Secretário-chefe de gabinete de Araguaína recua de pré-candidatura a deputado estadual para capitanear o projeto majoritário na região de maior peso econômico do Estado

 

 

Da Assessoria

 

 

O cenário político da região Norte do Tocantins ganhou um novo e decisivo contorno nesta semana. Um dos nomes que vinham gerando maior expectativa para a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa, o secretário-chefe de gabinete de Araguaína, José Miguel (Podemos), recuou de sua pré-candidatura proporcional. O motivo, no entanto, aponta para uma ascensão estratégica: José Miguel foi convocado pelo prefeito Wagner Rodrigues para assumir a coordenação da campanha da senadora Dorinha ao Governo do Estado em toda a região de abrangência de Araguaína.

 

A decisão consolida a união do grupo político que transformou a realidade socioeconômica de Araguaína. A parceria entre o prefeito Wagner Rodrigues, o ex-prefeito Ronaldo Dimas e o Professor José Miguel é histórica e de longa data, tendo sido traçada nos tempos em que atuavam juntos no desenvolvimento industrial do estado pela Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO).

 

O braço direito da gestão

 

 

Para o prefeito Wagner Rodrigues, reeleito em 2024 e com a aprovação histórica atual de mais de 87% dos votos válidos, contar com a capacidade técnica de José Miguel na linha de frente da campanha majoritária é uma garantia de eficiência no norte tocantinense.

 

"Muita gente me pergunta como a gente consegue entregar tanto em Araguaína. A resposta é simples: eu me cerco de gente competente. O José Miguel é o meu braço direito. Ele entende de gestão, entende de gente e entende de Tocantins como poucos. Neste momento crucial para o futuro do nosso Estado, preciso dele mais próximo de mim e da senadora Dorinha. Ele desempenhará um papel fundamental coordenando as ações políticas e estruturais aqui na região Norte", afirmou o prefeito Wagner.

 

Missão e desprendimento político

 

Fiel ao seu estilo ponderado e focado em resultados, José Miguel destacou que a política de verdade se faz com desprendimento e visão de grupo, colocando o projeto coletivo acima de qualquer vaidade eleitoral.

 

"Quero agradecer de coração a cada amigo, liderança e trabalhador que abraçou e defendeu o nosso nome para a Assembleia Legislativa. Mas a boa política nos ensina que os projetos de grupo vêm antes das aspirações pessoais. Nossa missão agora é maior. O foco absoluto é fazer a primeira governadora da história do Tocantins. A senadora Dorinha representa a competência que o Estado precisa, e o Norte será o motor dessa vitória. Estou pronto para trabalhar nos bastidores e garantir que o modelo de sucesso que aplicamos em Araguaína chegue a cada município da nossa região", declarou José Miguel.

 

Perfil técnico de respeito

 

José Miguel sai do processo de pré-campanha consolidado como uma das figuras mais influentes e respeitadas do bloco governista. Graduado em Administração e Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos, ele dedicou 25 anos de sua trajetória profissional ao SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), onde formou gerações de técnicos e operários, conectando a juventude ao mercado de trabalho e ao agronegócio.

 

Atualmente, ocupava a Secretaria-Chefe de Gabinete da Prefeitura de Araguaína, sendo um dos principais articuladores técnicos e braço operacional das grandes entregas do prefeito Wagner Rodrigues.

 

 

Posted On Segunda, 22 Junho 2026 20:59 Escrito por

Equipamento viabilizado durante seu mandato como deputado federal beneficia produtores da Associação dos Assentados da Fazenda Grota de Pedra (AAFGP) e amplia oportunidades de geração de renda no campo

 

 

Da Assessoria

 

 

O pré-candidato a deputado federal Osires Damaso participou, na última sexta-feira, 20 de junho, da entrega de uma casa de farinha móvel à Associação dos Assentados da Fazenda Grota de Pedra (AAFGP), no município de Monte Santo do Tocantins. O equipamento foi viabilizado por meio de recursos destinados durante seu mandato na Câmara dos Deputados, entre 2019 e 2022.

