Durante o evento, o governador Wanderlei Barbosa enfatizou a relevância do empresariado de Araguaína para a economia do Estado, citando indicadores positivos alcançados recentemente
Por Kaio Costa
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e o vice-governador Laurez Moreira, marcaram presença na posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), realizada nesta sexta-feira, 1º de março. O evento contou com a participação de membros da comunidade empresarial e autoridades locais, destacando a importância do setor comercial e industrial para o desenvolvimento econômico da região. O empresário William Rezende de Lemos assumiu a presidência para o biênio 2024/2025.
Durante o evento, o governador Wanderlei Barbosa enfatizou a relevância do empresariado para a economia do Estado, citando indicadores positivos alcançados recentemente. "É com alegria que estamos aqui para prestigiar o empresariado araguainense. Temos feito investimentos na estruturação física e de rodovias, recuperando os parques industriais. Sabemos que a única forma de termos bons negócios é se o nosso empresariado estiver motivado", afirmou o Governador, ao atribuir a diminuição do desemprego no Estado ao trabalho desenvolvido pelo setor.
Governador Wanderlei Barbosa entrega certificado de posse do 4º diretor da ACIARA Araguaína - Foto: Loise Maria/Governo do Tocantins
O governador Wanderlei Barbosa reforçou ainda que “A redução do desemprego de 17% para 5,8%, nos colocando no patamar nacional, agradável para o Tocantins, foi muito bom, mas gostaria de compartilhar outros resultados que são oriundos graças à vocês, dos seus negócios e suas empresas: o Tocantins foi o estado que mais cresceu e obteve melhores resultados na área de comércio em 2023. Nós sabemos da importância do empresariado para a economia, mas, principalmente, para a geração de oportunidades de emprego".
O vice-governador Laurez Moreira também elogiou a Aciara e ressaltou a importância da parceria entre o setor empresarial e o Governo do Tocantins. “Foi com muita alegria que participei desse evento tão importante não só para Araguaína, mas para todo o Estado. Parabéns aos integrantes da nova diretoria da Aciara, e também aos antigos dirigentes. A Aciara é uma entidade forte, representativa e com forte parceria com o Governo do Tocantins. É isso que precisamos, o setor empresarial organizado, que contribua com o desenvolvimento do nosso Estado. Parabéns ao governador Wanderlei Barbosa por sempre reforçar essas boas parcerias”, declarou Laurez Moreira.
Já o presidente da Aciara, William Rezende de Lemos, destacou os desafios e metas da nova gestão. "Este momento é verdadeiramente singular, pois representa um marco na jornada da Aciara em direção ao seu jubileu de ouro. Com a nova diretoria ao meu lado, estamos comprometidos em impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico de nossa cidade", afirmou o presidente, que concluiu: “nosso foco será direcionado para buscar soluções e criar oportunidades que fortaleçam ainda mais o empresariado local. Estamos prontos para um trabalho árduo e determinado em prol do crescimento e prosperidade de todos”, ressaltou.
Diretoria Aciara 2024/2025
A nova diretoria da Aciara, composta por William Rezende de Lemos como presidente; Fábio Lopes de Almeida e Tomaz Araújo Vaz como 1º e 2º vice-presidentes, respectivamente; Taciana Frizon e Ana Célia Santana Lima como 1ª e 2ª secretárias; e Roger Sousa Kuhn e Dennys Evangelista da Rocha como 1ª e 2ª tesoureiros; assume o desafio de dar continuidade ao trabalho de fortalecimento do empresariado local e promoção do desenvolvimento econômico de Araguaína e região.
Os comprovantes são referentes aos gastos do ano de 2023
Da Ascom Secad
A Secretaria de Estado da Administração (Secad) disponibilizou aos servidores do Executivo Estadual nesta sexta-feira, 1º de março, o comprovante de rendimentos para a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF), referente ao exercício de 2023. Para retirá-lo, basta acessar o Portal do Servidor, no site da Secad, https://www.to.gov.br/secad/
Os servidores que possuem dois vínculos devem ficar atentos ao acessar o Portal, pois os extratos de rendimentos estão disponíveis individualmente na aba “vínculos”, no referido Portal.
Em relação aos descontos de planos de saúde, o usuário deverá procurar as administradoras dos respectivos planos para a emissão do comprovante. Os beneficiários do Servir, por sua vez, poderão obter o extrato para imposto de renda por meio do Portal do Beneficiário neste link (clique aqui).
A diretora da Folha de Pagamento, Letícia Milhomem Bonfim, ressalta que até o momento, a Receita Federal não disponibilizou as novas regras para a entrega da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) referente ao exercício de 2024, que tem como ano-base o ano de 2023. “A expectativa é de que o prazo para envio da declaração ocorra entre os dias 15 de março a 31 de maio, mas o comprovante é disponibilizado antecipadamente para facilitar a vida dos servidores, que poderão conferir informações, juntar os documentos e preparar o envio da declaração. É importante se atentar para não perder o prazo que será estipulado pela Receita. Logo, organizar todos os documentos necessários antes do período de entrega pode facilitar o preenchimento da declaração e reduzir as ocorrências de erros”, frisa.
