Da Assessoria

 

 

Barra do Ouro recebeu, nesta sexta-feira, 24, uma agenda política que reuniu lideranças estaduais e federais durante as comemorações pelos 30 anos do município. O vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes, participou das festividades ao lado da sua esposa Arlinda Carla Gomes, da senadora Professora Dorinha Seabra e do deputado federal Carlos Gaguim.

 

A programação foi conduzida pela prefeita Nélida Miranda Cavalcante, em um evento marcado por mobilização popular e grandes atrações com shows de Amado Batista e Murilo Huff.

 

Eduardo Gomes destacou a importância estratégica de Barra do Ouro para o desenvolvimento regional e reafirmou o compromisso com novos investimentos. “Barra do Ouro tem uma história de crescimento construída com trabalho e parceria. Nosso mandato segue garantindo recursos para fortalecer a infraestrutura, a saúde e a qualidade de vida da população”, afirmou.

 

 

A prefeita ressaltou a parceria com o senador. “É um dia muito especial comemorar os 30 anos de Barra do Ouro ao lado do nosso Eduardo Gomes, um grande companheiro que tem nos ajudado. Estou no quinto ano de mandato e ele faz parte da nossa história. Gratidão, senador, pela presença. Será novamente o nosso senador do Tocantins”, declarou.

 

Investimentos em Barra do Ouro

 

A atuação do senador no município inclui a destinação de recursos para diferentes áreas, com foco em estrutura urbana, saúde e apoio ao setor produtivo. O volume total ultrapassa R$ 3,5 milhões. 

 

Pavimentação asfáltica; incrementos para a saúde (PAP) com repasses entre 2019 e 2023; implantação de pavimentação e construção de ponte; aquisição de caminhão compactador de lixo; veículo utilitário para atendimento local; máquina costureira industrial; ponte sobre o córrego Taquá; reforma e ampliação de campo esportivo; motoniveladora para apoio à infraestrutura rural; ônibus escolar para a rede municipal de ensino.

 

 

Posted On Domingo, 26 Abril 2026 03:48 Escrito por

Da Assessoria

 

 

A articulação conduzida pelo vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes, resultou na formalização de apoio integral da gestão de Campos Lindos à pré-candidatura da senadora Professora Dorinha ao Governo do Estado e à sua reeleição ao Senado. O senador reuniu o prefeito Romeu Kalugin, o vice-prefeito, os nove vereadores e o presidente da Câmara Municipal, nesta sexta-feira, 24, consolidando um bloco político unificado no município.

 

Durante a agenda, Eduardo Gomes, acompanhado da Professora Dorinha, visitou as obras de pavimentação do anel viário de Campos Lindos, com cerca de R$ 5 milhões em investimentos, além do ginásio de esportes da cidade, já concluído, que recebeu R$ 1,2 milhão em recursos. Ao final, também esteve nas obras de construção de uma escola viabilizada com recursos destinados pela senadora.

 

O movimento fortalece a estratégia de consolidação de bases no interior do Tocantins e amplia o alinhamento institucional em torno das candidaturas majoritárias.

 

 

Eduardo Gomes destacou o peso político do apoio e o reconhecimento à gestão municipal. “Recebo esse apoio com responsabilidade. Campos Lindos tem uma gestão bem avaliada, com credibilidade junto à população, e isso fortalece ainda mais esse projeto. Seguimos trabalhando com resultados concretos, respeitando cada parceria construída e ampliando investimentos que melhoram a vida das pessoas.”, afirmou.

 

Recursos para Campos Lindos

 

No mandato, o senador já destinou mais de R$ 15,2 milhões para Campos Lindos. Os recursos contemplam construção de escolas, aquisição de ônibus escolar, construção de ginásio de esportes, obras de pavimentação e anel viário, compra de pá-carregadeira e investimentos diretos na saúde, com custeio da atenção básica, aquisição de medicamentos e manutenção dos serviços.

 

O prefeito Romeu Kalugin destacou o impacto dos investimentos e a atuação do senador. “Meu senador abriu portas para Campos Lindos. Não foi para mim. Foi para que a gente levasse qualidade de vida ao nosso povo. Hoje isso já é realidade. As obras estão acontecendo e o povo é testemunha desse trabalho”, declarou.

Presenças

 

A agenda reuniu ainda lideranças regionais, como o pré-candidato a deputado federal Jair Farias e o deputado estadual Vilmar Oliveira.

 

 

 

Posted On Sábado, 25 Abril 2026 04:46 Escrito por

Da Assessoria

 

 

A pré-candidata ao Governo do Tocantins, senadora Professora Dorinha (União), consolidou mais um importante apoio político, nesta sexta-feira (24), em Campos Lindos com a adesão do prefeito Romeu Kalugin, do vice-prefeito Lindojonso, e dos nove vereadores do município. O alinhamento também inclui o presidente da Câmara, Eliaquim Mendonça, e reforça o palanque da senadora na região.

