Governo de Mauro Carlesse desidrata e pode contaminar nova estrutura

Posted On Sábado, 16 Março 2019 12:59
Avalie este item
(0 votos)

"estancar a sangria"

 

Por: Edson Rodrigues

 

Foi assim com os governos Marcelo Miranda e Sandoval Cardoso e, caso o governador Mauro Carlesse não assuma 100% do controle político do seu governo, pode ter o mesmo destino que seus antecessores, que estão, inclusive, tendo bloqueios de bens, condenações e há um passo de terminarem na prisão.

 

O governador Mauro Carlesse está demonstrando, administrativamente, vontade e determinação de colocar o Estado nos trilhos do desenvolvimento e tentando enquadrar a sua gestão na Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Nova estrutura corretamente planejada:

 

O trabalho de enxugamento da estrutura de governo, coordenada pelo secretário da fazenda e planejamento, Sandro Henrique Armando, conjuntamente com outros secretários de estado e técnicos do governo e encaminhada ao poder legislativo para tornar lei, é o único caminho para o Tocantins, que precisa destravar recursos e se habilitar a conseguir empréstimos de instituições financeiras nacionais e internacionais, para investir em infraestrutura , saúde e segurança pública.

 

Politicamente o governo sangra, se desidrata e contamina a nova estrutura:

 

O governador Mauro Carlesse precisa, neste final de semana, prolongado com o feriado de terça-feira, reunir sua cúpula de governo e estancar a sangria e os desgaste desnecessários, pelo qual vem passando o seu governo.

 

É notório que falta um interlocutor com bom trânsito juntos aos demais poderes e entidades classistas, para construir um pacto político-administrativo e estabelecer uma trégua ao que se estabelece como incompetências administrativas.

 

Tudo isso para evitar que essa desidratação não contamine a implantação da nova estrutura de governo e que tudo transcorra com naturalidade, de forma que o Estado não sofra outro processo de ‘Impeachment’, como ocorreu com o governador Marcelo Miranda.

 

“Os focos de incêndios"

Grandes focos de incêndios existem e são notórios aos mais leigos no assunto. São situações que gritam por soluções na Segurança Pública - Polícia Civil, na Saúde e com a Justiça. Caso houvesse um interlocutor político com autonomia, esse ‘focos’ não existiriam. Isso não pode continuar acontecendo, sob pena de uma hemorragia interna, que pode causar o óbito do governo.

 

Ex-governadores, todos tiveram bens bloqueados por não comprimirem determinação da Justiça, ...antes de tudo respeito

Mauro Carlesse precisa tomar a rédia do seu governo e será muito bom se fizer uma retrospectiva sobre a situação dos seus antecessores Sandoval Cardoso, Marcelo Miranda e José Wilson Siqueira Campos, todos com os bens bloqueados, CPF fedendo e sem "amigos” no poder e, o pior, pobres e sem ambiente social para conviver.

 

Os "amigos” do poder nem ligações telefônicas dos ex gestores atendem. Tanto Marcelo Miranda, quanto Sandoval Cardoso correm o risco de serem presos e os que lucraram vantagens financeiras em seus governos, de forma irregular, estão longe do Tocantins.

 

Subestimar o poder do Ministério Público Federal, na pessoa do Procurador Eleitoral Álvaro Manzano, é cegueira; os "amigos" do ex-governador Marcelo Miranda o induziram a isto. Manzano perdeu nas cortes de Tocantins, mas ganhou todas em Brasília, cassou o mandato de Marcelo Miranda por três vezes e o impediu de assumir o mandato de senador da república.

 

Caso o governador Mauro Carlesse não queira ser o próximo, precisa agir urgentemente. Agora e já. Se ainda der tempo.

 

As medidas administrativas tomadas nos últimos nove meses - entre o governo transitório e os dois meses e poucos dias da atual gestão -, assegurando o pagamento em dia do funcionalismo público, é uma grande vantagem para o estado. A administração de Mauro Carlesse nada cometeu de crime. Porém, precisa cumprir sentença e acordos judiciais.

 

O Tocantins pode ter no governo de Mauro Carlesse um grande salto de desenvolvimento, mas para isso precisa ter equilíbrio e comando. O resto a iniciativa privada faz.

Última modificação em Sábado, 16 Março 2019 13:35