Ainda de acordo com a diretora, em relação aos servidores que tiveram remoção entre órgãos no ano de 2023, será gerado um comprovante para cada órgão, devendo o servidor prestar as informações de ambos os CNPJ quando do preenchimento da declaração.
Estão obrigados a declarar os contribuintes que em 2023, tenham recebido rendimentos tributáveis cuja soma seja superior ao limite previsto na faixa de isenção pelo Governo Federal, ou, ainda, que possuam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte cuja soma foi superior a R$ 40 mil, caso se enquadrem nas outras regras de obrigatoriedade relacionadas a patrimônio e renda.
O que é o comprovante de rendimentos?
O comprovante ou extrato de rendimentos é um dos principais documentos utilizados para fazer a declaração do Imposto de Renda.
O documento, que é disponibilizado todos os anos aos servidores, traz os valores recebidos pelo contribuinte no ano, indicando as retenções de imposto na fonte e contribuições para a previdência.
No caso dos beneficiários do Servir, os gastos com plano de saúde são emitidos separados dos demais.
Para mais informações o servidor deverá procurar o setor de Recursos Humanos do seu órgão de lotação.
Por Luciano Moreira (interino)
Mesmo em tratamento de saúde em São Paulo, a deputada estadual Janad Valcari vê seu favoritismo aumentar na busca pela eleição à prefeitura de Palmas. Líder em todas as pesquisas de intenção de voto desde que seu nome foi lançado como pré-candidata, esta semana o também deputado estadual Nilton Franco (Republicanos), do grupo governista do Palácio Araguaia e o líder religioso Pastor Walmir Andrade, da Segunda Igreja Batista de Palmas (SIBAPA), vieram à público confirmar seus posicionamentos.
Nilton Franco foi taxativo em entrevista à jornalista Maju Cotrim: “Eu apóio a Janad. Ela já está com serviço prestado, a campanha vem trabalhando na frente e está à frente dos demais concorrentes, tem programa de governo, propostas, estamos acreditando muito na eleição dela”, disse sobre o cenário na capital.
Foto: site Cleber Toledo
Segundo o deputado estadual, na mesma entrevista, outros 17 parlamentares também já teriam definido por estar no palanque de Janad.
Nilton foi além e declarou acreditar que o governador Wanderlei Barbosa também escolherá Janad como candidato Palaciana em Palmas.
OUTRAS LIDERANÇAS
Já o Pastor Walmir Andrade, da Segunda Igreja Batista de Palmas (SIBAPA), destacou a necessidade de uma liderança inovadora e empreendedora para a cidade, capaz de trazer desenvolvimento e qualidade de gestão, especialmente em áreas sociais que enfrentam carências diante da atual administração municipal. “A trajetória política da deputada Janad Valcari, seu engajamento e luta pelo desenvolvimento da nossa cidade, nos mostra confiança de elevar o índice de qualidade de vida dos Palmenses”, enfatizou.
Outras lideranças políticas, com e sem mandato, também devem vir à público nos próximos dias declarar apoio à pré-candidatura de Janad Valcari, a deputada estadual mais bem votada em Palmas.
A abertura da janela para que vereadores mudem de partido sem risco da perda do mandato também deve oportunizar uma enxurrada de apoios à Janad, já que diversos vereadores palmenses devem segui-la, politicamente, e buscar filiação em legendas que estejam apoiando a pretensão da deputada estadual em chegar ao Paço Municipal de Palmas.
Lembrando, sempre, que essas serão as primeiras eleições municipais sem coligações proporcionais e a primeira, em Palmas, com a possibilidade de segundo turno para prefeito.
Quem planta, colhe. Quem semeia a discórdia, padece!
“Tocantins: Projetos e Perspectivas” foi o tema para os novos estagiários da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra
Por Fernanda França
O vice-governador Laurez Moreira proferiu uma palestra na cerimônia de abertura do 11º Curso de Estudos de Política e Estratégia (Cepe) 2024 da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) Tocantins. O tema abordado foi "Tocantins: Projetos e Perspectivas", direcionado aos novos estagiários da Associação.
O evento, promovido pela ADESG Nacional, juntamente com a Delegacia do Tocantins, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), foi realizado na manhã desta quinta-feira, 29, na sala de reuniões do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos.
A ADESG Tocantins conferiu ao Vice-governador certificação da palestra ministrada sobre o estado
Durante a Aula Magna, que marcou o início das atividades da 11ª Turma do Cepe 2024, o vice-governador Laurez Moreira compartilhou insights sobre o desenvolvimento do estado. Ele contextualizou o histórico de ocupação humana e urbanização do Tocantins, além de discorrer sobre os ciclos econômicos que moldaram a região. O vice-governador também destacou projetos e empreendimentos de sucesso que contribuem para o avanço do estado, bem como enfatizou a importância de reconhecer as potencialidades de cada região e município, e de fornecer suporte e estímulo para o seu desenvolvimento.
