O governador Wanderlei Barbosa já se mostrou um político preparado para liderar o grupo de notáveis que dará continuidade ao desenvolvimento do Tocantins por meio de políticas públicas planejadas e bem elaboradas.
Por Edson e Edvaldo Rodrigues
É um dos poucos políticos brasileiros com experiência política completa, com formação embasada em princípios familiares e religiosos, que passou pelo cargo de vereador em Porto Nacional, representando o distrito de Taquaruçu, ainda na época de Goiás, vereador por Palmas em vários mandatos, com passagens pela presidência da Câmara Municipal, deputado estadual, vice-governador e governador reeleito, hoje com reconhecimento nacional como o segundo mais popular do País, conduzindo o Estado com superávit de dois bilhões de reais nos cofres públicos, enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal e apto a captar recursos nacionais e internacionais.
O primeiro prefeito de Palmas Fenelon Barbos e Wanderlei Barbosa
Não se poderia esperar nada da diferente de um filho de Fenelon Barbosa, primeiro prefeito de Palmas e da saudosa Dona Maria Rosa que, mesmo “emparedados” pelo governo do Estado, fizeram tudo o que puderam pela população mais carente da Capital, com distribuição de cestas básicas de material de construção e facilitação para a aquisição de lotes, ações que renderam à Dona Maria Rosa a fama de “mãe dos pobres”. Foi com eles que Wanderlei Barbosa aprendeu a tratar as pessoas com humildade, com atenção aos mais necessitados, valorização dos servidores públicos e tratamento igualitário, independente de cor partidária ou classe social.
ÀFORMAÇÃO DE GRUPO POLÍTICO COM VISTAS AS ELEIÇÕES 2026
Ao seu jeito, sem pressão e sem desordem, Wanderlei Barbosa vem dando sinais de estar no auge da sua maturidade política. Não passou despercebido pelo Observatório Político de O Paralelo 13 que o governador está, sim, organizando um grupo político com vistas às eleições de 2026.
Suas declarações de ser um eleitor do senador Eduardo Gomes e que já votou várias vezes em seu amigo de décadas e ex-colega de vereança, reforça os indícios de que tanto Wanderlei quanto Eduardo Gomes estarão em um mesmo palanque, que reunirá, ainda, a senadora Dorinha Seabra, os deputados Vicentinho Júnior, Ricardo Ayres, e a maioria dos deputados estaduais, entre eles o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres.
Wanderlei Brasosa e o vice Laurez Moreira
Wanderlei, claro, tem seus candidatos a prefeito nas eleições de outubro próximo. Uns por gratidão, outros por fidelidade, muitos por amizade ou afinidades. A todos os governador vem fazendo tudo o que é possível, dentro da lei. Após as convenções partidárias, poderá emprestar-lhes seu prestígio para que consigam alcançar a vitória. A nenhum deles Wanderlei Barbosa deixará na mão ou abandonará pelo caminho. Atitudes dignas de companheiro e amigo, dentro e fora da política.
Senador Eduardo Gomes e o governador Wanderlei Barbosa
Mas, como chefe de Estado, Wanderlei Barbosa respeitará os limites da legislação eleitoral e em nenhum momento irá contra a vontade dos eleitores. Vença quem vencer, o município receberá o mesmo tratamento a que tem direito.
A certeza é que Wanderlei Barbosa será o grande maestro e líder a dar seguimento à nova forma de fazer política, implantada por ele no Tocantins.
Após as eleições municipais, todos os vencedores estarão convidados a fazer parte do seu grupo político, sem perseguições ou tratamento diferenciado. Quem quiser acompanha-lo, será, sempre, muito bem-vindo.
Será esse grupo que formatará a chapa que concorrerá às eleições majoritárias de 2026 e contará com toda a aprovação popular que a gestão de Wanderlei Barbosa já tem, junto à população tocantinense, e com toda a experiência e maturidade política do líder político moldado e forjado no cerrado, e que quer ver este Estado em desenvolvimento pleno e com seus cidadãos tendo oportunidades de trabalhar e crescer, junto com o seu Tocantins.
Que Deus continue a nos abençoar!