Da Assessoria
A senadora Professora Dorinha garantiu a liberação de R$ 7,55 milhões para ações de assistência social e esporte que contemplam 55 municípios do Tocantins. Os recursos já estão nas contas das prefeituras para reforçar serviços essenciais e investimentos diretos na população.
Do total, R$ 4,55 milhões foram destinados ao custeio da assistência social em 23 cidades, fortalecendo atendimentos básicos, programas sociais e apoio a famílias em situação de vulnerabilidade. Foram contemplados os municípios de: Abreulândia, Ananás, Angico, Aragominas, Araguaína, Araguacema, Arraias, Barrolândia, Brasilândia, Brejinho de Nazaré, Caseara, Chapada da Natividade, Chapada de Areia, Colinas, Cristalândia, Dianópolis, Divinópolis, Dois Irmãos, Itacajá, Itapiratins, Jaú do Tocantins, Juarina, Lagoa da Confusão, Lizarda, Luzinópolis, Mateiros, Maurilândia, Miranorte, Monte do Carmo, Monte Santo, Nazaré, Nova Olinda, Nova Rosalândia, Novo Alegre, Palmas, Palmeiras do Tocantins, Palmeirópolis, Paraíso do Tocantins, Paranã, Pedro Afonso, Pequizeiro, Pium, Porto Nacional, Presidente Kennedy, Riachinho, Rio dos Bois, Rio Sono, Santa Tereza, São Bentos, São Salvador, São Valério, Silvanópolis, Taipas, Tupirama e Tupiratins.
Outros R$ 3 milhões foram pagos para Palmas, voltados à reforma de quadras poliesportivas, ampliando o acesso ao esporte e à convivência comunitária.
“Recurso precisa chegar na ponta e fazer diferença na vida das pessoas. Nosso trabalho é garantir que isso aconteça, com agilidade e responsabilidade”, afirmou Dorinha.
Evento fortalece cultura regional, integra programação da festa com rodeios e reforça parceria entre Rancho MG e Sindicato Rural
Da Assessoria
Neste último sábado, 25 de abril, o empresário e ex-deputado federal Osires Damaso participou da Cavalgada do Rancho MG, em Paraíso do Tocantins, ao lado dos filhos Henrico e Théo, de 9 anos, do presidente do Sindicato Rural de Paraíso, Abel Gutemberg, e do organizador do evento, Neguinho do Ovo. A presença conjunta reforçou o espírito de união entre o setor produtivo, a tradição familiar e a cultura rural da região.
A cavalgada integra a programação da festa do Rancho MG, que será realizada nos próximos dias com rodeios e outras atrações, consolidando-se como um dos principais eventos culturais e econômicos do município. A iniciativa também evidencia a parceria entre o Rancho MG e o Sindicato Rural, fortalecendo o agro e valorizando as raízes tocantinenses.
Durante o percurso, Osires acompanhou as comitivas, conversou com moradores e destacou a importância de momentos como esse para o fortalecimento da identidade regional“É uma alegria muito grande participar de uma festa como essa, que reúne famílias e mantém viva a nossa tradição. Estar aqui com meus filhos, que amam cavalos, não tem preço. É isso que mostra a força do nosso interior e do nosso povo”, afirmou Osires Damaso.

Organizada por Neguinho do Ovo e Dona Nora, a cavalgada cresceu ao longo dos anos e se tornou referência em Paraíso. Segundo o organizador, o evento nasceu de forma simples e ganhou dimensão com o apoio da comunidade e dos parceiros.
“A gente começou com uma brincadeira entre amigos e hoje virou essa grande festa. Isso só é possível porque tem união, apoio e gente que acredita nessa tradição”, destacou.
A relação entre Neguinho do Ovo e Osires também marcou o evento. Amigos de longa data, os dois relembraram histórias que remontam à juventude no campo, evidenciando uma conexão construída ao longo de décadas.
Comitivas tradicionais, como a Turma da Butina, participaram da cavalgada, que percorreu as ruas da cidade até o Parque de Exposições, onde a programação seguiu com confraternização e atividades festivas.
Para Osires, além de preservar a cultura, eventos como esse têm impacto direto no desenvolvimento local. “Movimenta a economia, fortalece o agro e mantém vivas as nossas tradições. Isso é importante para o presente e para o futuro da nossa região”, completou.
A expectativa agora se volta para a festa do Rancho MG, que deve reunir ainda mais participantes com a programação de rodeios, consolidando Paraíso do Tocantins como referência nas manifestações culturais ligadas ao campo no Tocantins.
Em Alvorada, Thaynara Melo, o vice, Jairo Lima, e o líder político Roberto Sampaio estão com Vicentinho na pré-campanha ao governo do Estado; Em Figueirópolis, pré-candidato se reuniu com atual prefeito, José Fontoura, e ex-gestora do município, Jakeline Pereira
Da Assessoria
Em agenda na região sul do Estado no final de semana, o pré-candidato a governador do Tocantins pelo PSDB, Vicentinho Júnior, comemorou manifestações de apoio de lideranças políticas, como prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, empreendedores e da comunidade em geral.
Entre as adesões ao projeto, que conta com a aliança com o MDB, de Alexandre Guimarães, pré-candidato ao Senado, e Amélio Cayres, pré-candidato a vice-governador, estão os líderes de Gurupi, Figueirópolis, Cariri, Formoso do Araguaia e Alvorada.
O grupo ficou ainda mais fortalecido com o apoio da prefeita Thaynara Melo, do União Brasil, que recebeu Vicentinho na noite de domingo, dia 27, em encontro com a presença do vice-prefeito, Jairo Lima, de vereadores, secretários municipais e moradores. Roberto Sampaio, que foi candidato contra Thayanara em 2024, também aderiu ao projeto do PSDB e MDB.