A estrutura vai auxiliar no processamento da mandioca, fortalecendo a agricultura familiar, agregando valor à produção e contribuindo para o aumento da renda das famílias da comunidade.
O presidente da Associação dos Assentados da Fazenda Grota de Pedra (AAFGP), conhecido como Filho, destacou a importância do benefício para os produtores.

“Esse implemento vai facilitar o trabalho da agricultura familiar e beneficiar os produtores de mandioca da nossa comunidade. É uma conquista que chega para fortalecer o trabalho das famílias do assentamento”, afirmou.

O produtor rural Ailton Brito, conhecido como Banana, ressaltou que a entrega atende a uma necessidade antiga dos agricultores da região.

“Essa era uma reivindicação importante dos produtores. A casa de farinha vai ajudar quem trabalha no campo e contribuir para o desenvolvimento da nossa comunidade”, destacou.
Durante a entrega, Osires Damaso enfatizou a importância dos investimentos voltados ao setor produtivo.

“Quando apoiamos quem produz, estamos gerando desenvolvimento, renda e oportunidades para os municípios. Essa casa de farinha chega para fortalecer a produção e melhorar a qualidade de vida das famílias da comunidade”, afirmou.

A agenda integrou os compromissos cumpridos por Osires Damaso no dia 20 de junho. Ao longo do fim de semana, ele também participou de encontros com produtores rurais, lideranças comunitárias e representantes do setor agropecuário no Vale do Araguaia, reforçando o diálogo sobre o fortalecimento da produção, da agricultura familiar e do desenvolvimento regional.

 

 

 

Posted On Segunda, 22 Junho 2026 20:39 Escrito por

Da Assessoria

 

 

Uma sequência de visitas, encontros e agendas públicas em municípios do norte do estado reforçou a presença regional do pré-candidato a deputado federal Fábio Vaz (Republicanos) e ampliou sua articulação política no interior.

 

“Quem quer representar o Tocantins de verdade precisa estar nos municípios, ouvir as pessoas de perto e entender que cada região tem sua própria realidade. Além disso, precisamos lembrar que a educação está em todas as cidades”, afirmou Fábio Vaz, ao comentar a agenda cumprida no norte do estado. Ele encerrou a última semana com avanço político no norte do Tocantins, após cumprir uma série de agendas em municípios da região e ampliar sua interlocução com lideranças locais, setores da educação e bases municipais.

 

Ao longo da semana, Fábio esteve em Pedro Afonso, Santa Maria, Bom Jesus, Tupirama, Bandeirantes, Arapoema, Bernardo Sayão, Juarina, Couto Magalhães, Santa Fé, Filadélfia, Araguaína, Pau D’Arco e Carmolândia. Em parte dessas cidades, a agenda foi marcada por reuniões políticas; em outras, por participação em eventos públicos, visitas institucionais e aproximação com segmentos ligados à educação e à gestão municipal.

 

Em Pedro Afonso, a edição da Caravana Pensar Tocantins reuniu representantes de três municípios e colocou em pauta demandas relacionadas ao ensino superior, à saúde, à infraestrutura rodoviária, ao esporte e à inclusão. Em Couto Magalhães, Fábio acompanhou a agenda da senadora Professora Dorinha durante o lançamento da pedra fundamental de uma creche, a inauguração de um campo de futebol e a festa junina do município. Em Araguaína, reforçou presença em agendas políticas, visitou escolas, participou de festas juninas e esteve com servidores da educação.

 

Para Fábio, a movimentação associa sua pré-campanha à necessidade de construir representação com base territorial. “Essa caminhada no norte mostra que as pessoas querem presença, compromisso e alguém que conheça de perto os problemas de cada cidade. É no território que a política ganha verdade, e é nele que eu quero construir uma representação forte para o Tocantins”, declarou.

