Até sexta-feira, 19, o tema trabalhado pela equipe do Tocantins será o aproveitamento de Biomassa residual

 

 

Por Lenna Borges

 

 

Enquanto a maioria curte as férias e o recesso escolar, centenas de alunas do ensino médio de todo o país participam de uma imersão no mundo da ciência com o programa Futuras Cientistas, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Do Tocantins, participam seis alunas e quatro professoras da rede estadual classificadas no processo seletivo realizado em 2023.

 

Uma das etapas do programa, o Módulo Imersão Científica 2024, teve início no dia 4 e encerra no próximo dia 26, realizado de forma on-line na plataforma Google Meet.

 

A estudante Ester de Souza Souto, de Tupiratins, diz que foi influenciada a participar do programa pela professora Claodeny Rodrigues – Crédito: Arquivo Pessoal

 

O objetivo do programa é estimular o interesse e promover a participação de mulheres, professoras e estudantes, do ensino médio, nas áreas de Ciência e Tecnologia, por meio de sua aproximação a centros tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa. Em 10 anos, 70% das participantes do programa foram aprovadas no vestibular. Destas, 80% escolheram cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia.

 

E o programa está dando certo para as discentes tocantinenses, é o que confirma a estudante da Escola Estadual São Tomás de Aquino, de Tupiratins, Ester de Souza Souto, que foi influenciada a participar do programa pela professora Claodeny Rodrigues. “Com minha classificação, me senti muito alegre e privilegiada por ter sido incluída na Imersão Científica de 2024. Estou absorvendo muitos conhecimentos e vivenciando ótimas experiências, que podem me influenciar a ser uma cientista determinada a romper o preconceito do englobamento de mulheres na ciência”, afirmou.

 

Para a professora Lenilda Batista de Souza, do Colégio Estadual Dom Alano, de Palmas, o programa oferece uma oportunidade única para meninas e mulheres da rede pública de ensino se envolver com temas científicos relevantes e atuais. A professora destaca a importância no aspecto de despertar o interesse pela ciência, ao focar em temas práticos e de relevância imediata, como o aproveitamento de resíduos de alimentos. "O programa estimula a curiosidade e o interesse pela ciência, isso é essencial para cultivar uma nova geração de cientistas. As áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática têm sido historicamente dominadas por homens. Iniciativas como o "Futuras Cientistas" promovem a participação feminina, contribuindo para uma maior diversidade e inclusão nestes campos”.

 

Programação

 

No Tocantins a vertente classificada foi a área ciências/química/alimentos ministrada por professoras da Universidade Federal do Tocantins, instituição participante 

 

Dessa segunda-feira, 15, até sexta-feira, 19, o tema trabalhado no módulo será o aproveitamento de Biomassa residual do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Produtos Naturais e Biomassa (LapNaBio), sob a coordenação da professora do programa de Pós Graduação de Ciências do Ambiente (PPGCiamb) da UFT, Elisandra Scapin.

 

Para a próxima semana, 22 a 26, será apresentado a análise da Biomassa Residual de bioprodutos a partir de resíduos, com a professora do curso de Graduação em Engenharia de Alimentos da UFT, Magale Karine Diel Rambo. Na primeira semana, de 8 a 12, o tema apresentado foi o aproveitamento integral dos alimentos, sob a orientação da professora do curso de Graduação em Engenharia de Alimentos e dos cursos de Pós Graduação PPGCTA e PPGCiamb da UFT, Patrícia Martins Guarda.

 

Equipe de Cientistas da UFT

 

Para a responsável pelo programa no Tocantins, professora Patrícia Martins Guarda, o programa é importante para mostrar um pouco da ciência brasileira, quebrar estereótipos e “mostrar que somos poucas, mas que impactamos muito. O projeto aqui no Tocantins este ano está lindo e ele vem com o objetivo de promover a formação e o envolvimento interdisciplinar nas alunas, promover a consciência social e ambiental”.