“Agradeço a todos da ADESG pela oportunidade de falar das perspectivas que vejo para o nosso estado, sou um entusiasta do Tocantins, assim como o nosso governador Wanderlei Barbosa, nós temos um grande potencial e condições de fazer mudanças profundas que irão melhorar a vida de muitas pessoas e tornar-nos um grande centro atrativo de investidores”, declarou.
O diretor da ADESG, João Lúcio Perim, que na ocasião esteve representando a instituição em nome do delegado estadual Valdir Ghislene Cezar, falou do compromisso da associação com os novos estagiários e agradeceu ao vice-governador pelo convite aceito. “A ADESG Tocantins sempre procura oferecer aos novos estagiários nesse início de percurso uma noção geral do estado, e este ano tivemos o privilégio de o nosso vice-governador aceitar o nosso convite para fazer a palestra inaugural desse ciclo. Foi uma palestra muito elucidativa e que todos os presentes saíram satisfeitos”, afirmou.
Aula Magna marcou o início das atividades da 11ª Turma do CEPE 2024
O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) é parceiro da ADESG Tocantins na oferta do curso e esteve representado na ocasião pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Paula Karini Dias F. Amorim, que na oportunidade se colocou à disposição, bem como a instituição, para contribuir com as ações que visam o desenvolvimento do estado. “Eu posso dizer que o IFTO tem coragem e tem pessoas dispostas com bons projetos a colaborar com o desenvolvimento do estado. Todas as oportunidades que o vice-governador Laurez apresentou aqui hoje o Instituto Federal tem cursos e tem professores e servidores altamente qualificados. A gente fica muito feliz de poder constatar que o Instituto Federal pode contribuir para o desenvolvimento do estado, está preparado para colaborar com os projetos do Governo. Boas parcerias elas rendem frutos transformadores”, externou.
Receita tributária própria teve um crescimento real de 11,6% em comparação a 2022
Com Assessoria
A Prefeitura de Palmas fecha mais um ano com um crescimento na arrecadação tributária. A previsão de receita dos impostos em 2023 foi de R$ 431,4 milhões, mas o arrecadado fechou em quase meio milhão - R$ 498,5 milhões -, um crescimento de 15,5%. Comparando as receitas de impostos de 2022 - R$ 422,2 milhões -, a Gestão Municipal registrou acréscimo de 18,1%, que corresponde a um crescimento real de 11,6%. No total, a execução orçamentária no ano passado foi de R$ 2,174 bilhões, quase R$ 145 milhões acima do valor estimado, R$ 2,030 bilhões. A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad) apresentou o Relatório da Gestão Fiscal do 3º Quadrimestre de 2023 na Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira, 28.
Aos vereadores, a Gestão Municipal destacou que uma das ações que permitiu a ampliação da arrecadação própria foi o programa de negociação fiscal - Refis 2023 -, que possibilitou uma arrecadação de R$ 103,3 milhões referente ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial (IPTU), sendo que o previsto era de R$ 86 milhões, fechando o ano com uma arrecadação extra de R$ 17,3 milhões. Em relação ao Imposto Sobre Serviços (ISS), a Prefeitura de Palmas arrecadou R$ 242,9 milhões; já o Imposto sobre Transmissão de Bens Inter-vivos (ITBI) somou R$ 40,3 milhões.
As transferências correntes, responsáveis por uma parte significativa do orçamento público, foram de R$ 1,132 bilhão, com um recurso extra de R$ 24 milhões acima do previsto. Esse recurso é composto principalmente pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), mais recursos transferidos pelo governo federal referentes à saúde e à educação.
"Esse resultado positivo da receita total do município se deu inclusive em razão do crescimento da arrecadação própria, com destaque ao Refis 2023, que permitiu um incremento de R$ 70 milhões", explicou o superintendente de Planejamento e Orçamento da Seplad, José Augusto Rodrigues Santos Júnior. Ele pontou aos vereadores a queda na arrecadação do ICMS, recolhido pelo governo estadual, mas com repasse de parte ao município, que foi coberto por uma compensação feita pelo Governo Federal e a boa arrecadação própria.
O secretário-executivo da Seplad, Eron Bringel, destacou que esses dados mostram a saúde financeira e equilíbrio fiscal da Prefeitura de Palmas. "E essa boa arrecadação tributária possibilita um melhor investimento na saúde e na educação; possibilita essa política de valorização do servidor público e realizar os concursos públicos, hoje com três certames tramitando - Guarda Metropolitana de Palmas, Quadro Geral e Saúde - e mais o da Educação será lançado; e as obras de zeladoria da cidade e novos equipamentos que foram entregues e obras iniciadas, como a duplicação e melhoria da Avenida NS-10."
A arrecadação tributária da Prefeitura de Palmas tem sido crescente nos últimos anos e sem aumento dos impostos. O secretário-executivo Eron argumentou que o aumento da receita se dá com a melhoria do trabalho da arrecadação, mas, principalmente, com o crescimento econômico da cidade e o investimento do Poder Público, como o pagamento dos direitos dos servidores e a implementação do auxílio-alimentação, que em 12 meses injetou na economia R$ 66,3 milhões. "Ainda temos as obras e os eventos, são ações da Prefeitura de Palmas que tem um impacto significativo na economia da nossa Capital."