 

O anúncio foi feito durante visita de Dorinha ao município, acompanhada do senador Eduardo Gomes, que busca a reeleição. Uma das principais lideranças locais, Romeu Kalugin afirmou que o apoio está “selado” e ocorre de forma unificada em torno dos dois nomes.

 

“Recebo esse apoio com muita alegria, responsabilidade e o compromisso de seguir trabalhando por Campos Lindos e por todo o Tocantins”, afirmou Dorinha.

 

Kalugin destacou a atuação de Dorinha e Eduardo Gomes em Campos Lindos, com foco na destinação de recursos e presença no município. “É reconhecimento a quem já trouxe resultados e nunca se afastou da nossa realidade”, afirmou.

 

A articulação em Campos Lindos ainda reúne o pré-candidato a deputado federal Jair Farias e o deputado estadual Vilmar Oliveira.

 

 

Posted On Sexta, 24 Abril 2026 16:15 Escrito por

Da Assessoria

 

 

Chamou a atenção em Miracema, na abertura da Exposição Agropecuária, na noite de quinta-feira (23), um episódio que evidenciou diferenças no engajamento político entre os grupos presentes.

 

Único nome da oposição no evento, cercado por aliados do Palácio Araguaia, Vicentinho Júnior também foi o único entre os que miram o Executivo a ser citado nominalmente durante os discursos na arena do rodeio. O deputado estadual Olyntho Neto, que busca a reeleição, destacou em sua fala: “Novos tempos estão chegando com Vicentinho Júnior”.

 

Apesar da notada insatisfação de parlamentares da base governista, nenhum outro pré-candidato foi mencionado. O governador Wanderlei Barbosa, por sua vez, foi lembrado por todos os oradores. Entre os aliados da gestão presentes estavam Cláudia Lélis, Luciano Oliveira e Nilton Franco.

 

 

 

Posted On Sexta, 24 Abril 2026 13:54 Escrito por

Pré-candidato à Presidência, Caiado defendeu os memorandos assinados com Estados Unidos e Japão como forma de desenvolver tecnologias em Goiás

 

 

 

POR ARTUR BÚRIGO

 

O ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD) respondeu nesta quinta-feira (23) a uma crítica do presidente Lula (PT) sobre ele ter feito um acordo sobre minerais críticos no estado, sem consultar a União.

 

Pré-candidato à Presidência, Caiado defendeu os memorandos assinados com Estados Unidos e Japão como forma de desenvolver tecnologias em Goiás.

O estado abriga a única mineradora em operação de terras raras no Brasil, a Serra Verde. Nesta semana, a americana USA Rare Earth anunciou a compra da empresa em um negócio avaliado em US$ 2,8 bilhões (R$ 13,8 bilhões), combinando pagamento em dinheiro e ações.

 

No começo do mês, o presidente afirmou em entrevista que Caiado não poderia ter feito o acordo sem aprovação do governo federal e disse que “essa gente vai vender o Brasil e nós não podemos permitir”.

 

“Quem está vendendo é ele”, afirmou Caiado a jornalistas em um evento do agronegócio em Belo Horizonte.

“Ele está entregando tudo, não está desenvolvendo nenhuma tecnologia no Brasil, e nós continuamos a vender pau-brasil, como na época da colônia, ao vender nióbio, terras raras pesadas”.

 

O presidenciável do PSD afirmou que, até o momento, tudo que é exportado da mineradora goiana tem como destino a China, país que concentra o refino dos elementos.

 

Com os acordos, a intenção é exportar materiais já refinados, que têm maior valor agregado e podem desenvolver a indústria local.

 

Como a Folha mostrou, o memorando de entendimento sobre minerais críticos que o governo estadual assinou com o Departamento de Estado americano prevê que dados produzidos em levantamentos geológicos para projetos apoiados pelos EUA sejam compartilhados com o governo americano.

 

Na visão de parte do governo brasileiro, isso representaria um risco porque seria o compartilhamento de informações estratégicas sobre localização de reservas de minerais críticos e potencial de exploração com uma potência estrangeira, em um momento em que ainda não há um marco regulatório para o setor no Brasil.

 

O ex-governador de Goiás também comentou na última quinta, sem entrar em detalhes, sobre seus planos para a Petrobras caso assuma a Presidência.

 

Caiado afirmou que a estatal deve deixar “monopólios que atrapalham o país”, e citou a concentração da companhia na distribuição de gás natural no território brasileiro.

 

Ele também afirmou que é favorável à exploração de petróleo na margem equatorial e se disse preocupado com a dependência brasileira dos fertilizantes que vêm de fora.

 

 

Posted On Sexta, 24 Abril 2026 13:53 Escrito por
Página 39 de 1097