 

A professora ressalta que este ano a temática trata do aproveitamento de resíduos de alimentos e visa à capacitação das alunas de escola pública no Tocantins, despertando nelas a experimentação e o senso crítico, incentivando a pesquisa e as possibilidades para resolução dos problemas atuais. “Eu espero que as futuras cientistas de hoje sejam o presente de sempre e que elas saibam que o lugar de mulher é onde ela quiser”, completa.

 

A doutoranda do PPGCiamb, Mariana de Souza Borges, participa da equipe de execução do programa no Tocantins. Ela diz que gostaria de ter tido esse incentivo do programa, com bolsa de estudo e esse contato com a ciência de forma educativa, ainda no Ensino Médio. “Não tive, mas fico feliz em participar do programa, de ser agente de transformação, de poder participar e mostrar meu dia a dia, do que a gente faz como cientistas, das possibilidades da nossa região e do nosso país. Ser um exemplo de mulher cientista é muito bacana”.

 

Participação tocantinense

 

O Módulo Imersão Científica 2024 teve início no dia 4 e encerra no próximo dia 26, de forma on-line na plataforma Google Meet 

 

Do Tocantins, participam desta edição seis alunas, Ester de Souza Souto da Escola Estadual Tomás de Aquino, de Tupiratins; Bianca Amaral de Oliveira e Ana Gabryella Costa Sales do Colégio Desembargador Virgílio Melo de Franco, de Paranã; Anna Karolina de Carvalho Xavier Pinho, do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, de Guaraí; Lamiris Faria dos Santos e Thais Renata Prestes de Oliveira, do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, de Gurupi. E quatro professoras, Jakellyne Matos da Paz, do Colégio Militar do Tocantins Unidade IV, da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Araguatins; Lenilda Batista de Souza do Colégio Dom Alano, SRE Palmas; Sterlâyne Alexandra da Silva, do Colégio Estadual de Araguacema, e Ianca dos Santos Medrado do Colégio Estadual Idalina de Paula, da SRE de Paraíso do Tocantins.

 

A vertente classificada foi a área ciências/química/alimentos ministrada por professoras dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos e Programa de Pós Graduação de Ciências do Ambiente (PPGCiamb) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), instituição participante. O objetivo é incentivar as alunas a aprender e identificar as diferentes possibilidades de aproveitamento integral de alimentos, ou aplicação de resíduos em diferentes tecnologias, bem como a produção de bioprodutos.

 

Nesta edição, participam do programa 470 pessoas de todo o país, alunas do 2º ano do ensino médio da rede pública de ensino e professoras do ensino médio da rede pública estadual. O Módulo Imersão Científica 2024 do Programa Futuras Cientistas terá duração de 20 dias úteis, com carga horária total de 80 horas destinadas ao processo de familiarização da estudante e professora com a dinâmica da pesquisa científica.

 

Além da Imersão Científica, o Futuras Cientistas é composto de outras três etapas, que serão realizadas ao longo de 2024: banca de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mentoria e estágios supervisionados.

 

 

Posted On Quinta, 18 Janeiro 2024 06:22 Escrito por

Ter sucesso na redação do Enem deu um impulso significativo na vida das estudantes Yanna Vitória Alves de Moura, de Novo Alegre, Ana Júlia Ribeiro de Silva e Emilly Almeida Fernandes de Oliveira, de Palmas

 

 

Por Josélia de Lima

 

Com a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos estudantes compartilharam nas redes sociais a euforia e a satisfação de ter alcançado notas superiores a 900 pontos na redação. É o caso da aluna Yanna Vitória Alves de Moura, 17 anos, do Colégio Estadual Dr. João de Abreu, da cidade de Novo Alegre, Tocantins, que alcançou a nota 940 na redação. Também comemoram a estudante Ana Júlia Ribeiro da Silva, 18 anos, do Centro de Ensino Médio Tiradentes, e Emilly Almeida Fernandes de Oliveira, da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, ambas são de Palmas e tiraram a nota 960 na redação.

 

Em 2023, o tema da redação foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Neste ano, 60 estudantes conseguiram alcançar a nota máxima, no ano passado foram apenas 18 participantes.

