da renovação e melhorias da rede hospitalar gerida pela SES-TO

 

Por Dayana Nascimento

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) tem realizado uma força tarefa para a entrega de mobiliários hospitalares e ar condicionados para as unidades hospitalares sob sua gestão. Durante esta semana, um mutirão foi realizado para que mais de cinco mil equipamentos recebessem patrimônio e seguissem para as unidades. Em 2022 foram entregues aos hospitais quase quatro mil itens, do total de aproximadamente 10 mil adquiridos pela Pasta. O investimento ultrapassa R$13 milhões.

 

Entre as aquisições, que já começaram a ser enviadas estão: ar-condicionados, maca, poltronas hospitalares, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, carrinho de emergência, berços, balanças antropométricas, balanças pediátricas, mesa de exame ginecológico, carrinho de curativo, mesa mayo e auxiliar para salas cirúrgicas, suportes de soros, biombos, hampers, escadinhas hospitalares, mesas de cabeceiras, mesas cirúrgicas e mesas de refeiçãos.

 

Novo mobiliário visa oferecer mais conforto e suporte à saúde da população

 

O Hospital Regional de Miracema (HMR) recebeu, dia 02 de fevereiro, 30 poltronas e cinco cadeiras de banho. Segundo a enfermeira, Maysa Nunes Araújo, “é motivo de muita alegria para os servidores e pacientes. Queremos agradecer o governador e o secretário pelo empenho da gestão, essas poltronas e cadeiras de banho trarão mais conforto aos acompanhantes e um acompanhamento ao paciente mais humanizado”, afirmou.

 

A acompanhante do paciente, Nivaldo Ferreira Mendes, internado no HRM, aprovou o mobiliário. “É muito bem vindo essas poltronas, pois não é fácil ficar dentro de um hospital com alguém da nossa família doente e essas poltronas trás um conforto maior pra gente. Muito obrigada aos responsáveis por isso!”, destacou a acompanhante, Maria Sena de Amorim Mendes.

 

“Fico muito feliz de ver que o Governo do Estado está preocupado com a humanização dos atendimentos. As cadeiras e as poltronas que entregaram hoje, trouxeram conforto aos pacientes e aos acompanhantes”, relatou o professor Emivaldo Ribeiro Cardoso, que acompanha a tia Maria Benedita Ribeiro Braz, internada no Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN).

 

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, “há mais de uma década não se investia tanto em mobiliário e nossas equipes já estão trabalhando em novos processos de aquisição, para que nossas unidades não fiquem sucateadas e a população tenha o conforto necessário, seja em tratamento ou acompanhando seus entes queridos. Assim, garantimos uma saúde humanizada e digna para quem precisar do Sistema Único de Saúde, no Tocantins”.

 

“É gratificante poder planejar e equipar todas as unidades hospitalares e isso é fruto do empenho de toda equipe da SES e principalmente dos gestores, secretários e do nosso Governador, quanto à disponibilização dos recursos financeiros necessários para atingir essa conquista que beneficia toda a população”, afirmou a superintendente de Gestão Administrativa da SES-TO, Lisiara Vieczoreck.

 

 

Posted On Sexta, 03 Fevereiro 2023 16:41 Escrito por

Em cerimônia pública no dia 26/01, a CGJUS do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins reconheceu serviços prestados por 24 serventias extrajudiciais em 2022 com Selo de Qualidade. Israel Siqueira de Abreu Campos, delegatário do Serviço de Registro de Imóveis de Palmas, recebeu a mais alta honraria, o Selo Ouro, que comprova a excelência dos serviços prestados à comunidade.

 

 

Por Luiz Pires

 

A Oficial Substituta da Serventia de Registro de Imóveis de Palmas, Lívia Angélica Siqueira de Abreu Ribeiro Querido, recebeu a honraria da então Corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio (atual presidente do TJ) e do Juiz Auxiliar da Corregedoria, Roniclay Alves

 

O delegatário da Serventia do Registro de Imóveis de Palmas, Israel Siqueira Campos, destaca-se pela humildade e pelos serviços prestados à Capital e à região, especialmente Porto Nacional e Ipueiras, onde mantém raízes familiares e amizades profundas.

 

A Serventia do Registro de Imóveis de Palmas está em modernas instalações na Avenida Theotônio Segurado

 

Equilibrado, Israel sempre respeitou os princípios legais e se relacionou com civilidade com todos os matizes ideológicos, desde quando líder estudantil, vereador de Porto Nacional, vice-prefeito e prefeito o interino. Prestativo e correto em suas atitudes, Israel Siqueira Campos vivenciou o desenvolvimento de Palmas desde os primórdios.

 

Grande parte do acervo da Serventia do Registro de Imóveis de Palmas está digitalizado

 

A Serventia do Serviço de Imóveis de Palmas foi instalada inicialmente em Taquaralto, à época um pequeno povoado da recém emancipada Taquaruçu do Porto, situado às margens da rodovia que liga Porto Nacional a Tocantínia e Miracema (e, agora à Capital, Palmas).

 

Lívia Angélica Siqueira de Abreu Ribeiro Querido disse que “é uma honra receber um prêmio tão importante, concedido pela Corregedoria Geral da Justiça, como reconhecimento pelo nosso esforço em busca de aperfeiçoar cada vez mais a prestação do serviço jurisdicional. Estamos hoje com parte considerável de nossos arquivos digitalizados e atuando em rede não apenas no Estado, mas em todo o país. Nosso objetivo é, sempre, prestar um atendimento ágil e eficaz ao usuário final”.

 

Lívia Angélica parabenizou a Corregedoria pelos serviços prestados aos notariais. Segundo ela, “o incentivo oferecido por meio da premiação só nos impulsiona a buscar cada vez mais a qualidade no atendimento prestado à sociedade”.

 

A desembargadora Etelvina Maria Sampaio frisou que o Selo Qualidade tem como objetivo estimular a eficiência operacional, por meio do reconhecimento da importância da implementação de ferramentas de gestão nos serviços extrajudiciais.

 

O juiz Ronycley Alves citou que o selo é resultado do que foi realizado no ano de 2022, quando foram correicionados 13 comarcas, 37 distritos e 67 serventias. “O selo é um estímulo a todos a cada vez mais prestar um serviço de qualidade”, ressaltou, lembrando que quem ganha é o cidadão.

 

 

Para conceder o selo, foram avaliados itens como: instalações, regularidade contábil e tributária, cumprimento de provimentos do Conselho Nacional de Justiça e da CGJUS, entre outros importantes pontos.

 

O Selo Qualidade foi instituído pelo provimento nº 27/2021 CGJUS e faz parte da meta 19 do plano de gestão da Corregedoria - biênio 2021/2023. O objetivo é promover o aperfeiçoamento cartorário e melhorar o serviço prestado ao cidadão. 

 

 

Posted On Sexta, 03 Fevereiro 2023 05:33 Escrito por
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