A secretária Wanessa enfatizou a equiparação do ensino ofertado nas escolas de tempo integral estaduais
Por Núbia Daiana Mota
A titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), professora Wanessa Zavarese Sechim, apresentou nesta terça-feira, 25, a Proposta Pedagógica para o segundo semestre e discutiu mudanças para as 38 escolas estaduais de tempo integral baseadas no modelo das 12 Escolas Jovem em Ação, que passaram a oferecem o ensino médio integral, neste ano, no Tocantins. O debate aconteceu durante reunião de socialização das ações desenvolvidas no primeiro semestre letivo, encontro que se estenderá até a quarta-feira, 26, em Palmas, com a participação de representantes das Diretorias Regionais de Educação, das escolas estaduais de tempo integral, além de técnicos e da equipe gestora da Seduc.
De acordo com a secretária Wanessa a intenção é oferecer aos alunos de todas as escolas estaduais de tempo integral, um ensino que se aproxime daquele que vem sendo praticado nas Escolas Jovem em Ação. “Conforme o diagnostico que fizemos nessas escolas, que já eram de tempo integral quando assumimos a gestão, e conhecendo os resultados iniciais do Programa Jovem em Ação, chegamos à conclusão de que não podemos ter na mesma rede de ensino realidades tão distintas. Então ouvimos os gestores, a comunidade escolar, estudamos muito e estamos discutido com os diretores essa proposta que poderá ter grandes resultados na aprendizagem e na vida desses alunos e que se trata de uma mudança de comportamento, de atitude e de uma nova organização da escola de tempo integral” ressaltou.
Dentre as inovações do Programa Jovem em Ação, que deverão ser implantadas para as escolas de tempo integral, está o incentivo à pedagogia da presença, que foca no acolhimento dos educandos estreitando a relação entre os alunos e os servidores das escolas. As 38 unidades de ensino deverão passar por uma reorganização dos espaços e passarão a ter as salas temáticas, aproveitando os espaços ociosos, ou subaproveitados, e utilizando materiais que a escola já possui para potencializar a aprendizagem dos estudantes.
A proposta da Seduc ainda prevê a implantação e dos clubes de protagonismo juvenil e o incentivo à construção dos projetos de vida dos estudantes. “Acreditar nos sonhos dos nossos alunos, ajudando-os a projetar o futuro baseado no estudo e nas suas aptidões é o diferencial da Escola Jovem em Ação que queremos levar para as demais escolas de tempo integral da rede estadual”, destacou o especialista em Gestão do Programa Jovem em Ação, Leandro de Souza.
Para a gestora da Escola Girassol de Tempo Integral Major Juvenal Pereira de Sousa, de Fortaleza do Tabocão, Vanusa Santos Oliveira, a nova proposta trará resultados significativos na vida dos estudantes. “Nos meus 16 anos de educação ainda não tinha visto uma proposta tão coerente e inovadora. Tudo o que tem sido implantado pela atual gestão da Seduc tem dado muito certo porque os alunos passaram a ser ouvidos e se sentir como parte do processo. Estou muito confiante com os novos rumos que estão sendo pensados para o ensino integral no Tocantins”, frisou.
Na quarta-feira, 26, todos os pontos da Proposta Metodológica para escolas de tempo integral serão aprofundados em reunião especifica com os gestores e coordenadores das escolas e técnicos das diretorias regionais responsáveis pelo ensino integral.
Obra já está com 85% concluídos e terá oito salas de aula e todos os ambientes climatizados; estudarão mais perto de casa crianças dos setores Nova Araguaína, Xixebal e Lago Azul
Da Assessoria
Pensando nas crianças que ainda têm dificuldades de conseguir vagas ou moram longe de onde estudam na região sul de Araguaína, a Prefeitura está construindo uma nova creche-escola. Moradores dos setores Nova Araguaína, Xixebal e Lago Azul serão contemplados com mais cerca de 200 vagas para crianças entre 4 meses a 6 anos de idade. Obra de alto padrão, com oito salas de aula e ambientes climatizados, já está com 85% concluídos e será entregue ainda este ano.
O Paulo Vitor, de quatro anos, é uma das crianças que passará a estudar mais perto de sua casa. Ele estuda na outra creche do bairro, mas a mãe vai transferir para a nova unidade. “A nova creche fica aqui do lado da minha casa, vai ficar mais fácil pra mim. E aqui vai ter mais espaço pra ele brincar também”, contou a dona de casa Jakeline Feitosa Lima, mãe do Paulo.
A obra está em fase de acabamento, fazendo as instalações elétricas, revestimento cerâmica, pintura e outros serviços. O Município adequou o projeto para a climatização das salas de aula, laboratório de informática, sala de leitura e salas do bloco administrativo.
Alto padrão
Os critérios de construção de alto padrão classificam a nova creche como Tipo B, com estrutura térrea e cinco blocos distintos de acordo com a função a que se destinam. São eles: bloco administrativo, bloco de serviços, bloco multiuso e dois blocos pedagógicos.