 

Os resultados do Enem foram divulgados na terça-feira, 16, e com as notas, os estudantes poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no período de 22 a 25 de janeiro.

 

Notas que abrem portas

Yanna Vitória está feliz com seu resultado na redação

 

A estudante Yanna Vitória, que reside na zona rural, comentou que as provas do Enem são difíceis, por isso, quando se tem sucesso é motivo de muita alegria. “Eu estou me sentindo realizada. Fiquei maravilhada com a nota na redação, pela importância que tem essa seleção na vida dos jovens brasileiros”, frisou.

 

Ana Júlia contou que aproveitou bem as aulas de Língua Portuguesa e de Redação ministradas pelo professor Paulo Martins. “A escola me ajudou bastante com os conteúdos básicos, os professores foram bem objetivos, eles sabiam a importância do último ano do ensino médio na vida de um estudante. Eu estou muito feliz, essa foi a minha primeira experiência com o Enem e com sucesso”, explicou.

 

A estudante Ana Júlia já foi aprovada no curso de Gestão Pública no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), mas o que ela deseja é aproveitar as notas do Enem e tentar uma vaga no curso de Direito.

 

Aluna Ana Júlia comemora a sua nota

 

Emilly conhece bem o Enem, foi o seu terceiro ano fazendo as provas. “Eu fiquei muito feliz de ver que alcancei essa nota, foi muito emocionante, mas eu esperava uma nota alta visto que tive um grande apoio dos professores de linguagem em relação à redação”, comentou. A estudante Emilly também pretende cursar Direito.

 

Essas três estudantes representam as dezenas de alunos da rede estadual de ensino que alcançaram notas altas na redação do Enem.

 

A professora Mariza de Jesus Ferreira, que leciona Língua Portuguesa no Colégio Estadual Dr. João de Abreu, comentou a nota 940 de Yanna Vitória. “Eu acompanho esta aluna desde o 6º ano do ensino fundamental e sempre soube que ela teria sucesso, por sua dedicação aos estudos. Para a escola, esse resultado representa uma motivação para outros alunos. Esse desempenho reforça que a escola pública funciona e que o aluno da zona rural tem acesso à educação de qualidade”, explicou.

 

 

Posted On Quarta, 17 Janeiro 2024 13:53 Escrito por

Foram discutidas as estratégias para a realização do diagnóstico dos títulos definitivos de domínio expedidos pelo Estado do Tocantins, em faixas da BR-153 e BR-230

 

 

Por Pedro Thiago Macêdo

 

 

Na manhã desta terça-feira, 16, o presidente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Robson Figueiredo, reuniu-se com o procurador da República, Alexandre Ismail Miguel representando o Ministério Público Federal (MPF), o superintendente regional do Tocantins do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Edmundo Rodrigues Costa e a Comissão de Estudos Técnicos para discutir as estratégias para a realização do diagnóstico dos títulos definitivos de domínio expedidos pelo Estado do Tocantins, através do Itertins, dentro da faixa que rege o Decreto Lei 1164/71 sobre terras públicas, em áreas arrecadas e matriculadas em nome da União, bem como o Decreto 22375/87.

 

O objetivo da reunião foi iniciar um diálogo entre as instituições para realizar o levantamento sobre as áreas situadas nas faixas de 100 quilômetros de largura em cada lado do eixo das Rodovias Federais Belém-Brasília ou BR-153 e Transamazônica (Transaraguaia) ou BR-230. “Esta é uma oportunidade de avançarmos nesta questão, dando segurança jurídica aos pequenos, médios e grandes agricultores que escolheram o Tocantins para se desenvolverem”, pontua o presidente do Itertins, Robson Figueiredo.

 

Para o procurador da República, Alexandre Ismail Miguel, o diagnóstico será importante no andamento dos trabalhos do MPF no compromisso com a regularização fundiária no País. “Estamos conhecendo os grupos de trabalhos para fomentar e melhorar as estratégias de resolução de conflitos”, complementa.

 

Na reunião, entre outras medidas, foi solicitado a cooperação ao Incra na disponibilização das matrículas e materiais cartográficos das áreas que serão analisadas. “A Superintendência do Incra estará de portas abertas para receber as demandas”, determinou o superintendente regional do Incra, Edmundo Rodrigues Costa.