 

Em Pau D’Arco, o presidente da Câmara Municipal, Gilmar Gomes de Miranda, associou a pré-candidatura de Fábio à necessidade de maior representação da educação na Câmara Federal. “Hoje a Câmara Federal é carente do cargo de um professor e a gente vê essa qualificação no professor Fábio. Pau D’Arco e o Tocantins precisam de um professor nos representando na Câmara Federal, nós levando as demandas e ele trazendo os benefícios”, afirmou.

 

 

 

Posted On Segunda, 22 Junho 2026 16:09 Escrito por

Evento realizado em Palmas reuniu pré-candidatos de todas as regiões do Estado, lideranças partidárias e especialistas nacionais em comunicação, estratégia política e legislação eleitoral

Da Assessoria

 

 

Durante dois dias de programação em Palmas, a Oficina da Vitória 2026 reuniu pré-candidatos e pré-candidatas do Podemos que disputarão vagas para a Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado Federal nas eleições de outubro. Promovido pela Fundação Podemos, o encontro teve como objetivo preparar lideranças, discutir estratégias eleitorais e apresentar ferramentas voltadas ao fortalecimento da atuação política nos municípios.

 

Participaram da programação o prefeito de Palmas e presidente estadual do Podemos, Eduardo Siqueira Campos; o deputado federal Tiago Dimas; os pré-candidatos ao Senado Ronaldo Dimas e Vanderlei Luxemburgo; o pré-candidato a deputado federal Sandoval Cardoso; os vereadores Colemar da Saborelle, de Gurupi, e MaryCats da Causa Animal, de Palmas; além de diversas lideranças e pré-candidatos de todas as regiões do Tocantins.

 

A programação contou ainda com especialistas nacionais nas áreas de comunicação política, inteligência artificial, pesquisas eleitorais, marketing digital e legislação eleitoral. Ao abrir o evento, Eduardo Siqueira Campos destacou o momento vivido pelo partido e a importância da qualificação das lideranças para os desafios que estarão pela frente.

 

"Estamos construindo um projeto sólido para o Tocantins, com pessoas preparadas, lideranças comprometidas com resultados e que conhecem a realidade da população. O Podemos chega forte para o debate de 2026", disse o prefeito e presidente do partido no Tocantins.

 

 

Preparando para a boa política

 

O deputado federal Tiago Dimas ressaltou que a formação política tem papel fundamental na construção de candidaturas mais preparadas e conectadas com as demandas da sociedade.

 

 

 

"A boa política começa com preparação, conhecimento e disposição para ouvir as pessoas. Esse encontro mostra que o Podemos está investindo na formação de lideranças que desejam fazer a diferença em suas cidades e no Estado", comentou o parlamentar.

 

Força para contribuir

 

O pré-candidato a uma vaga na Câmara dos Deputados e ex-governador Sandoval Cardoso destacou o projeto do grupo e a força da sigla, que reúne nomes representativos de várias regiões do Tocantins.

 

"O Podemos mostra, com esses nomes, que chega com muita força para contribuir e propor mudanças positivas na vida dos tocantinenses, seja no Senado, na Câmara dos Deputados ou na Assembleia Legislativa", afirmou.

 

Pré-candidatos a senador

 

Um dos destaques da programação foi a participação de Ronaldo Dimas e Vanderlei Luxemburgo, nomes colocados pelo partido para a disputa ao Senado Federal. Os dois participaram das atividades e dialogaram com lideranças de diversas regiões sobre os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento do Tocantins.

 

Mulheres em destaque

 

Representando a direção nacional do Podemos Mulher, a presidente Márcia Pinheiro destacou a importância da participação feminina no processo político e o fortalecimento da presença das mulheres nos espaços de decisão.

 

"A presença das mulheres na política não é apenas importante, ela é necessária. Precisamos ampliar a participação feminina e construir um ambiente cada vez mais preparado para acolher novas lideranças", comentou.

 

A Oficina da Vitória 2026 também promoveu atendimentos individualizados para pré-candidatos e lideranças, além de palestras voltadas ao planejamento estratégico, comunicação política, posicionamento digital, pesquisas eleitorais e inteligência artificial aplicada às campanhas. A iniciativa faz parte do trabalho de preparação desenvolvido pela Fundação Podemos em todo o país para o processo eleitoral de 2026.

