Em discurso na Espanha, presidente fez uma espécie de autocrítica da esquerda global em uma tentativa de encontrar explicações para a ascensão da direita antidemocrática
Por Diogo Schelp - Opinião
Há muito tempo a palavra “neoliberalismo” deixou de ser um conceito do campo econômico para se tornar um “palavrão intelectual”, como observou Rajesh Venugopal, professor da London School of Economics, no Reino Unido. Em artigo publicado em 2015, ele analisou o uso do termo, demonstrando como passou a servir a generalizações teóricas e à descrição de fenômenos sem conexão entre si. De uma delimitação do papel do Estado como regulador da atividade econômica, transformou-se em definição de atitudes políticas autoritárias, ou de imperialismo, ou de uma nova forma de exploração dos pobres pelos ricos, ou até mesmo de massificação de produtos culturais.
O presidente Lula e o PT sempre tiveram a palavra “neoliberalismo” na ponta da língua quando precisavam de um bode expiatório para um problema qualquer. O recurso se desgastou, mas não foi abandonado. Em discurso realizado no sábado, 18, em Barcelona, na Espanha, Lula fez uma espécie de autocrítica da esquerda global, uma tentativa de encontrar explicações para a ascensão da direita antidemocrática em diversos países do mundo, inclusive o Brasil. E a explicação que Lula encontrou é que a esquerda se rendeu ao neoliberalismo. Pois é.
Segundo o presidente, “o progressismo não conseguiu superar o pensamento econômico dominante” e seus representantes se tornaram “gerentes das mazelas do neoliberalismo”. “Governos de esquerda”, disse Lula, “ganham as eleições com discurso de esquerda e praticam a austeridade”. E, de acordo com ele, “abrem mão de políticas públicas em nome da governabilidade”.
São afirmações curiosas quando se relembra a campanha presidencial de 2022, que resultou na vitória de Lula para um terceiro mandato. O petista não foi eleito por seu “discurso de esquerda” ou por apresentar um sólido programa de governo progressista, mas por ter sido o candidato mais apto a capitalizar a rejeição ao seu oponente, o então presidente Jair Bolsonaro. E mais: na apertada disputa de segundo turno, Lula contou com o que chamava de “frente ampla” com forças de centro. Seu vice, Geraldo Alckmin, é um ex-tucano e ex-adversário de urna.
A julgar pelas palavras de Lula em Barcelona, tudo isso foi um erro. “Sucumbimos à ortodoxia”, disse ele. “Nós nos tornamos o sistema. Por isso não surpreende agora que o outro lado se apresente como antissistema.” A frase transparece uma ponta de inveja do bolsonarismo. Para o PT, o discurso antissistema nunca funcionou para chegar ao Palácio do Planalto.
Opinião por Diogo Schelp , é Jornalista
Da Assessoria
A senadora Professora Dorinha (União) esteve em Juarina neste sábado (18) para a assinatura da ordem de serviço para a construção de 25 casas populares, com investimento de R$ 3,25 milhões. Durante a agenda, a parlamentar também participou da tradicional Festa do Milho, sendo a quinta edição do evento cultural e gastronômico que reúne moradores do município.
A ordem de serviço faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida e garante moradia digna para famílias do município. Durante o ato, a senadora destacou o esforço conjunto necessário para viabilizar o projeto. “Essa ação aqui é um programa do governo federal que depende de muitas mãos, do esforço do município, que precisa ter área e organização. É um importante projeto que conseguimos começar. São 25 casas, e é só o começo. Moradia é dignidade, e Juarina merece mais”, afirmou.

Além das unidades habitacionais, também foram autorizadas a construção de um refeitório na Escola de Tempo Integral Pingo de Gente, no valor de R$ 250 mil, e obras de pavimentação que somam R$ 400 mil. Ao todo, a senadora já destinou mais de R$ 7 milhões para o município.
5ª Festa do Milho
Durante a agenda, Dorinha também participou da tradicional Festa do Milho, um dos eventos mais aguardados da cidade. Ao lado dos moradores, a senadora colocou a mão na massa e preparou pamonhas, reforçando a valorização das tradições locais e o vínculo com a comunidade.
O prefeito Manoel destacou a parceria com a parlamentar e o impacto dos investimentos. “Quero agradecer à senadora Dorinha por olhar com tanto carinho para nossa cidade. Esses recursos vão transformar a vida da nossa população, com mais dignidade, educação de qualidade e infraestrutura”, afirmou.
Da Assessoria
A senadora Professora Dorinha Seabra (União) participou, nesta sexta-feira (17), em Palmeirópolis, do lançamento da pré-candidatura de Fábio Vaz à Câmara Federal. O encontro reuniu lideranças da região e marcou a articulação de apoios. Com trajetória na educação, ambos defenderam o setor como prioridade para o desenvolvimento do Tocantins.
Dorinha apoia a pré-candidatura de Fábio Vaz e lembrou a sua trajetória e compromisso com a educação. “Nós vamos levar o Fábio para a Câmara Federal para nos representar, cuidar da educação e do nosso Tocantins. Porque ainda tem muita coisa para melhorar na educação pública brasileira, precisa de recursos, políticas, programas e cuidado para que os nossos professores tenham um salário digno, para que as merendeiras tenham seu salário digno. E para que possa continuar o trabalho que fez e fez muito bem como secretário e como prefeito”, afirmou a senadora.
Em contrapartida, Dorinha também recebeu manifestações de apoio à sua pré-candidatura ao Governo do Tocantins, fortalecendo seu projeto político para o estado.