 

Também participaram da reunião, a analista do MPF, Alliny Naves Pereira Morais, o servidor do Incra, Divino Soares e os membros da Comissão de Estudos Técnicos, os servidores do Itertins, Edivan Fonseca Milhomem, Edimar Ferreira da Silva, André Arley Sena Porto, Camila Paula Rocha de Oliveira, Edler Alves Reis, Inael Rodrigues de Araujo e João Vitor Barbosa Silva.

 

 

Posted On Quarta, 17 Janeiro 2024 07:41 Escrito por

Da Assessoria 

 

Com o objetivo de atender os tocantinenses em áreas prioritárias, o deputado federal Antonio Andrade (Republicanos) tem trabalhado diuturnamente para destinar recursos aos municípios.

 

O parlamentar vai destinar quase R$ 14 milhões de reais para impulsionar e aprimorar o turismo e infraestrutura nas zonas urbanas e rurais de diversos municípios, via Codevasf.

 

Antonio Andrade enfatizou a importância de construir seu mandato por meio da escuta atenta das demandas e da busca por soluções específicas de cada municipio. "Recebemos as demandas dos prefeitos e, a partir desses pedidos que buscamos atender às necessidades e peculiaridades de cada município", afirmou o parlamentar.

 

Com um perfil municipalista, o parlamentar ressaltou seu compromisso em continuar buscando recursos. "Cada recurso é fundamental para contribuir com as cidades. Em 2024 continuaremos trabalhando muito para levar desenvolvimento e progresso para o Tocantins”, destacou.

 

O valor do investimento total é de R$ 13.812.094. Os bens atenderão diversos municípios, além de associações. Caminhões, caminhões-pipa, tratores, grades aradoras, retroescavadeira e motoniveladora estão entre os itens que beneficiarão, de forma direta ou indireta, dezenas de comunidades do estado.

Posted On Quarta, 17 Janeiro 2024 07:40 Escrito por

Número de certificações emitidas aumentou em mais de 100% comparado ao ano anterior

 

 

Da Assessora

 

 

Vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Secad) , a Escola de Governo do Tocantins (Egov/TO) é um espaço para concepção, discussão, compreensão e desenvolvimento de formação. Ela atua a partir de um planejamento estratégico e conta com importantes parceiros visando fortalecer as ações de capacitação.

 

Com o objetivo de alcançar aqueles servidores que muitas vezes não conseguem participar de capacitações presenciais, a Egov oferta também cursos no formato EaD e eventos on-line por meio da Plataforma Unicet, além de outras ferramentas de aprendizagem, como: Webinars, videoconferências, fóruns on-line, Podcasts e outros recursos.

 

No ano de 2023, as metas com relação à oferta de capacitação foram superadas com 6.345 novas vagas disponibilizadas aos servidores das mais diversas áreas de atuação do Poder Executivo Estadual. Os dados evidenciam o amplo incentivo do Governo na melhoria contínua dos serviços públicos.

 

Outras metas importantes foram alcançadas, das quais destacam-se os mais de 2 mil novos usuários no Ambiente Virtual de Aprendizagem - Plataforma Unicet e mais de 4.500 certificações emitidas pela Egov-TO, um aumento considerável de mais de 100% em relação ao ano anterior. Somado ao número de emissão das certificações dos demais órgãos, chega-se ao total de 21.306 certificações emitidas pelo Poder Executivo Estadual.

 

Conforme o diretor da Egov-TO, Eliardo Rodrigues, a instituição desempenha um papel essencial para o aprimoramento e desenvolvimento dos servidores. “Essa é a missão da Escola e o trabalho realizado é contínuo, contribuindo para alcançar o objetivo do Governo do Estado em avançar com políticas públicas que sejam eficientes e promovendo cada vez mais a qualidade de vida do servidor e dos serviços prestados à sociedade”, afirmou.

 

 

Posted On Terça, 16 Janeiro 2024 16:55 Escrito por
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