 

 

Posted On Segunda, 22 Junho 2026 13:59 Escrito por

Unidade de mais de R$ 11,2 milhões foi projetada para atender até 455 estudantes em jornada ampliada; senadora também visitou a obra da nova rodoviária do município

 

 

Da Assessoria

 

 

“Quem tem filhos estudando aqui se sente gratificado com esse investimento.” A avaliação é da enfermeira Antônia Luísa Ribeiro, moradora de Dois Irmãos do Tocantins há 12 anos. Para ela, a construção da primeira escola de tempo integral do município representa uma resposta a uma necessidade antiga enfrentada por muitas famílias da cidade.

 

No sábado, 20, a senadora Professora Dorinha Seabra (União Brasil) visitou a obra da unidade, viabilizada com recursos destinados por seu mandato e executada por meio do Novo PAC. Com investimento superior a R$ 11,2 milhões, a estrutura foi projetada para atender até 455 estudantes em jornada ampliada ou 910 alunos em dois turnos.

 

A unidade contará com 13 salas de aula, biblioteca, laboratório, quadra poliesportiva e estrutura voltada ao ensino integral. Parte dos estudantes da rede municipal eram atendidos em espaços alugados pela prefeitura devido à insuficiência de salas para absorver toda a procura.

 

 

“Essa escola vai beneficiar muitas famílias e ajudar a atender uma necessidade que o município já enfrenta há anos”, afirmou Antônia.

 

O prefeito Geciran Saraiva destacou o impacto da obra. “É uma obra muito importante para o município. Foi um sonho construído junto com a comunidade. A educação tem avançado e, com essa escola, ficará ainda mais completa”, comemorou o gestor.

 

A primeira escola de tempo integral do município

A unidade é um dos maiores investimentos já realizados na educação de Dois Irmãos e está com cerca de 30% dos serviços executados. A senadora Dorinha destacou o significado da nova unidade para as futuras gerações.

 

“A escola já é o símbolo do futuro. É nela que crianças e jovens vão construir oportunidades e transformar suas vidas por meio da educação”, afirmou.

 

Do antigo prédio a uma nova rodoviária

 

A senadora também visitou a obra da nova rodoviária municipal, que recebeu recursos destinados por seu mandato. O antigo prédio foi demolido para dar lugar a uma estrutura nova, com três guichês de atendimento, salas comerciais, setor administrativo, lanchonetes e banheiros.

 

Localizada em uma área de grande circulação, próxima a comércios, igreja, supermercado, restaurante, posto de combustível e ginásio, a futura rodoviária deverá melhorar o atendimento aos passageiros e oferecer mais conforto para moradores e visitantes.

 

“É bom quando a gente destina recursos e eles se transformam em obra e serviço para a população. A rodoviária vai garantir a dignidade que as pessoas merecem. Quando o recurso vira benefício para as pessoas, é isso que nos dá satisfação”, afirmou a senadora.

 

Copão Amador

Após as visitas às obras, Dorinha acompanhou a final regional do Copão Tocantins de Futebol Amador 2026. Em seguida, esteve no espaço do Festejo de São João Batista, onde conversou com moradores e lideranças locais e acompanhou a movimentação da tradicional festa realizada no município.

 

Além da escola e da rodoviária, o município recebeu recursos destinados pela parlamentar para obras e ações como a Feira do Produtor, a garagem central de máquinas, o fortalecimento do abatedouro municipal, o CRAS, pavimentação urbana, iluminação pública, assistência social e saúde.

 

Ao longo do mandato, Dorinha destinou mais de R$ 22,2 milhões para Dois Irmãos do Tocantins, dos quais mais de R$ 11,6 milhões já foram pagos.

 

 

Posted On Segunda, 22 Junho 2026 05:20 Escrito por
Página 1 de 1095