Presente no evento, o governador Wanderlei Barbosa elogiou a atuação da senadora e reconheceu seu papel nas entregas que têm chegado aos municípios. “Eu te escolhi, e o Tocantins já está te escolhendo para governar o Tocantins depois de mim, porque a senhora conhece esse estado. É uma liderança preparada para desafios maiores”, destacou.
O pré-candidato Fábio Vaz também destacou o compromisso com a educação e o desenvolvimento do estado e agradeceu a senadora. “Minha gratidão, meu meu carinho por tudo que a senhora oportunizou para o Tocantins. A gratidão nossa é dar ao Tocantins a primeira governadora do estado”, disse.
“A Dorinha já fez muito por Palmeirópolis, com investimentos importantes e atenção às nossas demandas e por isso ela é minha candidata ao governo”, afirmou o prefeito Wlisses.
No município, Dorinha também visitou obras e reforçou seu compromisso com o desenvolvimento local. Ao longo de sua atuação parlamentar, a senadora já destinou mais de R$ 25 milhões para Palmeirópolis, com investimentos em áreas estratégicas, incluindo educação, infraestrutura e serviços públicos. A agenda contou com a presença da primeira-dama Karynne Sotero, do senador Eduardo Gomes, do deputado federal Eli Borges, deputados estaduais, além de lideranças políticas da região.
Da Assessoria
Durante agenda em Palmeirópolis nesta sexta-feira, 17, o vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes, participou do lançamento da pré-candidatura de Fábio Vaz a deputado federal e visitou duas obras estratégicas na área da educação, o Centro de Educação Infantil (CEI) Sonho Meu e a Escola Municipal de Tempo Integral, recentemente inaugurados.

A agenda reuniu o governador Wanderlei Barbosa, a senadora e pré-candidata ao Governo do Tocantins, Dorinha Seabra, o prefeito Ulisses Barros e lideranças locais.

Durante a visita, Eduardo Gomes destacou o papel estruturante dos investimentos educacionais e reconheceu a atuação de Fábio Vaz à frente da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). “Fábio deixou um legado importante na educação, com trabalho técnico e compromisso com resultados. Agora, seguimos juntos na construção de novos avanços, somando forças em favor da população”, afirmou.
As unidades visitadas ampliam a oferta de ensino e reforçam a política de educação integral no município, com estrutura adequada para o desenvolvimento das crianças e estudantes.
Pré-candidatos do PSD à Presidência e ao Governo foram ao Farm Day
Da Assessoria
Em clima de confraternização, o pré-candidato do PSD à Presidência da República, Ronaldo Caiado, foi recebido em Gurupi pelo pré-candidato ao Governo de Tocantins, vice-governador Laurez Moreira.
Ex-prefeito de Gurupi por dois mandatos, Laurez recebeu Caiado e os dois seguiram juntos para Cariri do Tocantins, onde acontece a quarta edição do Farm Day.
A dupla estava acompanhada pelo senador Irajá (PSD) e grande comitiva de vereadores e lideranças locais e nacionais.

“Caiado é um homem muito preparado, que fez uma gestão aprovada pela população de Goiás. É um exemplo de líder. É um sujeito íntegro, que inspira confiança”, afirmou Laurez.
Caiado demonstrou otimismo com a pré-candidatura de Laurez Moreira. “É uma referência no Tocantins. Muito competente”, avaliou.
Em conversa reservada, Caiado ofereceu ajuda a Laurez no formatação do plano de governo do tocantinense, principalmente na área de segurança pública.
“Caiado deu um verdadeiro show na segurança. Em Goiás, bandido não se cria: vai pra cadeia. Quem ganha com isso é o cidadão comum, que vive em paz com sua família”, destacou Laurez.