No bloco pedagógico terá as salas das creches 1, 2 e 3, além da pré-escola, duas salas para cada uma delas. No bloco multiuso terá as salas de leitura, de informática, banheiros multiusos inclusive um para os portadores de necessidades especiais) e centrais de informática e elétrica.
Já no bloco administrativo, terá almoxarifado, sala dos professores, recepção, diretoria, coordenação. Na parte de serviço terá cozinha, despensa, lavanderia e banheiro para os profissionais que vão trabalhar no local.
A parte externa contará com pátio coberto, playground das crianças e um espaço destinado para apresentações das crianças. Toda a estrutura da unidade terá acessibilidade para as crianças com deficiência.
O valor total da obra é de R$1.420.393,62, sendo buscados R$ 1.159.121,37 junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e R$ 261.272,25 são de contrapartida do Município.
Outras creches na região
Ainda na região sul de Araguaína, os moradores têm quatro unidades de ensino infantil: duas creches e duas escolas, no Setor Nova Araguaína e no Lago Azul.
“Por ser uma região extensa, mesmo com a oferta de vagas nas outras unidades, muitas crianças ainda estão sem estudar. A Prefeitura pensou nessas famílias e está atendendo essa demanda com a nova unidade”, explicou o secretário municipal da Educação, Jocirley Oliveira.
Avanços A Prefeitura investiu mais de R$ 12,5 milhões só na Educação, entre recursos federais e municipais, construindo e ampliando creches e escolas, ressaltando o planejamento na área, com isso a Rede Municipal de Ensino tem quase 25 mil crianças matriculadas.
Foram ampliadas e reformadas 18 unidades de ensino, cinco reconstruídas e sete novas foram entregues para a comunidade com padrão de excelência. Todas as salas de aula da Rede Municipal urbana e rural contam com salas climatizadas.
Plataforma virtual criada especificamente pela Seciju para que aprovado faça escolha de unidade
Por Tom Lima
Os 409 aprovados no concurso público do Sistema Socioeducativo do Tocantins, vinculado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), devem fazer a escolha dos seus locais de lotação entre esta terça-feira, 25, e sábado, 29, por meio de uma plataforma virtual criada especificamente para esse propósito. A nomeação deles, pelo governador Marcelo Miranda, por meio de ato normativo no Diário Oficial do Estado (DOE), nº 4.914, vale a partir de 30 de agosto, quando deverão começar a tomar posse.
Segundo Instrução Normativa, nº 02/2017, republicada com correção no DOE nº 4.915, no dia 21 de julho, os aprovados devem escolher seus locais de lotação pelo endereço eletrônico http://lotacao.cidadaniaejustica.to.gov.br, informando o CPF, a inscrição no certame e nome completo da mãe. Nesse sistema de lotação, o aprovado poderá escolher a unidade onde deseja trabalhar, entretanto será essa ferramenta de gestão que apurará os dados e fará a distribuição de acordo com o número de vagas disponíveis em cada unidade socioeducativa e a classificação da pessoa no concurso.
Ao todo, no Tocantins, funcionam oito unidades socioeducativas: o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case de Palmas); o Centro de Internação Provisória de Palmas (Ceip Central); o Centro de Internação Provisória de Gurupi (Ceip Sul); o Centro de Internação Provisória de Santa Fé do Araguaia (Ceip Norte); a Unidade de Semiliberdade de Palmas (USL – Palmas); Unidade de Semiliberdade Feminina de Palmas (USF – Palmas); a Unidade de Semiliberdade de Araguaína (USL – Araguaína) e a Unidade de Semiliberdade de Gurupi (USL – Gurupi).
Os 409 aprovados estão divididos entre os cargos de Assistente Socioeducativo (Motorista e Técnico em Enfermagem), Técnico Socioeducador e Analista Socioeducador (Terapeuta Ocupacional, Pedagogo, Odontólogo, Psicólogo, Advogado, Médico, Educador Físico, Enfermeiro, Nutricionista e Assistente Social). De acordo com a gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Seciju, Jaciara Alves da Cunha Ribeiro, é importante que, na ocasião da escolha da unidade, o aprovado guarde o comprovante de lotação, pois ele será necessário para a posse, que se dará na Secretaria de Estado da Administração (Secad). Após isso, com a cópia do “Comprovante de Posse”, a Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Seciju emitirá o encaminhamento de lotação do servidor.
Iniciativa do Centro de Ensino Médio Castro Alves é destaque no portal do Ministério da Educação
Por Philipe Bastos
Uma iniciativa do Centro de Ensino Médio (CEM) Castro Alves, de Palmas, foi destaque no portal do Ministério da Educação (MEC). O projeto, intitulado Talentos da Leitura, tem como objetivo incentivar a leitura premiando alunos que desenvolvam este hábito buscando e comentando os livros que pegam na biblioteca da unidade educacional.