“No campo político, este é mais um exemplo concreto que temos buscado: pacificar o Estado. E Alvorada me dá essa satisfação e orgulho. Ter ao nosso lado a prefeita Thayanara, essa mulher que é uma gestora de excelência, tem um significado enorme. E ainda mais com o vice, Jairo, e o Sampaio. Em lados diferentes em outro momento, estão juntos hoje no propósito que Amélio, Alexandre e eu temos, ou seja, mudar a situação do Estado, começando pela unificação política”, disse Vicentinho.
Acolhimento
Outro exemplo de união de lideranças de lados opostos na política foi em Figueirópolis. Na cidade, foi recebido pelo prefeito José Fontoura Primo, seu apoiador, e demais membros do seu grupo político. Vicentinho também recebeu o apoio da ex-prefeita Jakeline Pereira dos Santos, e do pré-candidato a deputado estadual Edvaldo Soares.
Vicentinho Júnior também foi recebido em Formoso do Araguaia, pelo prefeito Israel Kawê, o vice Ronison Parente, vereadores e a comunidade. No encontro, o pré-candidato ao governo do Estado prestou contas dos benefícios que enviou ao município na condição de deputado federal, como recursos para saúde, educação, obras, inclusão, esporte e zona rural.
De norte a sul
Em Cariri, foi recepcionado pelo ex-prefeito Júnior Marajó. A agenda do final de semana começou na sexta-feira, dia 24, em Colinas do Tocantins. Durante a comemoração dos 66 anos do município. Na oportunidade, Vicentinho entregou ao prefeito José Batista Ferreira, o “Zenagru”, ofício com a garantia da liberação de R$ 850 mil em verbas para o atendimento de saúde aos moradores.
Já no sábado, ele se reuniu com lideranças políticas de Gurupi, prestigiou a 1ª Prova dos Três Tambores do Haras Psicocenter, e participou da caravana das mulheres promovida pelo PSDB Mulher-TO, onde defendeu políticas públicas voltadas à segurança e valorização para elas no Estado.
Da Assessoria
O vice-governador do Tocantins e pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSD, Laurez Moreira, participou de uma tradicional cavalgada no município de Rio dos Bois, ao lado da comunidade local, em um momento marcado pela valorização das tradições culturais e do sentimento de pertencimento da população.
Durante a agenda, Laurez destacou a importância das manifestações culturais para a preservação da identidade tocantinense e para o fortalecimento da economia nos municípios, especialmente por meio do turismo, do comércio e da movimentação gerada por eventos tradicionais.

“Não é apenas uma festa. É a nossa identidade, a nossa cultura viva. E isso precisa ser valorizado”, afirmou.
O pré-candidato também reforçou que tem percorrido todas as regiões do Estado ouvindo a população e conhecendo de perto as demandas locais, como parte da construção de um projeto voltado ao desenvolvimento regional.
“É andando pelos 139 municípios, perto da nossa gente, que a gente constrói um projeto sólido para o Governo do Tocantins”, destacou.
A participação em Rio dos Bois integra a agenda de visitas que Laurez vem realizando pelo Tocantins, com foco no diálogo com a população, na valorização das raízes culturais e no fortalecimento dos municípios como protagonistas do desenvolvimento estadual.
Da Assessoria
A senadora Professora Dorinha participou, na noite desta sexta-feira (24), das comemorações de aniversário de Barra do Ouro, no norte do Tocantins. A agenda integrou a programação oficial do município, que reuniu autoridades, lideranças políticas e moradores.
Com quase R$ 5 milhões destinados ao município para atender diversas áreas, Dorinha destacou os avanços da gestão municipal e elogiou a atuação da prefeita Nélida. Segundo a senadora, a administração tem apresentado resultados consistentes, com foco na melhoria da qualidade de vida da população.
“É uma alegria participar deste momento tão importante para Barra do Ouro. A Nélida tem sido uma grande prefeita, uma mulher que cuida das pessoas e que busca recursos. Ela vai a todos os gabinetes, para fazer uma festa bonita como essa, mas também para fazer asfalto, para buscar casas populares. Nós conseguimos trazer 20 casas, mas já começamos e vamos trazer mais casas aqui pra Barra do Ouro. Nélida, conte com o nosso trabalho”, disse Dorinha.
A prefeita Nélida também agradeceu a presença e o apoio da senadora, destacando a parceria em prol do município. “Quero agradecer à senadora Dorinha por todo o apoio que tem dado a Barra do Ouro. É uma parceira que sempre olha com atenção para nossa cidade e nos ajuda a transformar projetos em realidade”, afirmou.