A iniciativa, segundo a publicação do MEC, surgiu a partir da observação da gestão escolar sobre a frequência dos alunos no local dedicado aos livros da escola. “A partir dessa observação, pensamos em desenvolver um projeto específico, que viesse ao encontro dessa necessidade. Então, surgiu a ideia do Talentos da Leitura”, destacou a diretora do CEM Castro Alves, Maria do Carmo Ribeiro à reportagem do MEC.
A diretora lembra ainda que um dos pontos mais importantes da proposta é motivar o trabalho conjunto em sala de aula, unindo conteúdo, aprendizado e lazer. “São livros que estão realmente dentro do planejamento do professor? Quais os tipos de livros que são mais lidos? A cada bimestre, as pontuações (dos estudantes) são repassadas para os professores para saber como é que está aquele aluno, qual foi o desenvolvimento dele, se essa leitura está realmente refletindo no aprendizado”, conta.
Premiação
Além de incentivar a leitura entre os estudantes, o projeto premia aqueles que comprovarem, por meio de trabalhos e apresentações, que leram e compreenderam o maior número de livros da biblioteca escolar. A escola confecciona medalhas e recebe kits escolares que são entregues aos alunos vencedores em uma cerimônia de premiação na escola.
A matéria, na íntegra, pode ser acompanhada neste link. Além do texto escrito, o material conta com uma matéria veiculada pela rádio do Ministério da Educação.
No site da Seduc também existe material sobre o projeto do CEM Castro Alves, juntamente com outras iniciativas que desenvolvem o interesse dos alunos na leitura. Para acessar, basta clicar aqui.
O objetivo é conscientizar a população sobre a preservação da natureza e a prevenção de doenças
Por Abrão de Sousa
A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), continua trabalhando com a Caravana da Juventude nas Praias do Tocantins durante a temporada de praias de 2017. A ação tem como objetivo conscientizar os veranistas sobre a prevenção quanto ao uso de drogas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/DST).
Quem recebe a caravana neste final de semana, 21, 22 e 23 de julho, são os municípios de Miracema do Tocantins, Tocantínia e Palmas. Na oportunidade, serão repassadas informações sobre importância do diagnóstico precoce e dos cuidados necessários para manter o estado de bem-estar, a saúde e a diversão na temporada de praia, com segurança e responsabilidade. Durante a ação, serão distribuídos ainda preservativos, sacos plásticos para a coleta de lixo e cartilhas educativas.
Ricardo Ribeirinha, superintendente de Juventude da Seduc afirma que o trabalho de conscientização é importante para todos, em especial para os jovens com idade entre 15 e 29 anos. Segundo Ribeirinha, este é um público que apresenta vulnerabilidade a gravidez precoce, além do abuso de álcool e o uso de drogas.
“As pessoas precisam conhecer os prejuízos causados quando se consome bebidas alcoólicas de forma exagerada. O cidadão consciente foge do consumo de produtos ilícitos e até relações sexuais sem proteção”, ponderou, afirmando que as equipes foram preparadas para dialogar e levar informação a todas as pessoas, a fim de garantir tranquilidade e diversão conscientes.
O superintendente destacou ainda os avanços nas políticas públicas para a Juventude, por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que foi lançado em julho de 1990. “A lei que ampara a criança e o adolescente completa 27 anos agora em julho. Devemos informar o público jovem sobre seus direitos e deveres. Temos também o Estatuto da Juventude, que ampara os jovens e, nós, especialmente da Superintendência de Juventude, devemos trabalhar com os jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade e com todos os outros para que eles se conscientizem”, afirmou.
Amilton Gonçalves de Oliveira Neto, explicou que “como julho é o mês das férias escolares e devido a grande concentração de pessoas nas praias de todo o Estado, nove municípios foram escolhidos para a execução das atividades. As ações serão realizadas durante os finais de semana, para que os servidores trabalhem o consumo consciente de qualquer substância, assim como o sexo com responsabilidade e também recolham o lixo produzido e contribua para a preservação do meio ambiente”.
Cronograma e parcerias
Durante todo o mês de julho serão atendidos 9 municípios conforme o cronograma da Caravana da Juventude nas praias: sexta-feira, 14, a equipe visitou a Praia da Amizade, em Ipueiras; no sábado, 15, o trabalho aconteceu na Praia do Croá, em Brejinho de Nazaré; no domingo, 16, foi em Porto Nacional, na Praia Porto Real.
Na sexta-feira, 21, continuam nas Praias Mirassol, em Miracema; no sábado, 22, em Tocantínia, na Praia Por do Sol; e no Domingo, 23, em Palmas, nas praias das Arnos, do Prata e da Graciosa.
No dia 28, a praia da Tartaruga em Peixe receberá a equipe; no sábado, 29, a equipe estará em Caseara na Praia do Sol; e no dia 30, a Caravana da Juventude encerrará as atividades na Praia da Gaivota, em Araguacema.
A Seduc, com a Caravana da Juventude na Praia, conta com a parceria das equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar; das secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Saúde; Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden); e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).